Nesta série de aulas, os alunos do 7º ano serão incentivados a expandir seu vocabulário em inglês por meio de atividades lúdicas e interativas que estimulam tanto o aprendizado individual quanto coletivo. Na primeira aula, participarão de um jogo de caça ao tesouro, no qual precisam encontrar palavras escondidas pela sala de aula e entender seus significados e contextos. Essa atividade gamificada visa captar a atenção dos alunos e estimular a curiosidade. A segunda aula utiliza a estratégia de sala de aula invertida: os alunos devem pesquisar o uso das palavras encontradas em diferentes contextos antes de virem para a aula, promovendo a autonomia e o protagonismo estudantil. Na última aula, os estudantes vão se envolver em um projeto prático, criando curtas-metragens que utilizem o vocabulário aprendido. Esta abordagem prática além de promover o uso criativo das palavras, incentiva a colaboração entre os alunos, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades tecnológicas. Com isso, eles não apenas ampliam seu repertório linguístico, mas também conseguem aplicar essas palavras em diferentes contextos, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda e significativa da língua inglesa.
O plano de aula visa possibilitar que os alunos desenvolvam suas habilidades de entendimento e uso da língua inglesa, promovendo reflexões críticas e linguagem funcional em diversos contextos. Além disso, busca fomentar a autonomia no aprendizado, permitindo que os alunos conduzam suas próprias investigações sobre o uso do vocabulário em contextos reais. Outro objetivo significativo é garantir que os alunos sejam capazes de articular avisos e descrições baseando-se em eventos cotidianos, empregando o novo vocabulário em filmes curtos que permitam uma aplicação prática da língua, incentivando colaboração e criatividade.
O conteúdo programático será desenvolvido de modo a cobrir aspectos essenciais do aprendizado da língua inglesa, utilizando métodos didáticos que facilitem o entendimento e a aplicação prática de novas palavras. O material didático envolverá atividades que trabalhem estratégias de leitura e compreensão oral, além de promover a interação discursiva durante as atividades práticas. O enfoque será na articulação de frases, o que permitirá aos alunos desenvolver melhor a gramática funcional. Através dos jogos e projetos de produção de curtas-metragens, os alunos poderão experimentar uma integração interdisciplinar entre língua e tecnologia, propiciando a seus trabalhos aplicabilidade prática e contemporânea.
A metodologia de ensino aplicada busca engajar os alunos em sua própria aprendizagem por meio de atividades interativas e práticas. Usando a aprendizagem baseada em jogos, a primeira aula objetiva a captura da atenção dos estudantes e a facilitação de uma aprendizagem prazerosa e significativa. A segunda aula adota a metodologia de sala de aula invertida, promovendo o ensino híbrido onde o aprendizado é iniciado fora da sala. Este modelo incentiva os alunos a explorar previamente os materiais, permitindo-lhes maior envolvimento ativo nas discussões em sala. Por fim, através da metodologia 'mão-na-massa', a terceira aula proporciona uma experiência tangível com a língua através da criação de curtas-metragens, promovendo apredizagem colaborativa e aplicação prática do vocabulário.
O cronograma foi criado para permitir um aprendizado progressivo e cumulativo em três etapas. Cada aula de 60 minutos visa um foco específico a fim de maximizar a compreensão e aplicação prática do conteúdo ensinado. Na primeira aula, a atividade de caça ao tesouro permite que os alunos interajam de forma lúdica, definindo uma base para o que será estudado nas fases seguintes. A segunda aula aprofunda o estudo das palavras em contextos variados através da preparação prévia, estimulando a autonomia. A terceira aula culmina com o uso prático, onde os alunos colocam em prática tudo o que aprenderam de forma colaborativa, produzindo um material concreto que demonstre seu aprendizado em ação.
Momento 1: Introdução e Regras do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula apresentando o tema da atividade: 'Aventura Vocabulary'. Explique que os alunos participarão de um jogo de caça ao tesouro em que encontrarão palavras em inglês escondidas pela sala. Explique as regras básicas do jogo, como a organização em times, as áreas delimitadas para busca e o cuidado ao manipular o material. Utilize um quadro para anotar as palavras encontradas e seus significados ao final do jogo. Observação: É importante que os alunos compreendam bem as regras antes de iniciar a atividade. Avaliação ocorrerá através de observação da atenção e participação dos alunos.
Momento 2: Jogo de Caça ao Tesouro (Estimativa: 30 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos, de forma equilibrada, e distribua fichas de palavras escondidas pela sala com antecedência. Inicie o jogo e permita que os alunos procurem as palavras. Esteja atento ao comportamento dos alunos, incentivando a colaboração e respeito às regras. Ofereça dicas e ajude aqueles que estão enfrentando dificuldades. Ao final, peça para que cada grupo apresente as palavras encontradas e tentem explicar seus significados em inglês. Avaliação será feita mediante participação ativa e colaboração em grupo.
Momento 3: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 20 minutos)
Reúna os alunos em círculo e incentive cada grupo a compartilhar as palavras que encontraram, seus significados e como acreditam que estas palavras podem ser usadas em contextos orais e escritos no dia a dia. Peça para que cada grupo sugira uma frase ou pequeno diálogo utilizando as palavras. Dê feedback positivo e sugira melhorias, se necessárias. Aproveite para explicar dúvidas comuns e destacar o uso correto dos vocábulos. Avaliação será baseada na contribuição dos alunos e capacidade de contextualizar as palavras.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para os alunos com TDAH, permita que troquem de lugar ao longo da atividade, se necessário, para ajudar na concentração. Utilize lembretes visuais e gestuais para relembrar as regras durante o jogo. Para alunos com transtorno do espectro autista, prepare antecipadamente fichas visuais que expliquem as etapas da atividade. Ofereça suporte individual, caso necessário, e evite mudanças inesperadas na rotina do evento. Permita que todos os alunos expressem suas respostas verbalmente ou através de textos escritos ou desenhos, conforme a preferência e conforto de cada um. Reforce a importância de um ambiente acolhedor e inclusivo, incentivando a paciência e colaboração entre os colegas.
Momento 1: Revisão e Discussão da Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula solicitando que os alunos formem grupos pequenos com base nas palavras pesquisadas individualmente. Permita que cada grupo compartilhe brevemente os contextos nos quais encontraram as palavras. Espere que os alunos façam anotações das descobertas uns dos outros. É importante que o professor circule pela sala, observando as discussões e oferecendo feedback direcionado quando necessário. Avaliação baseada na participação ativa e disposição para compartilhar.
Momento 2: Troca de Conhecimentos em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
Peça que os grupos formados no momento anterior escolham uma ou duas palavras para aprofundar o entendimento. Permita que pesquisem em dispositivos móveis suas definições, usos em frases e possíveis sinônimos, incentivando a variedade de fontes. Oriente os grupos a preparar uma breve apresentação das palavras escolhidas para a turma. Sugestões de intervenção incluem ensinar o uso de ferramentas online de linguagem e discutir a confiabilidade das fontes pesquisadas. Avaliação será feita pela qualidade das fontes escolhidas e pela articulação das apresentações.
Momento 3: Apresentações Orais (Estimativa: 20 minutos)
Cada grupo apresenta as palavras selecionadas, suas aplicações em diferentes contextos e exemplos de frases criados por eles. É fundamental que o professor encoraje todos os alunos a participar, talvez designando papéis específicos para cada membro do grupo (como apresentador, responsável pelas perguntas, etc). Observe se as apresentações são claras e se os exemplos estão contextualizados corretamente. Avaliação quanto à clareza da comunicação e relevância dos exemplos fornecidos.
Momento 4: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
Reúna a turma novamente e conduza uma breve discussão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse vocabulário em situações reais. Peça para que alguns alunos compartilhem suas impressões sobre a atividade e façam sugestões sobre possíveis melhorias. Valorize as contribuições de todos, fornecendo feedback construtivo. Avaliação feita através da capacidade de reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para incluir alunos com TDAH, permita que tenham acesso a pequenas pausas durante as atividades se necessário, e ofereça listas de verificação para ajudá-los a se organizarem. Para os alunos com transtorno do espectro autista, ofereça antecipadamente um guia da aula com os passos que serão seguidos, incluindo exemplos que serão discutidos. Proporcione um ambiente onde possam contribuir de maneiras confortáveis para eles, seja verbalmente ou por escrito. Todos os alunos devem sentir que suas participações são valorizadas, independentemente da forma como preferem contribuir. Essas estratégias ajudam a engajar melhor os alunos e garantir que todos possam aproveitar ao máximo a aula.
Momento 1: Planejamento do Roteiro (Estimativa: 15 minutos)
Instrua os alunos a formarem grupos de 4 a 5 integrantes para facilitar a colaboração. Cada grupo deve escolher duas ou três palavras do vocabulário estudado previamente. Oriente-os a criar um breve roteiro para um curta-metragem que use essas palavras em contextos significativos. Estimule a criatividade, mas mantenha o foco no uso correto e contextualizado das palavras. Circule por entre os grupos, oferecendo feedback e sugestões para enriquecer as ideias apresentadas. Avalie com base na originalidade do conceito e no uso apropriado do vocabulário.
Momento 2: Produção (Estimativa: 25 minutos)
Forneça aos alunos recursos audiovisuais, como celulares ou tablets com câmera. Peça que cada grupo comece as filmagens de seu curta-metragem, utilizando espaços internos ou externos à sala, conforme apropriado e seguro. É importante que o professor supervisione o uso do tempo e dos recursos, assegurando que todos tenham oportunidade de participar ativamente das filmagens. Esteja disponível para auxiliar tecnicamente e resolver conflitos. Avalie pela participação igualitária dos membros do grupo e pelo progresso na filmagem.
Momento 3: Edição e Finalização (Estimativa: 15 minutos)
Incentive os grupos a usar aplicativos simples de edição de vídeo em seus dispositivos, onde possam inserir legendas para destacar o vocabulário. Ajude os alunos que tenham dificuldade técnica, oferecendo pequenas demonstrações de funcionalidades básicas. Caso o tempo não permita uma edição completa, incentive-os a finalizar a fase de edição fora da sala de aula. Avalie pelo compromisso do grupo em concluir a edição com qualidade e pela incorporação adequada do vocabulário nas legendas.
Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
Reúna a turma e permita que cada grupo compartilhe brevemente um aspecto do trabalho de que mais gostaram ou o que aprenderam durante o processo de produção. Aproveite este momento para dar um feedback coletivo, ressaltando a importância do trabalho em equipe e da aplicação prática do vocabulário. Avalie pela capacidade de reflexão e aprendizado de cada grupo sobre a experiência.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, permita pausas curtas entre os momentos para ajudar na concentração. Ofereça lembretes antes que cada momento termine para ajudá-los a manter o foco e não perder o fio da atividade. Para alunos com transtorno do espectro autista, antecipe as atividades do dia fornecendo um cronograma visual detalhado. Durante a produção, certifique-se de que todos os alunos entendam claramente suas funções e sintam-se confortáveis em suas atribuições, permitindo-lhes participar de forma a melhor adaptada às suas preferências e habilidades, seja na frente ou atrás das câmeras.
O processo de avaliação adotará diferentes perspectivas para garantir uma análise holística do aprendizado dos alunos. Com início na observação durante as atividades em sala, o professor deverá avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Durante a atividade de caça ao tesouro, a avaliação incluirá o grau de interação e colaboração entre os estudantes. Nas aulas de sala de aula invertida, a análise se focará na capacidade dos alunos de interpretarem e aplicarem o conhecimento adquirido de forma independente. Por último, na atividade de criação de curtas, o foco será na capacidade de integrar o vocabulário aprendido de maneira coesa e criativa. O feedback deverá ser frequente e construtivo, permitindo aos alunos ajustes necessários e reflexões sobre seu processo de entendimento. Para alunos com TDAH e TEA, ajustes nos critérios de participação podem ser considerados, assim como formulários descontraídos com alternativas de respostas orais ou visuais, respeitando as especificidades de cada aluno.
Os recursos propostos para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para garantir a relevância, a funcionalidade, e o engajamento dos alunos durante o processo de aprendizagem. Incluem materiais impressos com os vocabulários, dispositivos móveis para pesquisas e produção dos curtas, e recursos audiovisuais que permitam a captação e edição de vídeo. Tais recursos irão permitir interatividade e fomentar a associação do aprendizado com práticas cotidianas e contemporâneas, sendo possíveis de utilizar de forma colaborativa e inclusiva. A utilização desses materiais será sempre consentida e orientada, garantindo a segurança e a privacidade dos dados dos alunos.
Reconhecendo os desafios diários enfrentados pelos docentes, é essencial apresentar sugestões práticas e viáveis para a inclusão e acessibilidade dentro da sala de aula. Para alunos com TDAH, o estabelecimento de rotinas claras e concisas pode ajudar a manter o foco, e a utilização de escalas de tempo visual, calendários ou temporizadores digitais pode ser altamente eficaz. Já os alunos com TEA podem se beneficiar com materiais visuais e instruções claras e diretas, além de suporte social facilitado durante tarefas colaborativas. É importante que os professores ofereçam apoio individualizado quando necessário e observem sinais de desconforto ou sobrecarga, utilizando estratégias de intervenção como pausas curtas ou reforço positivo. Dessa forma, é possível criar um ambiente seguro e equânime, que respeite o ritmo individual de cada aluno e promova o avanço intelectual, social e emocional de todos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula