Nesta atividade, utilizaremos a língua inglesa para promover um aprendizado interativo e dinâmico sobre saúde pública, especificamente focando em mitos e verdades associados à prevenção de doenças comuns. Os alunos serão divididos em equipes, onde terão que colaborar para responder a um quiz interativo, que abordará temas diversos como vacinação, transmissão de doenças e medidas preventivas essenciais. O objetivo é utilizar um contexto lúdico e informativo para incentivar a discussão produtiva e o pensamento crítico, além de praticar a habilidade de produção oral em inglês. Este formato interativo visa não somente desmistificar informações incorretas sobre saúde, mas também promover uma conscientização maior sobre a importância da prevenção, tudo isso enquanto se fomenta o aprendizado do idioma inglês, ampliando o vocabulário dos estudantes em um contexto significativo e aplicado.
Os principais objetivos dessa atividade incluem o desenvolvimento da fluência oral em língua inglesa, especialmente em contextos específicos relacionados à saúde e prevenção de doenças. Busca-se também aprimorar as habilidades de colaboração e comunicação entre os estudantes, além de promover uma educação em saúde de forma interativa e engajadora. Espera-se que, por meio deste quiz, os alunos se tornem mais conscientes sobre a importância da vacinação e das medidas de prevenção, desfazendo mitos comuns relacionados à transmissão de doenças. A meta é que, ao final da atividade, os estudantes estejam mais aptos a discutir tópicos de saúde publicamente, com confiança e propriedade, empregando o vocabulário adequado em língua inglesa.
O conteúdo abordado nesta atividade enfatizará aspectos fundamentais da saúde pública, como a vacinação, transmissão de doenças e prevenção. Além do conhecimento factual, será dada atenção ao vocabulário específico em inglês necessário para discutir esses temas com confiança. A interação e discussão entre os alunos em inglês constituirão a base para o desenvolvimento de competências linguísticas, de colaboração e de compreensão científica crítica sobre a saúde.
A metodologia desta atividade gira em torno do uso de um quiz interativo complementado por Rodas de Debate. Após a formação de equipes, as perguntas do quiz serão apresentadas em inglês, e as equipes terão tempo para discutir as possíveis respostas entre si, encorajando o uso ativo do idioma em contexto de colaboração e debate. As respostas das equipes proporcionarão momentos de aprendizagem e esclarecimento de dúvidas, com a participação ativa do professor para guiar as discussões e oferecer feedback construtivo.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução ao tema e às regras do quiz, seguida pelo início da competição. A segunda aula dará continuidade ao quiz, incluindo as Rodas de Debate, e será concluída com um feedback geral e discussão dos aprendizados.
A avaliação será baseada na participação ativa nas discussões em equipe, corretude e justificativa das respostas do quiz, e na habilidade de utilizar o vocabulário específico em inglês apropriadamente. Será dada ênfase à melhoria da fluência oral ao longo das atividades, assim como à capacidade de trabalhar em equipe e argumentar de forma coerente em inglês. Exemplos de boa participação e justificativas bem fundamentadas serão reconhecidos e incentivados.
Os recursos para esta atividade incluem um projetor e computador para apresentação do quiz, além de materiais de apoio como fichas de vocabulário em inglês relacionadas à saúde, artigos e vídeos curtos que possam servir de base para as questões do quiz e as discussões subsequentes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula