Esta atividade interativa propõe aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a criação colaborativa de um glossário de cognatos e falsos cognatos em inglês, utilizando para isso ferramentas digitais e aplicativos selecionados pelo professor. Partindo da identificação e discussão dessas palavras, os alunos trabalharão em equipes para pesquisar, definir e exemplificar cada termo, adicionando ilustrações sempre que possível. Este glossário será então compilado em uma apresentação digital, permitindo que os alunos não apenas ampliem seu repertório lexical em inglês, mas também desenvolvam habilidades relacionadas ao uso de tecnologia, trabalho em equipe, e pesquisa. A atividade estimula um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde o conhecimento é construído de maneira colaborativa, promovendo a interação entre os alunos e a aplicação prática do idioma.
O objetivo desta atividade é duplo: por um lado, busca-se ampliar o repertório lexical dos alunos em inglês, com foco especial nos cognatos e falsos cognatos, facilitando assim o reconhecimento e a compreensão de textos nesse idioma. Por outro lado, pretende-se desenvolver habilidades digitais, de pesquisa e trabalho colaborativo nos alunos. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar cognatos e falsos cognatos em diferentes contextos, utilizar ferramentas digitais para pesquisa e apresentação de informações e compreender a importância da colaboração e comunicação eficaz no desenvolvimento de projetos conjuntos.
O programa desta atividade gira em torno dos cognatos e falsos cognatos em inglês, conceitos fundamentais para a ampliação do vocabulário e melhoria da compreensão textual em uma nova língua. Ao explorar essas palavras por meio de uma metodologia ativa, os alunos serão incentivados a participar ativamente do processo de aprendizagem, utilizando a tecnologia como ferramenta de apoio. Esse conteúdo, além de ser diretamente ligado à prática de leitura, escuta e fala em inglês, serve como ponto de partida para discutir aspectos culturais e linguísticos que influenciam a língua.
Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade envolve os alunos em um processo exploratório, onde eles são os principais agentes de sua aprendizagem. Através do uso de tecnologias digitais, encorajamos uma pesquisa autônoma dentro e fora da sala de aula, promovendo a colaboração em equipe para a construção coletiva do glossário. Esta abordagem prática não apenas facilita a compreensão e a memorização de vocabulário, como também ajuda a desenvolver habilidades importantes como pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os objetivos e metodologia serão apresentados, seguidos da divisão em grupos e início da pesquisa e compilação de informações. A segunda aula será dedicada à finalização dos glossários e às apresentações dos grupos, permitindo a discussão e o compartilhamento das descobertas entre os alunos.
A avaliação desta atividade se concentrará na participação individual e no trabalho em equipe, na qualidade e criatividade da pesquisa realizada, na adequação e clareza das informações apresentadas no glossário digital, e na qualidade das apresentações orais. Será dada uma atenção especial à capacidade dos alunos de trabalhar colaborativamente, de se engajar no processo de pesquisa e de utilizar as ferramentas digitais de forma eficaz. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, valorizando os esforços e os progressos de cada grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos digitais como notebooks ou tablets com acesso à internet, aplicativos de criação de apresentações digitais como Google Slides ou PowerPoint, e acesso a dicionários online e bancos de dados para pesquisa de cognatos e falsos cognatos. O professor também poderá preparar uma lista de sites recomendados para pesquisa, garantindo assim que os alunos tenham pontos de partida confiáveis para suas buscas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula