Quem Sou Eu? - O Jogo do Misterioso Eu

Desenvolvida por: Grazie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Auto-descrição e descrição de pessoas

Nesta atividade pedagógica intitulada 'Quem Sou Eu? - O Jogo do Misterioso Eu', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão convidados a desenvolver habilidades de escrita e compreensão oral em inglês por meio de uma tarefa criativa e interativa. Cada estudante será incumbido de redigir um breve texto em inglês, descrevendo a si mesmo sem mencionar o próprio nome. O desafio incluirá compartilhar informações como idade, gostos, preferências pessoais, rotinas diárias e características físicas. Após a coleta dos textos, o professor os lerá em voz alta para a classe, e os demais estudantes tentarão adivinhar a quem o texto se refere. Este exercício não só incentiva a prática da língua inglesa de uma maneira divertida e engajadora, mas também promove a habilidade de descrever pessoas, incluindo a si mesmo, de forma clara e objetiva. Além de estimular a autoexpressão, a atividade fomenta a escuta atenta e a atenção aos detalhes, aspectos cruciais na aprendizagem de qualquer idioma.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o uso efetivo da língua inglesa focalizando na habilidade de se descrever e descrever outras pessoas. Além disso, mira-se no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, seja na expressão escrita ou na compreensão leitora e auditiva. Outra meta é estimular a criatividade e a habilidade de prestar atenção a detalhes que caracterizam indivíduos, preparando os alunos para interações sociais complexas no cenário globalizado. A atividade também visa a fortalecer a confiança dos estudantes ao usar o inglês em contextos reais e cotidianos, além de incentivar a cooperação e a interação positiva entre pares.

  • Desenvolver habilidades de escrita em inglês focando na auto-descrição.
  • Estimular a compreensão auditiva e leitora em inglês.
  • Promover o uso criativo da língua inglesa na comunicação interpessoal.
  • Incentivar a atenção aos detalhes durante a descrição de pessoas.
  • Fomentar a cooperação e interação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI05: Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Conteúdo Programático

Esta atividade insere-se no âmbito do ensino de língua inglesa, focando no desenvolvimento de competências comunicativas essenciais, como a capacidade de se auto-descrever e de descrever outras pessoas em inglês. Ela aborda conteúdo vocabular específico relativo a características pessoais, preferências, rotinas e aspectos físicos, fornecendo um contexto significativo para a aplicação prática do idioma.

  • Vocabulário para descrição pessoal.
  • Expressões comuns para falar sobre gostos e preferências.
  • Estruturas gramaticais para descrever rotinas diárias.
  • Adjetivos usados para características físicas e de personalidade.

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, empoderando os alunos como protagonistas de seu processo de aprendizado. Eles serão incentivados a refletir sobre sua própria identidade e a expressar essas reflexões em inglês. A fase de adivinhação promove a escuta ativa e pensamento crítico, enquanto o ambiente de sala de aula se transforma em um espaço de interação e colaboração, aproximando os alunos através da língua inglesa.

  • Escrita guiada para criação de textos auto-descritivos.
  • Leitura em voz alta pelo professor para exercício de escuta e adivinhação.
  • Discussões em grupo para estimular a interação e o feedback entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, o foco será na apresentação do tema, exploração do vocabulário e estruturas necessárias. A segunda aula será dedicada à redação dos textos pelos alunos e sua subsequente utilização na atividade de adivinhação.

  • Aula 1: Introdução ao tema e vocabulário específico (50 minutos).
  • Aula 2: Redação dos textos e preparação para a atividade de adivinhação (50 minutos).

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade e na qualidade dos textos produzidos. Importante observar a habilidade dos estudantes em usar o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas de forma criativa e correta. Além disso, a capacidade de escutar e inferir corretamente de quem é a descrição também será considerada. Exemplos de critérios de avaliação podem incluir: coerência e coesão do texto, uso adequado do vocabulário, participação e engajamento durante a atividade de adivinhação, e capacidade de trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos que incluem quadro branco, marcadores e cópias de listas de vocabulário e expressões úteis. Também será fundamental o uso de papel e canetas para que os alunos possam escrever suas descrições. A utilização de um meio para reprodução de áudio pode enriquecer a atividade se houver tempo para escuta de exemplos.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Cópias de listas de vocabulário.
  • Papel e canetas para os alunos.
  • Dispositivo para reprodução de áudio (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo