Detetives dos Textos

Desenvolvida por: Mayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Compreensão de Texto em Língua Inglesa

Na atividade 'Detetives dos Textos', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorarão textos em inglês de diversos gêneros, como notícias, histórias curtas e anúncios. Eles serão desafiados a identificar os temas principais desses textos, focando na detecção de palavras-chave ou cognatas que contribuem para o entendimento geral do assunto. Trabalhando em grupos, esta atividade promove a cooperação, o debate crítico e a habilidade de apresentação em público. Cada grupo receberá trechos distintos e, após um período de análise colaborativa, compartilhará suas descobertas com a classe, explicando o processo de reconhecimento do tema principal através da identificação de elementos textuais e palavras cognatas. Esta atividade é projetada para não apenas melhorar as habilidades de leitura em inglês mas também para aprimorar a capacidade de síntese e apresentação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade estão alinhados à melhoria da compreensão de texto em língua inglesa dos alunos, incentivando o desenvolvimento de estratégias de leitura e ampliação do vocabulário. Visa também aprimorar habilidades analíticas, encorajando os alunos a identificar informações-chave e temas em variados gêneros textuais. Além disso, promove a habilidade de comunicação, ao exigir que compartilhem suas descobertas e processos de pensamento com os colegas, fomentando o debate crítico e a colaboração em grupo.

  • Melhorar a compreensão leitora em língua inglesa
  • Desenvolver habilidades analíticas e de síntese
  • Incentivar o trabalho em equipe e a apresentação oral
  • Expandir o vocabulário em inglês, com foco em palavras cognatas
  • Fomentar a confiança na comunicação em idioma estrangeiro

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI08: Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • EF06LI12: Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
  • EF06LI14: Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

Conteúdo Programático

A atividade se organizará em torno da análise de textos em língua inglesa, visando a identificação de temas, palavras-chave e cognatas. Esta análise proporcionará aos alunos uma oportunidade única de interação com diferentes gêneros textuais e estruturas linguísticas, potencializando a compreensão leitora e o conhecimento linguístico dentro de contextos variados.

  • Leitura e compreensão de textos em inglês
  • Identificação e uso de palavras cognatas
  • Análise de diferentes gêneros textuais
  • Técnicas de apresentação e debate

Metodologia

A metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Projetos, será central nesta atividade, promovendo a exploração autônoma dos textos e a colaboração entre alunos para alcançar objetivos comuns. As sessões de Roda de Debate facilitarão a troca de ideias e estratégias de compreensão textual, enquanto as Atividades Mão-na-massa e Saídas de Campo (virtuais ou reais com materiais autênticos) enriquecerão a experiência de aprendizagem.

  • Divisão dos alunos em grupos para análise colaborativa
  • Distribuição de textos de diferentes gêneros e temáticas
  • Discussão guiada para troca de descobertas e estratégias
  • Preparação e apresentação das análises pelos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos, permitindo tempo adequado para a exploração dos textos, discussão em grupo, preparação das apresentações e compartilhamento das descobertas com a classe.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos e metodologia; divisão em grupos e primeira análise de textos.
  • Aula 2: Continuação da análise dos textos em grupos; início das discussões sobre as descobertas.
  • Aula 3: Preparação das apresentações dos grupos.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e feedback dos professores e colegas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as aulas, na profundidade da análise textual realizada pelos grupos, e na clareza e estrutura das apresentações finais. Será dada especial atenção à habilidade de identificar palavras-chave e cognatas, bem como à capacidade de explicar como esses elementos contribuíram para a compreensão dos temas. Exemplos de bom desempenho, participação construtiva nas discussões e feedbacks positivos entre colegas também serão aspectos considerados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais diversificados, incluindo textos em inglês de diferentes gêneros, projetor ou smart TV para apresentação dos trabalhos, materiais para anotação e pesquisa, e acesso à internet para eventuais consultas e recursos adicionais.

  • Textos em inglês de variados gêneros
  • Projetor ou smart TV
  • Lousa (quadro negro/branco) e marcadores
  • Acesso à internet
  • Notebooks ou tablets, se disponíveis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo