Construtores de Diálogos

Desenvolvida por: Silvân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Comunicação Oral em Inglês

A atividade Construtores de Diálogos insere os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma imersiva experiência de aprendizado da língua inglesa, aplicando a metodologia de Sala de Aula Invertida. Antecipadamente, os estudantes terão acesso a vídeos e materiais digitais focalizados em expressões usuais e vocabulário específico do idioma. Durante a aula, promove-se a união dos alunos em pequenos grupos, visando a elaboração de diálogos originados de cenários do cotidiano ou de natureza imaginária, incorporando o léxico previamente assimilado. A apresentação destes diálogos será feita de maneira criativa, com o auxílio de vestimentas simples e objetos variados que enriqueçam as cenas representadas, fomentando assim uma atmosfera dinâmica de aprendizado. A meta é propiciar uma experiência rica em produção oral, estimulando simultaneamente a criatividade, a cooperação e a fluência no idioma entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são aprimorar a capacidade dos alunos em comunicar-se oralmente em inglês, expandir o vocabulário e familiarizar com diferentes expressões idiomáticas. Visa também fomentar a criatividade e o trabalho em equipe ao instigar os estudantes a criarem e apresentarem diálogos baseados em vocabulário estudado previamente. Dessa forma, busca-se não apenas o ensino da língua, mas o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes.

  • Aprimorar a habilidade oral em inglês
  • Expandir o vocabulário e o conhecimento de expressões comuns
  • Estimular a criatividade na construção de diálogos
  • Promover a cooperação e trabalho em grupo
  • Aprofundar o entendimento cultural por meio da língua

Conteúdo Programático

A atividade abordará conteúdos essenciais para o desenvolvimento da fluência oral em inglês, incluindo vocabulário específico, expressões usuais, e a construção de diálogos em contextos variados. Também será enfatizada a importância da expressão corporal e o uso de adereços na comunicação, elementos que enriquecem a transmissão de mensagens. Esses conteúdos são fundamentais para que os alunos ampliem não apenas sua capacidade linguística, mas também sua expressividade e habilidade de trabalhar em equipe.

  • Vocabulário específico em inglês
  • Expressões comuns em inglês
  • Criação de diálogos em contextos variados
  • Expressão corporal na comunicação
  • Uso de adereços para enriquecer a apresentação

Metodologia

Adotando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos preparar-se-ão antes da aula através de vídeos e recursos digitais. Na sala, utilizar-se-á a metodologia Atividade Mão-na-massa para a criação de diálogos e a Aprendizagem Baseada em Jogos durante as apresentações, tornando a aprendizagem mais envolvente. A colaboração entre os alunos será incentivada, permitindo que aprendam uns com os outros e criem juntos, numa abordagem prática e participativa.

  • Sala de Aula Invertida
  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em grupo
  • Apresentações práticas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Construtores de Diálogos será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos. Na primeira aula, após breve revisão dos conteúdos pré-estudados, os alunos serão divididos em grupos para a criação dos diálogos. Na segunda aula, dedicar-se-á à apresentação dos diálogos, permitindo a interação e feedback entre os grupos.

  • Aula 1: Revisão do material pré-aula e criação dos diálogos em grupos
  • Aula 2: Apresentação dos diálogos e feedback

Avaliação

A avaliação será contínua, observando a participação individual e em grupo durante a criação e apresentação dos diálogos. Critérios como correção linguística, criatividade na construção dos cenários, uso adequado do vocabulário e expressões estudadas, e habilidade de trabalhar em equipe serão considerados. Feedback construtivo será fornecido, visando o aprimoramento contínuo dos alunos em aspectos linguísticos e colaborativos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso a internet para o estudo prévio com vídeos e materiais digitais, além de adereços simples que os alunos possam usar para enriquecer suas apresentações. A escolha de materiais acessíveis assegura a participação de todos os alunos e estimula a criatividade na hora de representar os diálogos construídos.

  • Vídeos e materiais digitais para estudo prévio
  • Adereços simples para as apresentações
  • Espaço adequado para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo