Esta atividade pedagógica visa integrar o conhecimento da língua inglesa com a cultura pop, através da música, filmes, programas de TV e jogos. Os alunos, previamente, escolherão uma obra em inglês de seu interesse. Em sala de aula, apresentarão sua escolha, compartilhando as razões de sua predileção, o significado de palavras ou expressões contidas e como esses elementos se relacionam com a cultura brasileira. Essa prática promove, além da apreciação da língua inglesa, o desenvolvimento da oratória e expressão pessoal dos alunos. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão a pesquisa em casa, preparando-se para uma partilha rica e diversificada em aula, facilitando a identificação do inglês no cotidiano e reconhecendo sua presença globalizada na sociedade brasileira.
Os objetivos desta atividade incluem promover a apreciação da língua inglesa através de contextos modernos e relacionados aos interesses dos alunos, como a música e a cultura pop. Visa também desenvolver competências de comunicação oral, ao incentivar a apresentação em público, e de compreensão auditiva, pela interação com obras em inglês. Encoraja a pesquisa e reflexão sobre o impacto cultural e linguístico do inglês no Brasil, destacando a presença e influência da língua em diversas esferas da sociedade.
O conteúdo programático envolve o estudo da língua inglesa sob um prisma cultural, utilizando-se de elementos da cultura pop como música, cinema, televisão e jogos. Essa abordagem permite uma conexão mais profunda e significativa dos alunos com o idioma, explorando tanto a linguagem formal como expressões colloquiais e idiomáticas, dentro de contextos reais de uso da língua.
Utilizando a Sala de Aula Invertida, os alunos terão a tarefa de selecionar, em casa, uma obra em inglês de sua escolha e preparar uma apresentação sobre ela. Em sala, compartilharão suas descobertas, promovendo um ambiente rico em diálogo e trocas culturais. Essa metodologia estimula a autonomia do aprendizado e valoriza o conhecimento prévio e os interesses individuais dos alunos, tornando o processo educativo mais significativo e engajador.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada, contemplando a preparação em casa e a apresentação e discussão em sala.
A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a qualidade da pesquisa realizada, a clareza da apresentação e a habilidade de conectar o conteúdo selecionado com a cultura brasileira. Será valorizada a originalidade, a profundidade da análise linguística e cultural, bem como a capacidade de argumentação e expressão pessoal. Exemplos de critérios incluirão a correção e fluência do inglês falado, a relevância das informações trazidas e a interação com a turma durante a apresentação.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa de músicas, filmes, programas de TV e jogos em inglês, equipamento de áudio e vídeo para a apresentação dos trabalhos e material para anotações. Além disso, pode-se utilizar plataformas digitais de compartilhamento de arquivos para facilitar o acesso às apresentações de cada aluno.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula