Debate Reino de Argumentos

Desenvolvida por: Valdir… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: O impacto das redes sociais na sociedade

Esta atividade tem como objetivo fundamental o desenvolvimento das habilidades argumentativas e persuasivas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o uso eficiente da língua inglesa. Será implementada através da divisão da turma em dois grupos, cada um recebendo uma perspectiva oposta sobre o tema 'O impacto das redes sociais na sociedade'. Os alunos serão encorajados a pesquisar e apresentar argumentos, dados, evidências e exemplos para defender seu ponto de vista em um debate estruturado. Este cenário promove a prática essencial de habilidades de falar, ouvir e pesquisar em inglês, estimulando a organização lógica dos argumentos e o uso eficiente do léxico. Além disso, proporcionará a experiência de trabalhar em equipe, desenvolver a habilidade de pensar criticamente sobre um tópico contemporâneo relevante e aprimorar a fluência na língua inglesa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática intensiva do idioma inglês por meio de um exercício prático de pesquisa, discussão e argumentação. Os alunos deverão ser capazes de compilar e sintetizar informações de diversas fontes, estruturando seus argumentos de maneira lógica e coerente. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes tenham desenvolvido significativamente suas habilidades de falar, ouvir e argumentar em inglês, além de terem aprimorado sua capacidade de trabalhar em equipe e de avaliar criticamente os impactos das redes sociais na sociedade.

  • Desenvolver a fluência oral e a compreensão auditiva em inglês.
  • Praticar a pesquisa e a síntese de informações em inglês.
  • Aprimorar habilidades de argumentação e defesa de ponto de vista.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de ouvir opiniões divergentes.
  • Estimular o pensamento crítico sobre o uso das redes sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LI10: Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
  • EF09LI11: Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).

Conteúdo Programático

O programa cubrirá práticas essenciais de desenvolvimento de argumentos em inglês, abrangendo a seleção e organização de dados e evidências relevantes, técnicas de persuasão verbal e não verbal, além de noções de trabalho em equipe e escuta ativa. Os alunos serão incentivados a explorar diferentes fontes de informação para embasar seus argumentos, treinando assim sua capacidade de pesquisa e síntese de informação em um segundo idioma.

  • Técnicas básicas de argumentação e debate
  • Estratégias de persuasão verbal e não verbal
  • Pesquisa e seleção de informações em inglês
  • Organização lógica de argumentos
  • Escuta ativa e respeito por opiniões divergentes

Metodologia

Adotaremos uma abordagem de aprendizado ativo centrada no aluno, combinando Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos terão a oportunidade de pesquisar o tema proposto fora da sala de aula, seguido de discussões em pequenos grupos para consolidar seus argumentos. Por fim, o debate será conduzido em sala, seguindo regras claras para garantir uma experiência educativa construtiva e inclusiva. Esta metodologia tem como objetivo não somente o domínio do idioma, mas também o desenvolvimento de competências sociais e críticas.

  • Pesquisa e preparação pré-debate
  • Roda de debate
  • Construção coletiva de argumentos
  • Feedback e reflexão pós-debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à pesquisa e à preparação de seus argumentos em grupo. Na segunda aula, ocorrerá o debate propriamente dito, onde cada equipe terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e responder aos argumentos adversários.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação de argumentos
  • Aula 2: Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de apresentarem argumentos claros e bem fundamentados, uso eficiente do idioma inglês, habilidade de trabalho em equipe, respeito pelo turno de fala e capacidade de refutar argumentos de forma respeitosa e construtiva. Elementos como coesão do grupo, contribuições individuais e uso de evidências concretas sustentando os argumentos serão especialmente considerados. Além disso, haverá uma autoavaliação e avaliação por pares para estimular a reflexão crítica sobre o desempenho individual e do grupo.

Materiais e ferramentas:

Utilizaremos uma ampla gama de recursos para facilitar o aprendizado e a participação dos alunos, incluindo acesso à internet para pesquisa, projeção de vídeos e artigos, além de fichas de leitura e guias de argumentação. Os recursos visam apoiar os alunos na coleta de informações pertinentes e na organização de seus pensamentos de maneira estruturada, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Vídeos e artigos sobre o tema
  • Fichas de leitura e guias de argumentação
  • Ferramentas de apresentação para o debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo