Esta atividade propõe que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental reflitam sobre suas expectativas, esperanças, sonhos e previsões para o futuro, articulando-as em cartas escritas em inglês. Estas cartas serão direcionadas a si mesmos e só devem ser abertas em um futuro determinado, funcionando como uma cápsula do tempo. O objetivo é permitir a prática de escrita criativa e reflexiva, além de consolidar o uso das formas verbais para expressar o futuro em inglês. Trabalhando emoções, expectativas e planos, esta atividade enriquece o desenvolvimento pessoal do aluno, além de suas habilidades linguísticas em inglês. A cápsula do tempo pode ser virtual ou física, dependendo dos recursos disponíveis, agregando um elemento tangível à reflexão sobre o futuro.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma prática de escrita que não apenas desenvolva suas habilidades linguísticas em inglês, mas também promova uma profunda reflexão sobre seus objetivos pessoais e aspirações futuras. Através da elaboração de cartas para o futuro usando verbos no tempo futuro, espera-se que os alunos aprimorem seu domínio sobre estruturas gramaticais complexas e vocabulário específico em inglês, ao mesmo tempo em que ganham uma perspectiva sobre o processo de autoconhecimento e desenvolvimento de metas pessoais a longo prazo.
O conteúdo programático abrange a estrutura e o uso de diferentes tempos verbais em inglês para expressar o futuro, técnicas de escrita criativa e reflexiva, além de noções básicas de autoconhecimento e planejamento pessoal. Os alunos serão introduzidos a diversas formas de manifestar o futuro em inglês, incluindo o will para previsões e decisões espontâneas, going to para planos e intenções, e o present continuous para arranjos futuros já decididos, entre outros. Técnicas de escrita como brainstorming inicial para coleta de ideias, esboço de estruturas de cartas e revisão textual também farão parte do aprendizado.
A metodologia incorporará práticas de aprendizagem ativa, onde os alunos serão os principais protagonistas do seu processo de aprendizagem. Iniciará com uma breve introdução e discussão guiada sobre as expectativas e sonhos futuros. Em seguida, os alunos passarão por um processo de brainstorming individual para refletir sobre suas próprias aspirações. A escrita das cartas será realizada em sala, seguida de uma revisão entre pares para prática de feedback construtivo. A encapsulação das cartas, seja em meio físico ou digital, finalizará a atividade, marcando um comprometimento simbólico com o futuro.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação da atividade, discussão inicial sobre expectativas para o futuro, e o início do processo de brainstorming e escrita. Na segunda aula, os alunos terminarão de escrever suas cartas, realizarão a revisão entre pares e finalmente encapsularão suas cartas.
A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa, observando o envolvimento e participação dos alunos durante todo o processo, a habilidade de refletir criativa e criticamente sobre si mesmos e o futuro, o uso correto de estruturas gramaticais para expressar o futuro e a qualidade da escrita em inglês. Feedbacks individuais e construtivos serão oferecidos, buscando destacar pontos de melhoria e reconhecendo os esforços e desenvolvimentos alcançados.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para recursos virtuais de cápsula do tempo, papel, envelopes (para versão física), canetas e materiais de escrita, além de um computador com projetor para apresentação das diretrizes da atividade. Recursos adicionais como dicionários de inglês ou acesso a plataformas digitais de aprendizagem podem enriquecer a experiência.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula