Nesta atividade, 'Jornalistas do Futuro: Criando Notícias em Inglês', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de jornalistas internacionais em um contexto educacional interativo e imersivo. Os estudantes serão divididos em grupos e terão como desafio criar notícias em inglês sobre eventos fictícios ou reais ocorridos na escola ou na comunidade local. Este processo incluirá a investigação dos eventos, redação das notícias e, posteriormente, a apresentação destas de forma criativa, utilizando tecnologias atuais como vídeos ou podcasts para simular um ambiente jornalístico real. O objetivo da atividade é aprimorar as habilidades de leitura e escrita em inglês dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolve a capacidade de compreender e produzir discursos críticos sobre os eventos noticiados, levando em consideração a ética jornalística como a veracidade e a objetividade das informações. Além disso, ao simular a criação de um jornal televisivo ou de rádio, os alunos serão motivados a explorar diferentes formas de expressão e a trabalhar em equipe, promovendo assim, uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
A atividade 'Jornalistas do Futuro: Criando Notícias em Inglês' visa proporcionar aos alunos uma experiência educacional enriquecedora onde possam aplicar e expandir seus conhecimentos de língua inglesa de forma prática e contextualizada. Além do desenvolvimento linguístico, a atividade tem como objetivo estimular o pensamento crítico, o discernimento ético e a capacidade de trabalhar colaborativamente. Os estudantes aprenderão a importância da veracidade e objetividade no jornalismo, habilidades essenciais para a compreensão e produção de discursos críticos acerca de eventos atuais. Ao final, espera-se que os alunos não apenas aprimorem suas habilidades de escrita e leitura, mas também suas competências de fala e audição em inglês, através da apresentação dos noticiários.
O conteúdo programático desta atividade engloba vários aspectos do jornalismo e do uso da língua inglesa. Os alunos serão introduzidos ao vocabulário específico do jornalismo em inglês, estruturas gramaticais adequadas para redação de notícias, técnicas de entrevista e coleta de informações, além de discussões sobre ética jornalística. Também será dada ênfase ao uso de tecnologias digitais para a criação de conteúdo audiovisual, preparando os alunos para as apresentações finais de seus noticiários.
A realização desta atividade adotará metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, para promover um ambiente de imersão e interatividade. Os alunos serão inicialmente introduzidos ao conceito de jornalismo e às técnicas necessárias através de uma breve fase de pesquisa e estudo dirigido. Em seguida, em grupos, trabalharão na criação das notícias, onde cada membro do grupo terá um papel específico, incentivando assim a colaboração e a responsabilidade individual. O uso de tecnologias digitais será integrado ao longo do projeto, desde a fase de pesquisa até a apresentação final.
A atividade será realizada ao longo de duas sessões de 50 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto, discutirão o conceito de jornalismo e iniciará a pesquisa dos temas. Na segunda sessão, os alunos finalizarão suas notícias e realizarão as apresentações finais.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios como a clareza e a correção da língua inglesa utilizada, a originalidade e relevância dos conteúdos noticiosos, o nível de colaboração e participação dentro do grupo, assim como a qualidade técnica e criatividade das apresentações em vídeo ou podcast. Haverá feedback individual e coletivo, visando não só a avaliar o desempenho dos alunos, mas também proporcionar uma oportunidade de reflexão e aprendizado contínuos.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com conexão à internet, softwares de edição de áudio e vídeo, câmeras ou smartphones com capacidade de gravação de vídeo, e microfones para gravação de áudio. Além disso, recursos online como dicionários de inglês e sites de notícias internacionais serão utilizados para pesquisa e referência.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula