Esta atividade tem como objetivo fundamental o desenvolvimento das habilidades argumentativas e persuasivas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o uso eficiente da língua inglesa. Será implementada através da divisão da turma em dois grupos, cada um recebendo uma perspectiva oposta sobre o tema 'O impacto das redes sociais na sociedade'. Os alunos serão encorajados a pesquisar e apresentar argumentos, dados, evidências e exemplos para defender seu ponto de vista em um debate estruturado. Este cenário promove a prática essencial de habilidades de falar, ouvir e pesquisar em inglês, estimulando a organização lógica dos argumentos e o uso eficiente do léxico. Além disso, proporcionará a experiência de trabalhar em equipe, desenvolver a habilidade de pensar criticamente sobre um tópico contemporâneo relevante e aprimorar a fluência na língua inglesa.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática intensiva do idioma inglês por meio de um exercício prático de pesquisa, discussão e argumentação. Os alunos deverão ser capazes de compilar e sintetizar informações de diversas fontes, estruturando seus argumentos de maneira lógica e coerente. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes tenham desenvolvido significativamente suas habilidades de falar, ouvir e argumentar em inglês, além de terem aprimorado sua capacidade de trabalhar em equipe e de avaliar criticamente os impactos das redes sociais na sociedade.
O programa cubrirá práticas essenciais de desenvolvimento de argumentos em inglês, abrangendo a seleção e organização de dados e evidências relevantes, técnicas de persuasão verbal e não verbal, além de noções de trabalho em equipe e escuta ativa. Os alunos serão incentivados a explorar diferentes fontes de informação para embasar seus argumentos, treinando assim sua capacidade de pesquisa e síntese de informação em um segundo idioma.
Adotaremos uma abordagem de aprendizado ativo centrada no aluno, combinando Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos terão a oportunidade de pesquisar o tema proposto fora da sala de aula, seguido de discussões em pequenos grupos para consolidar seus argumentos. Por fim, o debate será conduzido em sala, seguindo regras claras para garantir uma experiência educativa construtiva e inclusiva. Esta metodologia tem como objetivo não somente o domínio do idioma, mas também o desenvolvimento de competências sociais e críticas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à pesquisa e à preparação de seus argumentos em grupo. Na segunda aula, ocorrerá o debate propriamente dito, onde cada equipe terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e responder aos argumentos adversários.
A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de apresentarem argumentos claros e bem fundamentados, uso eficiente do idioma inglês, habilidade de trabalho em equipe, respeito pelo turno de fala e capacidade de refutar argumentos de forma respeitosa e construtiva. Elementos como coesão do grupo, contribuições individuais e uso de evidências concretas sustentando os argumentos serão especialmente considerados. Além disso, haverá uma autoavaliação e avaliação por pares para estimular a reflexão crítica sobre o desempenho individual e do grupo.
Utilizaremos uma ampla gama de recursos para facilitar o aprendizado e a participação dos alunos, incluindo acesso à internet para pesquisa, projeção de vídeos e artigos, além de fichas de leitura e guias de argumentação. Os recursos visam apoiar os alunos na coleta de informações pertinentes e na organização de seus pensamentos de maneira estruturada, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
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