Café Cultural Internacional

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Cultura e Comunicação

O Café Cultural Internacional é uma atividade onde os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental transformarão a sala de aula em um espaço multicultural, encenando situações cotidianas de países de língua inglesa. Esta atividade visa promover o conhecimento intercultural e a prática da língua inglesa de maneira lúdica e interativa. Organizados em grupos, os alunos farão pesquisas sobre aspectos culturais específicos do país escolhido e prepararão peças teatrais ou diálogos que simulem situações do dia a dia, como pedir comida em um restaurante, interagir em uma escola ou passear em um parque. Este processo incluirá fase de pesquisa, preparação, ensaio e apresentação, permitindo que os estudantes pratiquem pronúncia, fluência e aprofundem seu conhecimento sobre diferentes culturas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade se concentram em fomentar o respeito pela diversidade cultural através da imersão em diferentes contextos culturais de países de língua inglesa, desenvolver habilidades comunicativas na língua inglesa, e estimular a pesquisa e apresentação de informações culturais específicas. Os alunos aprimorarão sua capacidade de trabalhar em grupo, planejar e executar tarefas colaborativamente, enquanto exploram a riqueza cultural de outras nações.

  • Respeitar a diversidade cultural
  • Desenvolver habilidades comunicativas em inglês
  • Estimular a pesquisa sobre culturas diferentes
  • Promover trabalho em equipe
  • Aplicar conhecimentos da língua inglesa em situações diversas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI05: Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • EF06LI06: Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.
  • EF06LI07: Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

Conteúdo Programático

A atividade Café Cultural Internacional proporciona uma abordagem prática e envolvente para o estudo da língua inglesa e culturas internacionais. Ao simularem diálogos e situações do cotidiano de países de língua inglesa, os alunos desenvolvem não só a fluência no idioma, como também uma compreensão mais aprofundada sobre a diversidade cultural global.

  • Culturas de países de língua inglesa
  • Diálogos cotidianos em inglês
  • Expressões e vocabulário específico
  • Princípios básicos de atuação teatral
  • Técnicas de pronúncia e fluência em inglês

Metodologia

Esta atividade será realizada com a metodologia ativa Roda de Debate. Após a fase de pesquisa e ensaio, os alunos apresentarão suas peças ou diálogos para a classe. Posteriormente, será organizada uma Roda de Debate onde cada grupo compartilhará suas experiências durante o processo de aprendizagem, discutindo os desafios encontrados e o conhecimento adquirido sobre as culturas estudadas. Esta abordagem promove a reflexão crítica e a aprendizagem colaborativa.

  • Pesquisa sobre países de língua inglesa
  • Preparação de peças teatrais ou diálogos
  • Ensaios em grupo
  • Apresentações para a turma
  • Roda de Debate para compartilhamento de experiências

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada.

  • Aula 1 - Apresentação da atividade, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2 - Preparação e ensaio das peças teatrais ou diálogos.
  • Final de Aula 2 - Apresentações e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração em grupo, qualidade da pesquisa cultural realizada, clareza e correção do uso da língua inglesa durante as apresentações e na Roda de Debate. A criatividade e o comprometimento com a atuação teatral também serão levados em consideração. Professores deverão fornecer feedback construtivo para cada apresentação, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para cenário e figurino (que podem ser simples e criativos), além de espaço adequado na sala de aula para as apresentações. Recursos audiovisuais, como projetor e alto-falantes, serão úteis para exibição de imagens e músicas típicas dos países estudados.

  • Acesso à internet
  • Materiais para cenário e figurino
  • Espaço adequado para apresentações
  • Projetor e alto-falantes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo