Leitura Criativa: Embarque em uma Jornada Literária

Desenvolvida por: Marini… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Práticas de leitura e pesquisa

Os alunos serão incentivados a escolher um livro de literatura em inglês, no qual lerão trechos selecionados em sala. Após a leitura, os estudantes se dividirão em grupos para discutir o desenvolvimento dos personagens, o enredo e as mensagens subjacentes. Por fim, cada grupo apresentará suas interpretações e criará uma representação artística (como um cartaz ou uma encenação curta) para expressar suas percepções sobre a obra, estimulando a leitura crítica e a criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade é promover a leitura crítica através da literatura em língua inglesa, desenvolvendo a capacidade de análise e interpretação textual. Os alunos trabalharão competências como a análise de personagens e enredo, identificação de temas e mensagens e a interpretação criativa através de representações artísticas. A atividade também visa desenvolver a colaboração em equipe e o respeito pelas diferentes perspectivas, já que os estudantes terão que discutir e negociar ideias para suas criações artísticas.

  • Desenvolver a leitura crítica de textos literários em inglês.
  • Aperfeiçoar a habilidade de análise e interpretação de personagens e enredo.
  • Incentivar a expressão criativa através de representações artísticas.
  • Promover o trabalho colaborativo e o respeito pelas diversas perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Estabelecer relações entre o texto literário e o contexto de sua produção, contemplando o impacto do tempo e do espaço sobre a construção narrativa.
  • EM13LP41: Analisar textos literários de diferentes gêneros e épocas, identificando aspectos simbólicos, estéticos, culturais e de efeito poético.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo das obras literárias selecionadas com foco nos elementos textuais e contextuais. Este estudo permite que os alunos interpretem simbolismos e temas discutidos no texto, bem como compreendam o desenvolvimento dos personagens e dos enredos. A análise crítica de textos literários será feita em conjunto com práticas de discussão em grupo, contribuindo para a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.

  • Análise de personagens e enredos nas obras literárias selecionadas.
  • Discussão das mensagens subjacentes e simbolismos presentes nos textos.
  • Representação artística das interpretações literárias.
  • Reflexão sobre as relações entre contexto histórico e manifestações literárias.

Metodologia

A metodologia inclui uma abordagem ativa e colaborativa, permitindo que os alunos escolham um livro de forma autônoma e se envolvam em discussões em grupo. A autonomia é reforçada na escolha de como representar artisticamente suas interpretações literárias, promovendo o protagonismo estudantil. Esta metodologia visa desenvolver competências interpessoais e reflexão crítica através da troca de ideias e construção coletiva de conhecimento.

  • Escolha autônoma de livros de literatura em inglês.
  • Discussões em grupo sobre a obra lida.
  • Criação de representações artísticas (cartazes, encenações curtas) para expressar interpretações.
  • Reflexão crítica conjunta.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será implementada em uma aula de 60 minutos, que será dividida em diferentes etapas para maximizar o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Os primeiros 20 minutos serão dedicados à leitura e reflexão inicial. Os próximos 20 minutos focarão em discussões em grupo, seguindo-se 20 minutos finais para a criação e apresentação das representações artísticas. Este cronograma foi delineado garantindo que cada etapa recebesse foco e tempo adequado.

  • Aula 1: Introdução à atividade, leitura de trechos, discussão em grupos e criação de representações artísticas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade, que é desenvolver a leitura crítica e a criatividade através da análise de obras literárias. Explique como será o processo e os resultados esperados. Permita que os alunos tirem dúvidas. É importante que você demonstre entusiasmo e destaque a importância da leitura crítica.

    Momento 2: Leitura de Trechos Selecionados (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que escolham seus livros previamente selecionados e façam a leitura dos trechos indicados. Oriente para que sublinhem ou anotem aspectos importantes sobre personagens e enredo. Passeie pela sala para assegurar que todos estão engajados. Observe se os alunos compreendem o texto e ofereça auxílio caso necessário.

    Momento 3: Discussão em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Os alunos devem formar grupos de 4 a 5 membros. Instrua-os a discutir sobre as características dos personagens, enredo, mensagens subjacentes e simbolismos. Pressione os grupos a respeitarem as opiniões alheias e incentivem o diálogo respeitoso. Observe se todos participam e intervenha gentilmente para garantir a colaboração entre todos os alunos.

    Momento 4: Criação de Representações Artísticas (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive os grupos a criar uma representação artística que sintetize suas interpretações sobre o trecho lido. Isso pode ser feito por meio de desenhos, pequenas encenações ou cartazes. Disponibilize materiais artísticos e oriente na organização do tempo para que consigam concluir suas criações. Avalie a criatividade e o engajamento dos grupos durante esse momento.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada e contínua, contemplando o engajamento nas discussões, a qualidade e criatividade das representações artísticas e as apresentações finais. O feedback será formatado para proporcionar insights construtivos sobre a capacidade de análise e interpretação de cada aluno. As metodologias avaliativas flexíveis permitem adaptações para alunos com necessidades específicas, garantindo que todos sejam avaliados de forma justa e equitativa.

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade nas representações artísticas.
  • Clareza e coerência nas apresentações dos grupos.

Materiais e ferramentas:

Os alunos terão acesso a livros literários em inglês adequados para seu nível de ensino, além de materiais artísticos para produzir as representações. A utilização de dispositivos eletrônicos para pesquisa e apresentações será incentivada, garantindo que a tecnologia atue como um facilitador para o aprendizado. Esses recursos foram selecionados para enriquecer o processo de ensino, proporcionando um ambiente dinâmico e interativo.

  • Livros literários em inglês.
  • Materiais artísticos (papéis, tintas, pincéis).
  • Dispositivos eletrônicos para pesquisa e apresentações digitais.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios diários que os docentes enfrentam, e por isso, propomos estratégias de inclusão e acessibilidade que sejam práticas, sem custos adicionais significativos e que otimizem o tempo do professor. Para os alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), sugerimos a implementação de rotinas claras e consistentes, com o auxílio de avisos visuais que facilitem a transição entre atividades. Durante as discussões em grupo, é essencial fomentar um ambiente acolhedor e seguro, encorajando a participação respeitosa de todos os alunos. Recursos de tecnologia assistiva, quando disponíveis, devem ser empregados para apoiar o aprendizado desses alunos de modo personalizado e eficaz.

  • Rotinas claras e consistentes apoiadas por avisos visuais.
  • Ambiente de discussão acolhedor que encoraja a participação.
  • Utilização de tecnologia assistiva, conforme disponível.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo