Quem sou eu? - Na Roda dos Números

Desenvolvida por: Cassia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Números e informações pessoais

Esta atividade, intitulada 'Quem sou eu? - Na Roda dos Números', é projetada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, visando promover o aprendizado da língua inglesa de forma lúdica e interativa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde cada um usará números para dar dicas sobre si mesmo, como idade, número de irmãos, ou quantos pets têm, tudo isso em inglês. Este exercício permite que a classe trabalhe em conjunto para tentar adivinhar a quem pertencem as informações. Para isso, cada aluno deverá preparar sua mini-apresentação com antecedência, aplicando estratégias de produção oral, o que estimula o desenvolvimento de habilidades comunicativas na língua alvo. Esta abordagem promove não apenas o aprendizado dos números em inglês, mas também a prática da oralidade e a interação social entre os alunos. No final da atividade, será realizada uma roda de debate para que os participantes possam compartilhar o que aprenderam sobre seus colegas, fomentando a reflexão sobre a atividade e o aprendizado de forma coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos em inglês, com ênfase na produção oral e compreensão auditiva. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de utilizar os números em inglês para relatar informações pessoais e sobre seus colegas, promovendo assim, além da prática linguística, um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta atividade também visa estimular a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, ouvir atentamente e pensar criticamente, enquanto tentam adivinhar a quem pertencem as dicas dadas.

  • Desenvolver habilidades de produção oral em inglês.
  • Praticar a compreensão auditiva em inglês.
  • Utilizar números e informações pessoais em contextos comunicativos.
  • Estimular a interação social e o trabalho em equipe.
  • Fomentar o pensamento crítico e a atenção aos detalhes.

Conteúdo Programático

Este plano de aula engloba o uso de números e dados pessoais em inglês, visando aprimorar as habilidades de comunicação oral dos alunos. Além disso, incorpora a metodologia ativa, como a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos participem ativamente do seu próprio processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove a interação entre pares e o desenvolvimento da fluência verbal na língua inglesa.

  • Números em inglês
  • Expressão de informações pessoais em inglês
  • Metodologias ativas: Roda de Debate, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Jogos

Metodologia

Para realizar esta atividade, adotaremos uma abordagem que combina diferentes metodologias ativas. A Sala de Aula Invertida será utilizada, exigindo que os alunos preparem suas apresentações em casa, promovendo autonomia e responsabilidade sobre o aprendizado. a Roda de Debate facilitará a troca de experiências ao final da atividade, permitindo reflexão e discussão. E a Aprendizagem Baseada em Jogos, integrada por meio da dinâmica de adivinhação, tornará o aprendizado mais envolvente e divertido.

  • Preparação de mini-apresentações em casa
  • Dinâmica de grupo para adivinhação
  • Roda de Debate para compartilhamento de aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as apresentações e participarão da dinâmica de adivinhação. Na segunda aula, será conduzida a Roda de Debate para discussão e compartilhamento das experiências.

  • Aula 1: Apresentações e dinâmica de adivinhação.
  • Aula 2: Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as apresentações e a dinâmica de adivinhação, bem como na qualidade e clareza da produção oral. Serão considerados o uso correto dos números em inglês, a habilidade de fornecer informações claras e compreensíveis e o engajamento durante a Roda de Debate. Feedback construtivo será fornecido para incentivar a melhoria contínua e o desenvolvimento das habilidades comunicativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como lousa ou quadro branco para anotações durante as apresentações, projetor ou computador para possíveis apoios visuais, além de papel e canetas para que os alunos anotem suas suposições durante a dinâmica de adivinhação. A utilização de materiais didáticos como cartões com números e vocabulário em inglês também pode ser útil para apoiar os estudantes.

  • Lousa ou quadro branco
  • Projetor ou computador
  • Papel e canetas
  • Cartões com números e vocabulário em inglês

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo