Nesta atividade dinâmica e interativa chamada 'Crash News! - Desafio de Notícias Falsas', alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a aprofundar suas habilidades de leitura, escrita e análise crítica na língua inglesa. Os participantes serão desafiados a identificar notícias falsas (fake news) e a criar suas próprias notícias em inglês, focando na importância de checar fontes e verificar a credibilidade da informação. Eles trabalharão em grupos para desenvolver e compartilhar notícias, promovendo um debate enriquecedor sobre as técnicas usadas para criar e identificar fake news. Ao final, este projeto visa não só aprimorar as habilidades lingüísticas em inglês, mas também estimular a consciência crítica dos alunos sobre o impacto das notícias falsas na sociedade.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver habilidades de análise crítica e consciência digital nos alunos, enquanto pratica a leitura e escrita em língua inglesa. Eles aprenderão a identificar características de notícias falsas e a importância de verificar fontes e a credibilidade da informação. Além disso, será incentivado o desenvolvimento de habilidades de comunicação em inglês, por meio da criação e apresentação de notícias. Esta atividade também busca promover o pensamento crítico e a conscientização sobre o papel da mídia e das notícias na sociedade contemporânea.
O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente desenvolvido para abordar aspectos essenciais do fenômeno das notícias falsas e da literacia digital, enquanto pratica a língua inglesa. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de notícias falsas, suas técnicas de criação e maneiras de identificar e combatê-las. Além disso, discussões sobre a responsabilidade do consumo e compartilhamento de informações online complementarão o aprendizado.
Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, esta atividade proporcionará aos alunos uma experiência de aprendizado dinâmica e prática. Eles serão divididos em grupos para pesquisar, criar e apresentar notícias falsas em inglês, seguido por sessões de análise e debate sobre as características, impacto e detecção de fake news. Abordaremos este tema de forma interativa, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar a teoria na prática, enquanto aprimoram suas habilidades linguísticas em um contexto real e atual.
Esta atividade será realizada em uma sessão de 1,2 horas de aula. Durante este tempo, os alunos serão guiados através das fases de pesquisa, discussão, criação e análise crítica, culminando em uma rica experiência de aprendizado sobre as notícias falsas na era digital.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade, na qualidade e originalidade das notícias falsas criadas, além da capacidade de argumentação durante as análises e discussões. Para a nota final, serão considerados critérios como criatividade, uso adequado da língua inglesa, habilidades críticas demonstradas na identificação de fake news e contribuição para o debate em classe. Exemplos de notícias bem elaboradas e análises críticas perspicazes serão destacados como modelo de excelência.
Para a realização desta atividade, utilizaremos diversas ferramentas e recursos tecnológicos. A pesquisa por fontes confiáveis e a criação das notícias podem ser feitas através de computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet. Além disso, a sala de aula poderá ser adaptada para facilitar as apresentações e debates, promovendo um ambiente interativo e inclusivo para todos os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula