Pronúncia em Foco

Desenvolvida por: Prof J… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Pronúncia e Fonética

Nesta atividade, os alunos do 9º ano serão incentivados a mergulhar no mundo da fonética da língua inglesa, explorando e superando as dificuldades de pronúncia de palavras com variações de complexidade. Divididos em pequenos grupos, eles receberão listas com palavras cuidadosamente selecionadas por seu desafio fonético. Utilizando-se de dicionários de pronúncia e outros recursos online, os estudantes dedicarão tempo para pesquisar, praticar e aprimorar a pronúncia dessas palavras. A culminância dessa exploração será uma apresentação para os colegas, onde cada grupo destacará as regras fonéticas aplicadas, transformando o desafio individual em uma jornada coletiva de aprendizado. Além de aprimorar as habilidades de pronúncia, a atividade proporcionará um espaço rico para feedback coletivo, permitindo a discussão de dúvidas e o compartilhamento de dicas úteis entre alunos e professor, otimizando o processo de aprendizagem e tornando-os mais conscientes das nuances da língua inglesa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 9º ano tenham a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e habilidade na pronúncia da língua inglesa, focando numa abordagem prática e interativa. Esta experiência visa não apenas melhorar a precisão fonética dos alunos, mas também aumentar sua confiança ao usar o inglês em diversas situações comunicativas. Através da pesquisa e prática em grupo, espera-se desenvolver a habilidade de trabalhar colaborativamente na solução de problemas relacionados à pronúncia, além de fomentar a autodidática através da utilização de recursos online. A atividade também tem como meta estimular a reflexão sobre as próprias práticas de estudo da língua, destacando a importância das regras fonéticas na aprendizagem e uso efetivo do inglês.

  • Aprimorar a pronúncia de palavras em inglês de dificuldades variadas.
  • Compreender e aplicar regras fonéticas na pronúncia de palavras em inglês.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e autodidatismo utilizando recursos online.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Fomentar a confiança na utilização da língua inglesa em situações de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LI04: Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.
  • EF09LI05: Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
  • EF09LI16: Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica foi cuidadosamente desenhada para abordar aspectos cruciais da fonética e pronúncia na língua inglesa. Através da exploração de regras fonéticas e da prática intensiva, os alunos terão a oportunidade de se aprofundar nos mecanismos que governam a pronúncia de palavras neste idioma. Além disso, a atividade estimula a pesquisa autônoma utilizando recursos digitais, o desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em grupo e a capacidade de apresentar informações de forma clara e persuasiva.

  • Regras fonéticas do inglês
  • Uso de recursos online para pesquisa de pronúncia
  • Técnicas de pronúncia em inglês
  • Feedback coletivo sobre pronúncia
  • Estratégias de apresentação e exposição oral

Metodologia

Esta atividade pedagógica adota uma abordagem inovadora e interativa, utilizando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, para engajar os alunos em um processo de aprendizagem significativo. Pela prática direta (Mão-na-massa), os alunos explorarão os sons e a pronúncia de palavras em inglês. Rodas de debate serão utilizadas para discutir as dificuldades e compartilhar dicas. A aprendizagem baseada em projetos permitirá que os alunos criem apresentações sobre as regras fonéticas, enquanto a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos trarão dinamismo e interatividade para o processo de aprendizagem.

  • Prática direta com palavras de dificuldade variada
  • Roda de debate para discussão de dúvidas e estratégias
  • Utilização de recursos online para pesquisa autônoma
  • Apresentações em grupo sobre fonética e pronúncia
  • Feedback coletivo para aprimoramento da pronúncia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um período de duas aulas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, após uma breve introdução e formação dos grupos, os alunos começarão a pesquisa e prática com as palavras atribuídas. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e ao feedback coletivo, possibilitando uma rica troca de conhecimentos e estratégias de aprendizagem entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos, pesquisa e prática.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será feita com base na participação ativa dos alunos durante a pesquisa, prática e apresentação, considerando a qualidade da pronúncia, a capacidade de explicar as regras fonéticas aplicadas e a participação nas rodas de debates e sessões de feedback. A habilidade de trabalhar em grupo, a utilização adequada de recursos online e a melhoria perceptível na pronúncia ao longo da atividade também serão critérios avaliativos. Será valorizada a criatividade nas apresentações e a capacidade de oferecer feedback construtivo aos colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o acesso à internet para a pesquisa em dicionários de pronúncia online e outros recursos digitais relacionados à fonética da língua inglesa. Além disso, o uso de recursos audiovisuais como projetor ou TV para as apresentações dos grupos enriquecerá a experiência, permitindo uma entrega mais dinâmica e interativa. Materiais de apoio, como notas e gráficos, poderão auxiliar na exposição das regras fonéticas durante as apresentações.

  • Acesso a internet e computadores ou dispositivos móveis
  • Dicionários de pronúncia online
  • Recursos audiovisuais (projetor, TV)
  • Material de apoio para apresentações (notas, gráficos)

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