A atividade Construtores de Diálogos insere os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma imersiva experiência de aprendizado da língua inglesa, aplicando a metodologia de Sala de Aula Invertida. Antecipadamente, os estudantes terão acesso a vídeos e materiais digitais focalizados em expressões usuais e vocabulário específico do idioma. Durante a aula, promove-se a união dos alunos em pequenos grupos, visando a elaboração de diálogos originados de cenários do cotidiano ou de natureza imaginária, incorporando o léxico previamente assimilado. A apresentação destes diálogos será feita de maneira criativa, com o auxílio de vestimentas simples e objetos variados que enriqueçam as cenas representadas, fomentando assim uma atmosfera dinâmica de aprendizado. A meta é propiciar uma experiência rica em produção oral, estimulando simultaneamente a criatividade, a cooperação e a fluência no idioma entre os participantes.
Os principais objetivos desta atividade são aprimorar a capacidade dos alunos em comunicar-se oralmente em inglês, expandir o vocabulário e familiarizar com diferentes expressões idiomáticas. Visa também fomentar a criatividade e o trabalho em equipe ao instigar os estudantes a criarem e apresentarem diálogos baseados em vocabulário estudado previamente. Dessa forma, busca-se não apenas o ensino da língua, mas o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes.
A atividade abordará conteúdos essenciais para o desenvolvimento da fluência oral em inglês, incluindo vocabulário específico, expressões usuais, e a construção de diálogos em contextos variados. Também será enfatizada a importância da expressão corporal e o uso de adereços na comunicação, elementos que enriquecem a transmissão de mensagens. Esses conteúdos são fundamentais para que os alunos ampliem não apenas sua capacidade linguística, mas também sua expressividade e habilidade de trabalhar em equipe.
Adotando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos preparar-se-ão antes da aula através de vídeos e recursos digitais. Na sala, utilizar-se-á a metodologia Atividade Mão-na-massa para a criação de diálogos e a Aprendizagem Baseada em Jogos durante as apresentações, tornando a aprendizagem mais envolvente. A colaboração entre os alunos será incentivada, permitindo que aprendam uns com os outros e criem juntos, numa abordagem prática e participativa.
A atividade Construtores de Diálogos será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos. Na primeira aula, após breve revisão dos conteúdos pré-estudados, os alunos serão divididos em grupos para a criação dos diálogos. Na segunda aula, dedicar-se-á à apresentação dos diálogos, permitindo a interação e feedback entre os grupos.
A avaliação será contínua, observando a participação individual e em grupo durante a criação e apresentação dos diálogos. Critérios como correção linguística, criatividade na construção dos cenários, uso adequado do vocabulário e expressões estudadas, e habilidade de trabalhar em equipe serão considerados. Feedback construtivo será fornecido, visando o aprimoramento contínuo dos alunos em aspectos linguísticos e colaborativos.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso a internet para o estudo prévio com vídeos e materiais digitais, além de adereços simples que os alunos possam usar para enriquecer suas apresentações. A escolha de materiais acessíveis assegura a participação de todos os alunos e estimula a criatividade na hora de representar os diálogos construídos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula