Aventuras na Terra dos Livros

Desenvolvida por: Chirle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Estratégias de leitura

A atividade 'Aventuras na Terra dos Livros' visa aproximar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental dos diferentes gêneros literários em inglês, por meio de uma dinâmica interativa e exploratória. Inicialmente, os alunos participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre livros populares, estimulando o reconhecimento e a familiarização deles com diferentes narrativas. Posteriormente, eles receberão pistas que os guiarão em uma caça ao tesouro por trechos de livros, desafiando-os a identificar o gênero literário correspondente. Esta proposta incentiva o desenvolvimento de estratégias de leitura e o pensamento crítico, além de promover a interação em grupo. Ao final, os alunos se reunirão em grupos para discutir suas descobertas e compartilhar opiniões sobre os gêneros literários, incentivando a prática da língua inglesa de forma colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e identificar diferentes gêneros literários em textos em inglês, estimulando o uso das estratégias de leitura. A atividade também visa proporcionar um ambiente de aprendizagem social, onde os alunos podem compartilhar suas opiniões e aprender de forma colaborativa, respeitando a diversidade de ideias. Este plano é alinhado com a proposta da BNCC, focando no desenvolvimento de competências essenciais, como a capacidade de interpretação de textos e a habilidade de comunicação em uma língua estrangeira.

  • Reconhecer diferentes gêneros literários em inglês.
  • Desenvolver estratégias de leitura em inglês.
  • Promover a interação social e o respeito por diferentes opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LI01: Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • EF07LI02: Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.
  • EF07LI05: Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula inclui a exploração e identificação de diferentes gêneros literários em inglês, como aventura, ficção científica, mistério, entre outros. A atividade abrange o desenvolvimento de habilidades essenciais para a leitura crítica e a compreensão de textos, promovendo ainda o uso da língua inglesa em contextos interativos e dinâmicos. Além disso, o caráter lúdico da atividade visa aumentar o engajamento dos alunos enquanto eles praticam suas habilidades de leitura e interpretação em uma língua estrangeira, o que também contribui para a formação de uma base sólida de comunicação oral.

  • Exploração de gêneros literários em inglês.
  • Desenvolvimento de leitura crítica e interpretação de textos.
  • Prática de comunicação oral em inglês em contextos interativos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada em práticas interativas e colaborativas que estimulam o protagonismo dos alunos. Através de uma caça ao tesouro literária, os alunos são motivados a descobrir e identificar gêneros literários através de pistas, num formato que incentiva a participação ativa e a liderança colaborativa. Além disso, os debates e discussões em grupo são projetados para fomentar o respeito por diversas opiniões e o engajamento em discussões construtivas. Esta abordagem metodológica apoia o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de resolver problemas coletivos, habilidades essenciais previstas pela BNCC.

  • Caça ao tesouro literária para identificação de gêneros.
  • Discussão em grupo para compartilhar opiniões e descobertas.
  • Práticas de leitura colaborativa e estratégias de resolução de problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da aula é estruturado para ser conciso e eficaz, ocorrendo em uma única sessão de 60 minutos. Esta organização permite que os alunos tenham tempo suficiente para participar de todas as fases da atividade, desde o jogo de perguntas e respostas inicial até a discussão final em grupos. A estrutura sequencial facilita a progressão lógica das atividades, garantindo que cada etapa contribua para o alcance dos objetivos de aprendizagem propostos, e oferece um modelo claro que pode ser adaptado conforme as necessidades da turma.

  • Aula 1: Introdução com jogo de perguntas e respostas, caça ao tesouro literária e discussão final em grupos sobre os gêneros literários descobertos.
  • Momento 1: Introdução e Jogo de Perguntas e Respostas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade ‘Aventuras na Terra dos Livros’. Em seguida, divida os alunos em grupos menores e proponha um jogo de perguntas e respostas sobre livros populares. Permita que cada grupo escolha um ‘porta-voz’ para responder em voz alta. Use um cronômetro para manter o ritmo do jogo e garantir a participação de todos os grupos. É importante que você encoraje os alunos a discutirem suas respostas no grupo antes de apresentar. A avaliação aqui é dinâmica, focando na participação ativa e no entusiasmo do grupo.

    Momento 2: Caça ao Tesouro Literária (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua as pistas para a caça ao tesouro, orientando os alunos a procurarem trechos de livros espalhados pela sala ou pelo espaço apropriado. Após encontrarem os trechos, peça que identifiquem o gênero literário correspondente. Observe se os alunos estão trabalhando de maneira colaborativa e incentive a troca de ideias entre eles. Durante a atividade, circula pela sala para auxiliar os grupos e oferecer dicas sutis caso estejam tendo dificuldades. A avaliação será baseada na habilidade dos alunos em identificar corretamente os gêneros literários e na forma como interagem e trabalham juntos.

    Momento 3: Discussão em Grupo e Compartilhamento de Descobertas (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna os alunos novamente em grupos e peça que discutam suas descobertas. Foque na importância de respeitar diferentes opiniões durante a discussão. Permita que cada grupo compartilhe suas conclusões com a turma. Este é um excelente momento para promover a prática da língua inglesa de forma oral, então incentive o uso do idioma. A avaliação deste momento será baseada na capacidade dos alunos de argumentar suas conclusões e na disposição para ouvir e respeitar as opiniões dos colegas.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade é variado para atender a diferentes estilos de aprendizagem e garantir uma avaliação justa dos objetivos propostos. Entre as metodologias de avaliação incluem-se: a observação do envolvimento e interação dos alunos durante a caça ao tesouro e debates, a aplicação de um questionário final sobre os gêneros literários explorados, e a autoavaliação dos alunos sobre sua participação e as estratégias que utilizaram durante a atividade. Cada metodologia é projetada para coletar evidências do progresso dos alunos e oferecer feedback construtivo, ajudando a refinar suas habilidades de leitura e interpretação. O uso de feedback é vital, pois reforça o aprendizado contínuo, enquanto adaptações nos critérios de avaliação proporcionam um ambiente inclusivo para todos os alunos.

  • Observação da interação e engajamento durante a atividade.
  • Questionário sobre os gêneros literários explorados.
  • Autoavaliação dos alunos sobre sua participação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem livros ou trechos de textos em inglês que representem uma variedade de gêneros literários, materiais impressos com as pistas para a caça ao tesouro, e espaço adequado para as atividades em grupo. Além disso, utilizar ambientes digitais ou ferramentas tecnológicas simples pode enriquecer a experiência dos alunos, aumentando o engajamento através de plataformas interativas. O uso eficaz de diferentes recursos didáticos garante que os objetivos educacionais sejam atingidos e apoia a aprendizagem colaborativa e ativa.

  • Livros ou trechos de textos em inglês.
  • Materiais impressos para as pistas da caça ao tesouro.
  • Ambiente funcional para atividades em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Compreendendo os desafios enfrentados pelos professores para implantar práticas inclusivas e acessíveis, este plano busca oferecer estratégias eficazes que não exacerbem a carga de trabalho. Apesar da ausência de necessidades específicas nesta turma, é vital assegurar que todos possam participar plenamente das atividades propostas. Sugere-se o uso de materiais que favoreçam diferentes estilos de aprendizagem, como visuais e auditivos, e a aplicação de métodos que encorajam alunos mais tímidos a se expressarem, como debates em pequenos grupos. Além disso, recomenda-se monitorar continuamente o progresso dos alunos, garantindo que todos tenham oportunidades de aprendizado iguais, e fornecer apoio individualizado caso necessário, sempre respeitando a diversidade e promovendo um ambiente cooperativo.

  • Adaptação de materiais para atender diferentes estilos de aprendizagem.
  • Aplicação de debates em pequenos grupos para inclusão de alunos tímidos.
  • Monitoramento contínuo do progresso dos alunos com apoio individualizado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo