Caça-Palavras Internacional

Desenvolvida por: Joelso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Prática da produção oral e aprendizado de vocabulário

A atividade 'Caça-Palavras Internacional' é projetada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de promover a prática da pronúncia em inglês, além do aprendizado de novo vocabulário. A classe será dividida em pequenos grupos, a cada um será designada uma lista de palavras em inglês abordando temas variados, como comidas, profissões ou animais. Os grupos estarão encarregados de buscar colegas de outros grupos que conheçam as palavras fornecidas e sejam capazes de pronunciá-las corretamente. A competição entre os grupos visa motivar os estudantes a praticar a pronúncia ao mesmo tempo em que aprendem novas palavras em um contexto lúdico e colaborativo. O grupo vencedor será aquele que conseguir validar o maior número de palavras dentro do tempo estipulado. Esta metodologia ativa, enraizada na aprendizagem mão-na-massa e baseada em jogos, favorece o envolvimento ativo dos estudantes, permitindo uma aprendizagem mais significativa e duradoura do idioma.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é engajar os alunos do 8º ano no aprendizado ativo de vocabulário em inglês e na prática da pronúncia, utilizando para isso a dinâmica de um jogo colaborativo. Além disso, busca-se estimular a interação social e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para aprendizagens futuras e para a vida. Os estudantes serão incentivados a sair de sua zona de conforto ao interagir com colegas de outros grupos, promovendo assim uma atmosfera inclusiva e de suporte mútuo. Espera-se também que, através desta atividade, os alunos desenvolvam maior confiança na sua capacidade de comunicação em inglês, o que pode motivá-los a explorar ainda mais o idioma fora do contexto escolar.

  • Melhorar a pronúncia em inglês através da prática ativa.
  • Expandir o vocabulário em inglês com foco em temas variados.
  • Fomentar a interação e o trabalho em equipe entre os estudantes.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e compreensão oral.
  • Estimular a autoconfiança no uso do inglês em contextos comunicativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LI06 - Utilizar estratégias de leitura para reconhecer temas, gêneros e propósitos dos textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba estratégias de aprendizagem ativa, ênfase na pronúncia e no vocabulário em inglês. A seleção de palavras abrange diversos temas, visando ampliar o conhecimento dos alunos de forma abrangente e inclusiva. Ao trabalhar com palavras de diferentes campos semânticos, os alunos serão expostos a uma variedade linguística que reflete o uso real do idioma. Além disso, a atividade proporcionará aos estudantes a oportunidade de praticar a escuta e a pronúncia em situações de comunicação real, preparando-os para contextos autênticos de uso da língua.

  • Prática da pronúncia em inglês
  • Vocabulário temático em inglês: comidas, profissões, animais
  • Estratégias de memorização e recuperação de vocabulário
  • Técnicas de escuta ativa e compreensão oral

Metodologia

Através da metodologia ativa, especificamente a aprendizagem mão-na-massa e a aprendizagem baseada em jogos, esta atividade visa proporcionar uma experiência de aprendizado envolvente e interativa. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para promover a colaboração e o suporte mútuo. Cada grupo receberá uma lista de palavras em inglês e terá o desafio de encontrar colegas de outros grupos que consigam pronunciá-las corretamente. Esta metodologia facilita a aprendizagem ativa, pois os alunos são colocados no centro do processo educativo, tornando-os agentes ativos de sua própria aprendizagem.

  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Atividade Mão-na-massa
  • Trabalho em grupo
  • Competição saudável entre grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos cada.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Início do jogo de caça-palavras, prática da pronúncia e interação entre grupos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo dos alunos, assim como a correção da pronúncia. Pontos serão atribuídos para cada palavra corretamente pronunciada e validada por um aluno de outro grupo. Além disso, avaliar-se-á a capacidade de trabalho em equipe, interação entre os participantes e o esforço demonstrado na busca por colegas e na tentativa de pronunciar as palavras corretamente. A pontuação final de cada grupo refletirá não apenas o número de palavras validadas, mas também a colaboração e espírito de equipe demonstrado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem listas de palavras em inglês organizadas por tema, espaço de aula que permita a movimentação livre dos estudantes e equipamento de áudio para a reprodução de pronúncias corretas, caso necessário. Adicionalmente, poderão ser utilizados aplicativos ou websites de aprendizagem de línguas como suporte para a atividade.

  • Listas de palavras em inglês
  • Espaço físico adequado
  • Equipamento de áudio
  • Acesso a aplicativos ou sites de aprendizado de línguas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo