De Volta ao Passado

Desenvolvida por: Marina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Narrativas Históricas

Esta atividade pedagógica prática visa promover a aprendizagem colaborativa e a fluência oral em inglês dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se da metodologia ativa. Os estudantes serão divididos em grupos e incumbidos de pesquisar sobre personalidades marcantes ou eventos históricos significativos. Após a pesquisa, cada grupo deverá elaborar e apresentar uma narrativa oral em inglês, empregando verbos regulares no passado. Esta abordagem permite não apenas a prática da pronúncia e estruturas gramaticais em um contexto significativo, mas também incentiva a mobilização de conhecimentos prévios e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de apresentação em público. O projeto culminará com as apresentações em sala de aula, oferecendo um espaço rico para a troca de aprendizados e o estímulo à curiosidade histórica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e utilizar verbos regulares no passado em inglês de forma contextualizada e prática. Busca-se também promover habilidades de pesquisa, síntese de informações e narrativa oral, enquanto se mobiliza o conhecimento prévio dos estudantes sobre eventos históricos e personalidades marcantes. Através da prática da pronúncia correta e da elaboração de narrativas, espera-se que os alunos possam melhorar significativamente sua fluência oral em inglês, além de desenvolver uma apreciação mais profunda pela história e seus impactos na conformação do presente.

  • Compreender e aplicar verbos regulares no passado em contextos narrativos em inglês.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações históricas.
  • Praticar a pronúncia correta de verbos regulares no passado em inglês.
  • Criar e apresentar narrativas orais em inglês sobre personalidades e eventos históricos.
  • Mobilizar conhecimentos prévios para auxiliar na compreensão de narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LI03: Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • EF07LI05: Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
  • EF07LI16: Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed).

Conteúdo Programático

O programa desta atividade engloba a pesquisa sobre personalidades históricas e eventos marcantes, com o foco em sua apresentação através de narrativas em inglês. Os alunos trabalharão o uso de verbos regulares no passado, uma estrutura gramatical fundamental no idioma inglês, dentro do contexto de narrativas orais. Esta abordagem tem como meta não somente a prática da estrutura linguística e da pronúncia, mas também o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa histórica, síntese de informação, criação narrativa e apresentação oral.

  • Pesquisa sobre personalidades e eventos históricos.
  • Estruturas gramaticais em inglês com foco em verbos regulares no passado.
  • Técnicas de narrativa oral em inglês.
  • Prática de pronúncia de verbos regulares no passado em inglês.
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e apresentação.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade envolve a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem. Os estudantes serão agrupados e cada grupo será responsável por pesquisar, elaborar e apresentar uma narrativa histórica. Esta metodologia incentiva o aprendizado colaborativo, o pensamento crítico e a habilidade de comunicação. Os alunos serão encorajados a utilizar recursos variados para sua pesquisa e a praticar suas habilidades de fala em inglês em um contexto significativo e envolvente.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e elaboração da narrativa.
  • Sessões de prática de narrativa e pronúncia em sala de aula.
  • Uso de recursos digitais para apoio à pesquisa.
  • Apresentações orais das narrativas para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e começarão a pesquisa sobre suas personalidades ou eventos históricos. A segunda aula será destinada à finalização das narrativas e suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização das narrativas e apresentações orais.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na precisão do uso de verbos regulares no passado em suas narrativas, clareza e criatividade da apresentação, qualidade da pesquisa e da informação apresentada, além da fluência e pronúncia em inglês. Será considerado também o trabalho em equipe e a capacidade de mobilizar conhecimentos prévios para a compreensão do texto oral. Será dada uma atenção especial à forma como os estudantes engajam com o feedback recebido, refinando suas habilidades de comunicação ao longo do processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, recursos digitais como dicionários online e bases de dados históricas, além de materiais de apoio para a prática da pronúncia em inglês. Recomenda-se também o uso de projetor ou sistema de som para as apresentações, de modo a facilitar o compartilhamento das narrativas com toda a classe.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Dicionários e bases de dados online.
  • Materiais de apoio para pronúncia em inglês.
  • Projetor ou sistema de som para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo