Rotina Diária em Quadrinhos

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Estratégias de leitura e escrita: Práticas cotidianas e construção de vocabulário em Língua Inglesa

Nesta atividade, os alunos do 6º ano irão criar histórias em quadrinhos para praticar a escrita em inglês, reforçando estratégias de leitura e construção de vocabulário. Através de uma breve introdução sobre estratégias de pré-escrita, cada estudante receberá um tema cotidiano sobre o qual desenvolverá sua história. Utilizando uma folha dividida em quadrinhos, eles deverão desenhar e descrever cenas de suas rotinas diárias. Essa abordagem não só estimula a criatividade ao associar imagens e textos, mas também solidifica o repertório lexical dos alunos em um contexto significativo. A atividade visa relacionar a língua inglesa com o cotidiano dos alunos, promovendo uma conexão prática e motivadora para a aprendizagem. Além disso, ao trabalhar com processos de narrativa visual, os alunos também aprimoram sua habilidade de síntese e organização de ideias, habilidades essenciais para a compreensão e produção de textos complexos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula focam no desenvolvimento das habilidades linguísticas e criativas dos alunos através da prática de escrita em inglês e da construção de vocabulário relacionado a temas do cotidiano. Os alunos serão orientados a coletar informações sobre seu dia a dia e transformar essas informações em narrativas visuais, reforçando a interpretação de textos e permitindo uma aplicação prática do inglês em suas vidas diárias. Essa atividade é um avanço na capacidade dos alunos de comunicar ideias em uma língua estrangeira, integrando contextos familiares com a linguagem escolar e promovendo uma compreensão mais ampla e prática da língua inglesa.

  • Praticar a escrita em inglês através da criação de histórias em quadrinhos.
  • Desenvolver estratégias de leitura e escrita, focando na construção de vocabulário.
  • Relacionar a língua inglesa ao cotidiano dos alunos, fortalecendo o uso comunicativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI02: Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • EF06LI04: Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
  • EF06LI17: Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula foi delineado para integrar a construção de repertório lexical com práticas de leitura e escrita em um formato lúdico e visual. Os alunos explorarão a estrutura narrativa das histórias em quadrinhos para praticar e aplicar seu conhecimento da língua inglesa dentro de temas familiares. Por meio do desenvolvimento de histórias baseadas em suas rotinas diárias, os estudantes exercitam a capacidade de síntese, interpretação e organização das ideias. A atividade oferece uma abordagem interdisciplinar, combinando expressão artística com habilidades linguísticas, ao permitir que eles traduzam suas experiências diárias em uma narrativa visual que reflete seu entendimento do inglês no contexto cotidiano.

  • Introdução às histórias em quadrinhos como forma narrativa.
  • Estratégias de pré-escrita e construção de vocabulário.
  • Prática de descrição em inglês de rotinas diárias com foco em precisão lexical.

Metodologia

A metodologia aplicada centra-se em metodologias ativas, como abordagens investigativas e lúdicas para a aprendizagem de línguas estrangeiras. A aula é projetada para incorporar uma breve introdução expositiva, seguida por atividades práticas de criação, encorajando os alunos a inventar e desenhar suas histórias. Esse tipo de abordagem permite o desenvolvimento da autonomia dos alunos ao desafiá-los a aplicar conhecimentos de vocabulário em contextos criativos. Ao dialogar livremente durante a criação de suas histórias, os alunos também praticam habilidades de colaboração e comunicação, essenciais para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo.

  • Uso de metodologias ativas e lúdicas para estimular a criatividade.
  • Aula inicial expositiva para introdução de conceitos.
  • Atividades práticas de criação para promover a autonomia e aplicação do conhecimento.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade prevê uma aula de 60 minutos, com início dedicado à apresentação e explanação dos conceitos fundamentais da atividade. Em seguida, os alunos terão tempo para planejar suas histórias, discutir ideias com os colegas e, finalmente, desenvolver suas histórias em quadrinhos. A aula será dividida de modo que os alunos aproveitem o máximo possível o tempo disponível para a criação e discussão em grupo, fomentando tanto a compreensão dos conteúdos quanto o engajamento dos estudantes através da aplicação lúdica e prática dos conhecimentos.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos e desenvolvimento das histórias em quadrinhos pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução às Histórias em Quadrinhos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e apresentando o tema do dia: histórias em quadrinhos. Explique brevemente o que são e como funcionam como forma narrativa. Projete exemplos de quadrinhos em inglês, destacando a associação entre imagem e texto. Permita que os alunos façam perguntas e incentivem a participação. É importante que sinta se os alunos estão conseguindo relacionar os conceitos apresentados com o que já conhecem.

    Momento 2: Estratégias de Pré-Escrita (Estimativa: 15 minutos)
    Explique como planejar uma história em quadrinhos começando pela escolha do tema. Distribua a folha com quadrinhos em branco e peça que eles identifiquem um tema cotidiano relacionado à rotina diária. Oriente-os a listar palavras-chave em inglês relativas a esse tema, incentivando o uso de dicionários bilíngues. Observe se há dificuldade de identificação por parte dos alunos e ajude com exemplos. A atividade pode ser realizada em duplas para promover colaboração e troca de ideias.

    Momento 3: Desenvolvimento das Histórias (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que desenhem e escrevam suas histórias em quadrinhos utilizando as palavras-chave previamente escolhidas. Circulando pela sala, ofereça suporte, especialmente no uso correto do vocabulário em inglês e na organização das ideias de forma coesa. Permita que os alunos usem lápis de cor ou marcadores para enriquecer suas páginas, estimulando a criatividade. Observe se as ideias estão fluindo e intervenha apenas quando necessário para evitar frustrações.

    Momento 4: Partilha e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Convide alguns alunos a apresentarem suas histórias em quadrinhos ao restante da turma. Em seguida, promova uma breve sessão de feedback coletivo, onde pares possam comentar construtivamente sobre as histórias dos colegas. Encoraje uma avaliação positiva e focada no aprendizado. Ofereça seu feedback para valorizar o esforço e identificar pontos de melhoria. Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade e quais desafios enfrentaram.

Avaliação

O processo avaliativo é pensado para abranger tanto aspectos formais da língua inglesa como a criatividade e originalidade na apresentação dos quadrinhos. Três métodos de avaliação são sugeridos: 1) Avaliação formativa contínua, focada em observar o processo de criação, oferecendo feedback em tempo real sobre o uso de vocabulário e fluência na escrita; 2) Avaliação por pares, onde os alunos comentam e avaliam as histórias dos colegas, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas; 3) Autorrevisão guiada, onde os alunos são incentivados a revisar suas próprias produções com base em um checklist de critérios de qualidade, promovendo a autonomia no aprendizado. Estas avaliações têm como objetivo verificar se os alunos aplicaram corretamente o vocabulário aprendido e desenvolveram uma narrativa coerente e criativa, com consideração das habilidades socioemocionais desenvolvidas durante o trabalho colaborativo.

  • Avaliação formativa contínua com feedback em tempo real.
  • Avaliação por pares para fomentar habilidades críticas.
  • Autorrevisão guiada para promover autonomia.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais acessíveis e de baixo custo, tais como folhas de papel divididas em quadrinhos, lápis de cor para ilustração e acesso a dicionários bilíngues, seja em formato físico ou digital. O uso de projeções de exemplos retirados de quadrinhos em inglês durante a apresentação inicial auxilia na contextualização e oferece inspiração para os alunos. Tais recursos não apenas suportam o desenvolvimento das atividades propostas, como também possibilitam um aprendizado interativo e dinâmico, essencial para a fixação do conhecimento linguístico.

  • Folhas de papel divididas em quadrinhos.
  • Lápis de cor ou marcadores coloridos.
  • Dicionários bilíngues, físicos ou digitais.
  • Projeção de exemplos de quadrinhos em inglês.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o papel do professor é essencial para garantir que todas as crianças tenham acesso igualitário à educação. Para esta atividade, mesmo não havendo alunos com deficiências específicas, é vital manter um ambiente acolhedor e acessível. Estratégias práticas incluem o uso de linguagem clara e acessível durante as explicações e incluir exemplos visuais que facilitem a compreensão do conteúdo por todos os alunos, independentemente de níveis de proficiência. Incentivar a participação de todos, respeitando tempos diferentes de aprendizagem, é igualmente importante. Tais práticas não exigem custos adicionais e asseguram que cada aluno possa se engajar com o aprendizado de forma positiva e inclusiva.

  • Uso de linguagem clara e acessível.
  • Incorporação de exemplos visuais durante explicações.
  • Respeito e incentivo aos diferentes tempos de aprendizagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo