Esta atividade pedagógica intitulada 'Jornal Junior' tem como propósito principal proporcionar aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de desenvolver habilidades linguísticas em inglês, bem como habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe através da produção de um segmento de jornal televisivo ou de um podcast. A atividade começa com os alunos recebendo um vídeo ou áudio detalhado que cobre diferentes áreas do conhecimento, como cultura, ciência e esportes. Os alunos deverão analisar e selecionar as informações mais relevantes do material fornecido, planejar o formato de sua apresentação e, por fim, ensaiar a exposição do conteúdo selecionado. Ao final, cada grupo irá apresentar seu segmento em sala de aula, garantindo uma valiosa prática oral em inglês. O trabalho em equipe será um aspecto crucial para o sucesso da atividade, exigindo dos alunos coordenação e cooperação.
O principal objetivo da atividade 'Jornal Junior' é fortalecer a competência comunicativa dos alunos em inglês, permitindo-lhes não apenas entender, mas também produzir textos orais com múltiplas informações de forma coesa e coerente. Além disso, mira em aprimorar a habilidade de síntese dos estudantes, permitindo que identifiquem e destaquem informações principais de um conjunto complexo de dados. A atividade também visa a desenvolver competências sociais, como o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas, importantes tanto no contexto acadêmico quanto no pessoal dos alunos.
A atividade 'Jornal Junior' se insere no contexto de aprendizagem de língua inglesa, focando nas habilidades de escuta, fala, leitura e escrita. O processo de seleção, análise e apresentação da informação promove o uso crítico e criativo do idioma, além de fomentar o desenvolvimento de competências transdisciplinares, como o pensamento crítico e a comunicação eficaz.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada durante a realização do 'Jornal Junior'. Antes das aulas presenciais, os alunos receberão materiais para estudo e análise, promovendo um primeiro contato com o conteúdo. Em sala, será incentivada a prática ativa, com os alunos aplicando os conhecimentos prévios na produção do jornal ou podcast, em um ambiente que fomente a troca de ideias, a criatividade e a colaboração. Este método potencializa o aprendizado ao colocar os estudantes no centro do processo educativo, estimulando a autonomia e a responsabilidade pelo próprio aprendizado.
A atividade 'Jornal Junior' será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão introduzidos os objetivos e metodologia, seguidos pela análise e seleção das informações. A segunda aula será dedicada ao planejamento, ensaio e, por fim, à apresentação dos segmentos de jornal ou podcasts.
A avaliação da atividade 'Jornal Junior' será multifacetada, levando em conta o desempenho individual e em grupo. Critérios como a relevância e a precisão da informação selecionada, a qualidade da apresentação oral, a fluência em inglês, além da capacidade de trabalhar em equipe e usar criativamente os recursos tecnológicos disponíveis serão considerados. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, permitindo um momento de reflexão e aprendizado aprofundado sobre o processo e o produto final.
Para a realização do 'Jornal Junior', diversos recursos serão necessários, desde tecnológicos, como computadores e acesso à internet para pesquisa e elaboração dos segmentos, até recursos humanos, como o suporte do professor no processo de análise e síntese das informações. Materiais como microfones ou smartphones para a gravação dos podcasts, assim como programas de edição de vídeo ou áudio, também serão essenciais para garantir a qualidade das produções finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula