Esta proposta pedagógica tem como objetivo engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na criação de infográficos em inglês sobre temas de interesse coletivo global. A atividade começa com um entendimento do que são infográficos e seus elementos, seguido pela escolha de um tema relevante como sustentabilidade, direitos humanos ou saúde global. Os estudantes, trabalhando em grupos, realizarão pesquisas para buscar dados e informações sobre o assunto escolhido. Posteriormente, farão uso de softwares de design ou plataformas online gratuitas para a organização e design dos dados em um formato de infográfico atrativo e informativo. A culminação da atividade será uma 'galeria de infográficos', onde os infográficos serão apresentados para toda a classe, iniciando uma discussão enriquecedora em inglês sobre os temas abordados.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos de articular questões globais através do uso eficaz da língua inglesa, tanto na forma escrita quanto verbal. Além disso, busca incentivar o pensamento crítico sobre temas de interesse coletivo global e a capacidade de sintetizar informações em um formato visualmente atraente e informativo. Por meio dessa tarefa, os alunos aprimorarão suas competências de pesquisa, trabalho em equipe e uso de tecnologias digitais.
Para concretizar os objetivos de aprendizado propostos, os estudantes serão introduzidos aos conceitos e técnicas envolvendo infográficos, incluindo a importância do design na comunicação de informações. A relevância de abordar questões globais como sustentabilidade, direitos humanos e saúde global, também será discutida como parte do conteúdo programático, com um foco especial na incorporação da língua inglesa como meio de expressão e discussão desses temas críticos.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão divididos em grupos para fomentar a colaboração e o engajamento ativo na aprendizagem. Essa abordagem permitirá que eles assumam papéis ativos em sua própria educação, explorando, pesquisando e aplicando informações para criar infográficos significativos. Essa metodologia promove uma aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos precisam aplicar conhecimentos multifacetados para solucionar desafios reais.
A carga horária total da atividade será de 20 horas, dividida em 24 aulas de 50 minutos cada. Essas aulas incluem desde a introdução ao projeto e conceitos iniciais, passando pela pesquisa, criação dos infográficos, até a preparação e execução da galeria de infográficos.
A avaliação será baseada em critérios claros e preestabelecidos, considerando a qualidade da pesquisa realizada, a efetividade da comunicação visual dos infográficos, a correção e a fluidez da língua inglesa durante as apresentações, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Será criada uma rubrica de avaliação que detalhará as expectativas para cada um desses critérios, possibilitando uma avaliação justa e transparente de cada grupo. A participação individual, a criatividade e a habilidade de argumentação durante a galeria de infográficos também serão valorizadas.
Para a realização desta atividade serão utilizadas ferramentas digitais de design, como Canva ou Piktochart, além de acesso à internet para pesquisas. Também será necessário um espaço apropriado para a realização da galeria de infográficos, que pode ser uma sala de aula ou corredor da escola, adaptado para a exposição dos trabalhos. Recursos adicionais incluem materiais de apoio para pesquisa sobre os temas tratados e acesso a exemplos de infográficos de qualidade para inspiração.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula