Infográficos Globais

Desenvolvida por: Lucas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Sustentabilidade, Direitos Humanos, Saúde Global

Esta proposta pedagógica tem como objetivo engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na criação de infográficos em inglês sobre temas de interesse coletivo global. A atividade começa com um entendimento do que são infográficos e seus elementos, seguido pela escolha de um tema relevante como sustentabilidade, direitos humanos ou saúde global. Os estudantes, trabalhando em grupos, realizarão pesquisas para buscar dados e informações sobre o assunto escolhido. Posteriormente, farão uso de softwares de design ou plataformas online gratuitas para a organização e design dos dados em um formato de infográfico atrativo e informativo. A culminação da atividade será uma 'galeria de infográficos', onde os infográficos serão apresentados para toda a classe, iniciando uma discussão enriquecedora em inglês sobre os temas abordados.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos de articular questões globais através do uso eficaz da língua inglesa, tanto na forma escrita quanto verbal. Além disso, busca incentivar o pensamento crítico sobre temas de interesse coletivo global e a capacidade de sintetizar informações em um formato visualmente atraente e informativo. Por meio dessa tarefa, os alunos aprimorarão suas competências de pesquisa, trabalho em equipe e uso de tecnologias digitais.

  • Fomentar a habilidade de comunicação em língua inglesa.
  • Desenvolver competências digitais através do uso de softwares e plataformas de design.
  • Promover o pensamento crítico sobre temas globais.
  • Aprimorar o trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade na apresentação de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LI01: Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • EF09LI12: Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.

Conteúdo Programático

Para concretizar os objetivos de aprendizado propostos, os estudantes serão introduzidos aos conceitos e técnicas envolvendo infográficos, incluindo a importância do design na comunicação de informações. A relevância de abordar questões globais como sustentabilidade, direitos humanos e saúde global, também será discutida como parte do conteúdo programático, com um foco especial na incorporação da língua inglesa como meio de expressão e discussão desses temas críticos.

  • Conceitos e elementos constitutivos dos infográficos.
  • Técnicas de pesquisa de dados confiáveis na internet.
  • Uso de softwares e plataformas de design para criação de infográficos.
  • Temas globais: sustentabilidade, direitos humanos, saúde global.
  • Discussão e apresentação em inglês.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão divididos em grupos para fomentar a colaboração e o engajamento ativo na aprendizagem. Essa abordagem permitirá que eles assumam papéis ativos em sua própria educação, explorando, pesquisando e aplicando informações para criar infográficos significativos. Essa metodologia promove uma aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos precisam aplicar conhecimentos multifacetados para solucionar desafios reais.

  • Formação de grupos para o trabalho colaborativo.
  • Sessões de brainstorming para escolha do tema.
  • Pesquisa guiada e coleta de informações.
  • Criação de infográficos utilizando ferramentas digitais.
  • Preparação e realização da ‘galeria de infográficos’.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 20 horas, dividida em 24 aulas de 50 minutos cada. Essas aulas incluem desde a introdução ao projeto e conceitos iniciais, passando pela pesquisa, criação dos infográficos, até a preparação e execução da galeria de infográficos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão de grupos.
  • Aula 2-3: Exploração de temas e escolha.
  • Aula 4-8: Pesquisa e coleta de dados.
  • Aula 9-15: Criação dos infográficos.
  • Aula 16-20: Preparação das apresentações.
  • Aula 21-24: Galeria de infográficos e discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios claros e preestabelecidos, considerando a qualidade da pesquisa realizada, a efetividade da comunicação visual dos infográficos, a correção e a fluidez da língua inglesa durante as apresentações, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Será criada uma rubrica de avaliação que detalhará as expectativas para cada um desses critérios, possibilitando uma avaliação justa e transparente de cada grupo. A participação individual, a criatividade e a habilidade de argumentação durante a galeria de infográficos também serão valorizadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão utilizadas ferramentas digitais de design, como Canva ou Piktochart, além de acesso à internet para pesquisas. Também será necessário um espaço apropriado para a realização da galeria de infográficos, que pode ser uma sala de aula ou corredor da escola, adaptado para a exposição dos trabalhos. Recursos adicionais incluem materiais de apoio para pesquisa sobre os temas tratados e acesso a exemplos de infográficos de qualidade para inspiração.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares e plataformas online de design de infográficos.
  • Materiais de apoio para pesquisa.
  • Espaço para exposição dos infográficos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo