Detetives do idioma

Desenvolvida por: Lilian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Explorando a História e Cultura Local

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se tornarem detetives linguísticos por um dia. Através de uma saída de campo para um local de relevância cultural ou histórica, eles serão encorajados a investigar e descobrir informações sobre o lugar. Utilizando a estrutura gramatical 'there was/there were' em suas formas afirmativa, negativa, e interrogativa, os estudantes documentarão suas descobertas. Cada pista encontrada, seja uma estrutura antiga, uma característica natural ou qualquer outro aspecto relevante, deverá ser registrada em um 'dossiê detetive'. Este dossiê incluirá fotos, anotações e observações feitas durante a exploração. Ao finalizar a saída, cada grupo de alunos apresentará suas descobertas para o resto da classe, aplicando as estruturas gramaticais aprendidas em um contexto real e enriquecedor, promovendo assim uma imersão cultural e histórica profunda.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência imersiva e prática na utilização do idioma inglês, focando na estrutura gramatical 'there was/there were'. Além disso, busca promover um maior engajamento e entendimento dos aspectos culturais e históricos do local visitado, contribuindo para a construção de um repertório cultural diversificado. Esta abordagem prática visa também desenvolver habilidades de pesquisa, observação e apresentação em inglês, fortalecendo a confiança dos alunos ao usar o idioma em contextos reais.

  • Aplicar a estrutura gramatical 'there was/there were' em contextos reais
  • Desenvolver habilidades de observação e pesquisa utilizando o inglês
  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações culturais e históricas
  • Aprimorar habilidades de apresentação em inglês
  • Promover a valorização da diversidade cultural

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LI18: Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
  • EF08LI19: Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.

Conteúdo Programático

A atividade é estruturada para abranger conhecimentos linguísticos, culturais e históricos, oferecendo uma base sólida para a compreensão e uso da estrutura 'there was/there were'. Além disso, destaca a importância de observar e interpretar diferentes aspectos culturais e históricos ao visitar um local relevante, incentivando os alunos a construir conexões entre a língua e o contexto cultural e histórico.

  • Estrutura gramatical 'there was/there were'
  • Técnicas de observação e documentação
  • Apresentação oral em inglês
  • Conexões entre língua, cultura e história

Metodologia

A metodologia ativa Saída de Campo será utilizada para promover uma experiência de aprendizado dinâmica e significativa. Através da exploração direta de um local de interesse cultural ou histórico, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos linguísticos de forma prática. A documentação de pistas e a preparação do 'dossiê detetive' incentivarão a observação ativa e a compreensão cultural. As apresentações finais possibilitarão a prática da expressão oral em um contexto autêntico e colaborativo.

  • Saída de campo
  • Documentação de pistas em inglês
  • Elaboração e apresentação de um dossiê
  • Discussão em grupo e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em duas sessões de 50 minutos. A primeira sessão incluirá uma introdução à atividade e a saída de campo. A segunda sessão será dedicada às apresentações dos grupos e ao feedback coletivo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e Saída de Campo
  • Aula 2: Apresentações dos dossiês detetive e Feedback

Avaliação

A avaliação será focada tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final apresentado pelos alunos. Serão avaliadas a correta aplicação da estrutura gramatical 'there was/there were', a qualidade das observações e documentações feitas, a criatividade e coesão do dossiê detetive, e a fluência e clareza nas apresentações orais. A participação ativa durante a saída de campo e a contribuição para as discussões em grupo também serão consideradas. A avaliação será baseada em critérios claros e compartilhados com os alunos previamente, garantindo um ambiente de aprendizado transparente e justo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como câmeras fotográficas ou celulares com câmera para a documentação das pistas, cadernos ou tablets para anotações, e acesso à internet para pesquisas adicionais. Além disso, será também necessário organizar o transporte e os acessos ao local selecionado para a saída de campo.

  • Câmeras fotográficas ou celulares com câmera
  • Cadernos ou tablets para anotações
  • Acesso à internet
  • Transporte para o local da saída de campo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo