Esta atividade pedagógica prática visa promover a aprendizagem colaborativa e a fluência oral em inglês dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se da metodologia ativa. Os estudantes serão divididos em grupos e incumbidos de pesquisar sobre personalidades marcantes ou eventos históricos significativos. Após a pesquisa, cada grupo deverá elaborar e apresentar uma narrativa oral em inglês, empregando verbos regulares no passado. Esta abordagem permite não apenas a prática da pronúncia e estruturas gramaticais em um contexto significativo, mas também incentiva a mobilização de conhecimentos prévios e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de apresentação em público. O projeto culminará com as apresentações em sala de aula, oferecendo um espaço rico para a troca de aprendizados e o estímulo à curiosidade histórica.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e utilizar verbos regulares no passado em inglês de forma contextualizada e prática. Busca-se também promover habilidades de pesquisa, síntese de informações e narrativa oral, enquanto se mobiliza o conhecimento prévio dos estudantes sobre eventos históricos e personalidades marcantes. Através da prática da pronúncia correta e da elaboração de narrativas, espera-se que os alunos possam melhorar significativamente sua fluência oral em inglês, além de desenvolver uma apreciação mais profunda pela história e seus impactos na conformação do presente.
O programa desta atividade engloba a pesquisa sobre personalidades históricas e eventos marcantes, com o foco em sua apresentação através de narrativas em inglês. Os alunos trabalharão o uso de verbos regulares no passado, uma estrutura gramatical fundamental no idioma inglês, dentro do contexto de narrativas orais. Esta abordagem tem como meta não somente a prática da estrutura linguística e da pronúncia, mas também o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa histórica, síntese de informação, criação narrativa e apresentação oral.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade envolve a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem. Os estudantes serão agrupados e cada grupo será responsável por pesquisar, elaborar e apresentar uma narrativa histórica. Esta metodologia incentiva o aprendizado colaborativo, o pensamento crítico e a habilidade de comunicação. Os alunos serão encorajados a utilizar recursos variados para sua pesquisa e a praticar suas habilidades de fala em inglês em um contexto significativo e envolvente.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e começarão a pesquisa sobre suas personalidades ou eventos históricos. A segunda aula será destinada à finalização das narrativas e suas apresentações.
Os alunos serão avaliados com base na precisão do uso de verbos regulares no passado em suas narrativas, clareza e criatividade da apresentação, qualidade da pesquisa e da informação apresentada, além da fluência e pronúncia em inglês. Será considerado também o trabalho em equipe e a capacidade de mobilizar conhecimentos prévios para a compreensão do texto oral. Será dada uma atenção especial à forma como os estudantes engajam com o feedback recebido, refinando suas habilidades de comunicação ao longo do processo.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, recursos digitais como dicionários online e bases de dados históricas, além de materiais de apoio para a prática da pronúncia em inglês. Recomenda-se também o uso de projetor ou sistema de som para as apresentações, de modo a facilitar o compartilhamento das narrativas com toda a classe.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula