Caça Palavras Cultural: Destinos do Inglês

Desenvolvida por: Aparec… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Caça-palavras e intercâmbio cultural

A atividade é uma prática lúdica e informativa, onde os alunos do 9º ano são expostos a um jogo de caça palavras que inclui termos em inglês relacionados a países de língua inglesa. A proposta não só incentiva a identificação e aprendizagem de vocabulário em inglês, mas também estimula discussões colaborativas sobre diferentes contextos culturais e históricos dos países envolvidos. Os alunos serão divididos em grupos, promovendo, assim, interações sociais construtivas. Cada grupo, após decodificar o caça-palavras, terá a missão de pesquisar e analisar o significado cultural por trás dos termos encontrados. No fim da aula, os alunos apresentam suas descobertas, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e o respeito pela diversidade cultural. Essa atividade é essencial para desenvolver a habilidade de analisar criticamente textos e contextos reais, além de fomentar a autonomia e a liderança.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento de competências-chave como o pensamento crítico, a colaboração e a comunicação efetiva em inglês. A atividade busca conectar o aprendizado escolar com o mundo real, fornecendo aos alunos ferramentas para entender como a linguagem pode ser um meio para compreender e apreciar diferentes culturas. O uso do jogo de caça palavras visa garantir uma abordagem inclusiva, focando no desenvolvimento das habilidades de leitura, vocabulário e na capacidade de pesquisa. Além disso, a discussão cultural com base nos termos de cada caça palavras promove o respeito pela diversidade, preparando os alunos para um ambiente globalizado.

  • Incentivar a identificação e o entendimento do vocabulário inglês relacionado a diferentes culturas.
  • Promover discussões culturais e históricas sobre as palavras encontradas.
  • Estimular a colaboração e o pensamento crítico em atividades em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LI09: Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
  • EF09LI19: Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade integra aspectos de vocabulário em inglês com uma compreensão mais ampla dos contextos culturais dos países de língua inglesa. A atividade vai além do simples reconhecimento de termos em inglês, abrangendo também uma discussão profunda sobre o significado das palavras no cenário global, o que inclui a história, geografia e cultura dos países de inglês. Tal abordagem interdisciplinar reforça o compromisso de integrar saberes de diversas áreas do conhecimento para uma formação crítica e cidadã, conforme estipulado pela BNCC.

  • Vocabulário em inglês de países de língua inglesa.
  • História e cultura de países anglófonos.
  • Intercâmbio e diversidade cultural.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula é fundamentada em práticas pedagógicas ativas, que engajam os alunos em processos de aprendizado interativos e colaborativos. Utilizar o caça palavras como ferramenta central possibilita aos estudantes aprender de forma lúdica e envolvente. A proposta envolve leitura, pesquisa e debate, fazendo uso de metodologias como aprendizagem cooperativa e discussão guiada. Essas abordagens buscam estimular os alunos a refletirem criticamente sobre os contextos culturais dos termos estudados, construindo uma compreensão mais rica e diversificada dos tópicos apresentados.

  • Aprendizagem cooperativa através de atividades em grupo.
  • Discussão guiada sobre contexto cultural e histórico.
  • Utilização de jogos lúdicos para engajamento e aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi planejada para durar uma única aula de 40 minutos. Durante esse tempo, os alunos primeiro se organizam em grupos, recebendo o caça palavras para completar. Na sequência, cada grupo realiza uma breve pesquisa sobre os termos encontrados e discute culturalmente o significado das palavras, preparando-se para a apresentação final. Por último, as apresentações rápidas são realizadas, com cada grupo compartilhando suas descobertas com a turma. Essa prática compacta permite cobrir os objetivos de aprendizagem de forma eficaz, sem sobrecarregar os alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade, dinâmica em grupos, pesquisa e discussão dos termos, apresentações rápidas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e introduzindo a atividade do dia. Explique que eles participarão de um caça-palavras cultural que envolve vocabulário em inglês relacionado a países de língua inglesa. Destaque que o objetivo é não apenas aprender novas palavras, mas também compreender o contexto cultural de cada termo encontrado. Aponte para o quadro branco os principais tópicos que serão abordados e esclareça dúvidas.

    Momento 2: Dinâmica em Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4-5 alunos. Distribua a folha impressa com o caça-palavras para cada grupo. Permita que os alunos se organizem em volta da folha e discutam estratégias para encontrar as palavras. Observe se há debates produtivos e intervenha se necessário para orientar e motivar os alunos a trabalharem em conjunto. Garanta que todos estejam participando e se comunicando de maneira eficaz.

    Momento 3: Pesquisa e Discussão dos Termos (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a começar a pesquisa sobre o significado cultural e histórico dos termos encontrados. Utilize livros e enciclopédias da biblioteca para essa tarefa. Permita que os grupos discutam as descobertas entre si e formem uma breve análise sobre cada termo. Circule pela sala para responder perguntas, fornecer orientação e incentivar um pensamento crítico. Pergunte aos alunos como os termos se relacionam com o que conhecem sobre o mundo contemporâneo, estimulando conexões mais profundas.

    Momento 4: Apresentações Rápidas (Estimativa: 5 minutos)
    Peça para que cada grupo escolha um representante para apresentar rapidamente um termo e suas descobertas culturais para o restante da turma. Incentive apresentações claras e focadas. Ao final de cada apresentação, faça perguntas que provoquem reflexão e discussão entre os alunos. Avalie a compreensão dos alunos por meio de suas apresentações e sua habilidade em conectar cultura e vocabulário.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir inclusão e acessibilidade, permita que os alunos escolham papéis dentro dos grupos que melhor se adaptem às suas habilidades e conforto. Certifique-se de que cada aluno esteja sendo ouvido em discussões em grupo, intervindo a favor de quem parece ser mais reservado. Para alunos com dificultadores de leitura, como dislexia, você pode criar uma versão em fonte maior ou uma lista de palavras para serem encontradas antes de iniciar a atividade. Além disso, considere fornecer áudio-descrições para termos culturais, caso necessário, para apoiar melhor todos os alunos na sala de aula.

Avaliação

A avaliação nesta atividade será contínua e baseada em múltiplos aspectos do engajamento e aprendizado dos alunos. Primeiro, cada grupo será avaliado pela colaboração demonstrada durante o caça palavras e discussão, observando-se ética, respeito e contribuição individual. Em seguida, a profundidade e clareza das apresentações finais serão consideradas. Além disso, será realizada uma autoavaliação para incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre seu processo de aprendizado. Feedback formativo será oferecido após as apresentações, destacando acertos e orientando para melhorias, promovendo o crescimento contínuo.

  • Avaliação da colaboração em grupo durante a atividade.
  • Análise da apresentação final e do conteúdo discutido.
  • Autoavaliação para promoção da reflexão crítica e feedback formativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização deste plano de aula incluem materiais impressos, como as folhas de caça palavras e materiais de pesquisa adicionais, como enciclopédias ou livros de história, disponíveis na biblioteca escolar. Tais recursos são fundamentais para proporcionar uma experiência tangível de aprendizado, especialmente dada a ausência de dispositivos digitais nesta atividade. Além disso, a utilização de quadros brancos e marcadores facilita a visualização e a dinâmica das discussões em grupo. A escolha por recursos analógicos fomenta o desenvolvimento de habilidades analíticas e de pesquisa de maneira tradicional e efetiva.

  • Folhas impressas de caça palavras em inglês.
  • Livros e enciclopédias da biblioteca escolar.
  • Quadro branco e marcadores para anotações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores e, portanto, este plano busca fornecer suporte específico sem sobrecarregar. A inclusão e acessibilidade são centrais nesta atividade, mesmo na ausência de necessidades especiais na turma. Estratégias de inclusão, como a formação de grupos heterogêneos, promovem a interação entre alunos com diferentes habilidades, incentivando um ambiente inclusivo e cooperativo. Caso surjam dificuldades durante a condução da atividade, recomenda-se o acompanhamento adicional ao aluno, como diálogo individual ou adaptação momentânea de tarefas. A atividade, sem o uso de recursos digitais, reforça um aprendizado mais direto e fácil de adaptar em apoio personalizado.

  • Formação de grupos heterogêneos para promover inclusão.
  • Acompanhamento individual para alunos que necessitam de suporte extra.
  • Adaptação e flexibilização das atividades mediante dificuldades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo