A atividade propõe uma imersão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no universo da escrita digital em Inglês, utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate. Os estudantes serão desafiados a discutir temas contemporâneos, empregando novas formas de escrita digital, incluindo abreviações, combinações de letras e números, pictogramas e símbolos gráficos, que são frequentemente utilizados nas plataformas digitais. O objetivo é fomentar a compreensão e a produção oral e escrita em cenários informais de comunicação, expandindo seu léxico e habilidades comunicativas no âmbito digital em inglês. Ao engajarem em debates estruturados, os alunos terão a oportunidade de praticar a argumentação crítica e construtiva, valorizando a diversidade de opiniões e o respeito mútuo. Esta atividade prática visa também familiarizar os estudantes com as convenções de comunicação digital em inglês, preparando-os para interações mais eficazes e autênticas em contextos globais.
Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento de habilidades essenciais para a comunicação efetiva em inglês no contexto digital. Pretende-se que os alunos sejam capazes de distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos e produzir textos digitais que reflitam posicionamento crítico com relação a temas de interesse coletivo. Além disso, é crucial que os estudantes reconheçam e apliquem novas formas de escrita digital típicas dos gêneros digitais na elaboração de suas mensagens. Com isso, espera-se uma ampliação do repertório linguístico dos alunos, em especial o vocabulário relacionado à comunicação digital em inglês, e aprimoramento da habilidade de argumentar com clareza e respeito às opiniões alheias.
O conteúdo programático abrange desde o reconhecimento e uso de abreviações, combinações de letras e números, pictogramas e símbolos gráficos, até o desenvolvimento de habilidades de argumentação em debates. Os alunos explorarão exemplos de textos argumentativos, memes, tweets, posts em blogs e outros gêneros digitais em inglês, garantindo uma aprendizagem significativa e contextualizada das novas formas de escrita digital. A análise crítica de mensagens em contextos digitais será incentivada, promovendo assim uma compreensão mais profunda dos mecanismos de persuasão e argumentação.
A metodologia envolverá a realização de Rodas de Debate, onde os alunos serão incentivados a utilizar as novas formas de escrita digital em inglês em suas argumentações. Antes dos debates, haverá sessões de exploração de recursos digitais para familiarização com o léxico e as convenções em questão. Serão realizadas atividades mão-na-massa para a prática da produção textual digital, incluindo a criação de posts, memes, e mensagens instantâneas. A aprendizagem baseada em projetos será utilizada para o desenvolvimento de campanhas ou fóruns de discussão online sobre temas de interesse coletivo, permitindo aos alunos aplicarem de forma integrada os conhecimentos adquiridos.
A carga horária total da atividade é de 1 hora, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos e realizadas as atividades de familiarização com a escrita digital em inglês. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, aplicação do conhecimento em uma atividade prática e avaliação.
A avaliação será contínua e formativa, baseando-se na participação ativa dos alunos nas atividades propostas, especialmente nas Rodas de Debate, e na qualidade das produções textuais digitais em inglês. Será avaliada a capacidade dos alunos de integrar as novas formas de escrita digital em suas argumentações, a clareza e coesão dos pontos de vista apresentados, bem como a habilidade de distinguir fatos de opiniões. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar a melhoria contínua. A avaliação também incluirá a análise crítica de textos e a criação de conteúdo digital que reflita um posicionamento crítico sobre temas de interesse coletivo.
Os recursos incluirão acesso a computadores com conexão à internet, plataformas digitais para criação e compartilhamento de conteúdos (blogs, fóruns online, geradores de memes), além de materiais de apoio como glossários e exemplos de textos digitais em inglês. Será essencial garantir um ambiente que incentive a interação e a criatividade, possibilitando aos alunos explorar diferentes ferramentas e expressar suas ideias livremente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula