Detetives de Palavras

Desenvolvida por: Tais R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Polissemia na Língua Inglesa

A atividade 'Detetives de Palavras' é uma proposta de mergulho na riqueza semântica da língua inglesa, focando no fenômeno da polissemia. Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão convidados a atuarem como detetives linguísticos, investigando e explorando diferentes significados de palavras polissêmicas em diversos contextos. Divididos em pequenos grupos, eles receberão cartões contendo palavras polissêmicas para analisar. Após um debate sobre possíveis contextos de uso, cada grupo elaborará diálogos em inglês, demonstrando a adequação da palavra em cada situação. Esta atividade tem como metodologia a Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde os alunos se engajam ativamente na construção do conhecimento. Apresentar os diálogos para a classe permitirá compartilhar as descobertas e ampliar o entendimento sobre como os contextos influenciam os significados das palavras, fomentando assim habilidades de análise crítica, trabalho em equipe e fluência no idioma inglês.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de 'Detetives de Palavras' é desenvolver nos alunos a capacidade de discernir e aplicar múltiplos significados de palavras na língua inglesa, conforme o contexto. Além disso, busca estimular o pensamento crítico, a criatividade e a cooperação entre os alunos enquanto trabalham em grupo. Através da análise de palavras polissêmicas e da criação de diálogos, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de compreensão e produção oral e escrita em inglês, tornando-os mais conscientes das nuances semânticas e mais aptos a se comunicarem de forma eficaz e precisa. Este engajamento ativo também visa melhorar a confiança dos alunos em usar o inglês em situações reais, promovendo uma maior fluência no idioma.

  • Identificar e compreender o conceito de polissemia e como ele se manifesta na língua inglesa.
  • Desenvolver habilidades analíticas para discernir entre diferentes significados de palavras, dependendo do contexto.
  • Melhorar competências de comunicação oral e escrita em inglês, através da prática de elaboração e apresentação de diálogos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre pares.
  • Estimular a confiança e fluência dos alunos na utilização da língua inglesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LI01: Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Conteúdo Programático

A atividade está diretamente alinhada ao estudo de vocabulário, com foco especial na polissemia, elemento intrínseco da língua inglesa. Os alunos serão incentivados a explorar o significado das palavras em diversos contextos, desenvolvendo uma compreensão mais profunda sobre como o idioma funciona e se adapta a diferentes situações. Através da análise, debate e criação de diálogos, esta unidade permite uma experiência prática e envolvente, capaz de reforçar conceitos linguísticos importantes ao mesmo tempo em que promove a fluência no uso do inglês.

  • Palavras Polissêmicas
  • Contextualização das Palavras em Diversos Cenários
  • Análise e Interpretação de Significados
  • Criação de Diálogos em Inglês
  • Apresentação e Feedback dos Diálogos

Metodologia

A metodologia adotada, Aprendizagem Baseada em Jogos, visa criar um ambiente de ensino dinâmico e participativo, onde os alunos assumem um papel ativo na construção de seu conhecimento. Por meio da utilização de cartões com palavras polissêmicas e da tarefa de elaborar e apresentar diálogos, promove-se o engajamento, a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Destaca-se a importância da discussão em grupo para incentivar a reflexão e a negociação de significados, fundamentais para o entendimento profundo da polissemia.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em Grupo
  • Discussão e Análise de Palavras Polissêmicas
  • Elaboração de Diálogos
  • Apresentação e Avaliação em Grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives de Palavras' será realizada em um encontro, dividido em duas sessões de 50 minutos cada.

  • Aula 1: Apresentação do conceito de polissemia, formação dos grupos, distribuição dos cartões e início das discussões e elaborações dos diálogos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos diálogos pelos grupos, feedback da turma e do professor.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo criativo quanto na apresentação final. Os critérios incluirão a compreensão e aplicação correta das palavras polissêmicas em diferentes contextos, a criatividade e coesão dos diálogos elaborados, a capacidade de trabalho em equipe e a qualidade da apresentação. Será dada atenção especial à fluência e precisão no uso do inglês. Motivando uma avaliação formativa, feedbacks construtivos serão oferecidos após cada apresentação para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização da atividade incluem cartões impressos com palavras polissêmicas, quadro-negro ou lousa digital para anotações coletivas durante as discussões e dispositivos de áudio para a apresentação dos diálogos. A utilização de recursos digitais como dicionários online ou aplicativos de tradução poderá ser permitida para auxiliar na compreensão e aplicação dos diferentes significados.

  • Cartões impressos com palavras polissêmicas
  • Quadro-negro ou lousa digital
  • Dispositivos de áudio para apresentação
  • Acesso a dicionários online ou aplicativos de tradução

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo