Bingo da Compreensão Oral

Desenvolvida por: Denilz… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Práticas de leitura e fruição, Práticas de leitura e pesquisa, Compreensão oral, Interação discursiva

Nesta atividade, os alunos aprimorarão suas habilidades auditivas em inglês através de uma dinâmica de bingo. Durante três aulas, eles explorarão expressões coloquiais em inglês, criando e participando de um jogo envolvente que promove tanto a prática auditiva quanto habilidades de leitura. Através dessas atividades, serão estimuladas a habilidade de comunicação oral e a compreensão auditiva, importantes competências para a utilização do inglês como língua de comunicação global. Na primeira aula, o foco será na apresentação das expressões, contextualizando seu uso. Na segunda aula, os alunos exercitarão a criatividade ao preparar suas cartelas de bingo com as expressões aprendidas. Finalmente, na terceira aula, eles participarão do jogo de bingo, colocando em prática o que aprenderam de maneira lúdica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na ampliação da compreensão auditiva em inglês através de contextos autênticos e interativos. Os alunos desenvolverão a habilidade de reconhecer expressões coloquiais comuns em uso cotidiano, uma etapa importante na aquisição fluente de uma língua estrangeira. Além disso, serão incentivados a usar essas expressões em diferentes contextos através da criação e adaptação das cartelas de bingo, promovendo assim um aprendizado significativo e engajado. Este processo não apenas ensina vocabulário, mas também aprofunda a compreensão cultural de contextos de uso da língua inglesa.

  • Melhorar a compreensão auditiva em inglês através de expressões coloquiais
  • Estimular a habilidade de comunicação oral utilizando o inglês
  • Promover o reconhecimento e uso de expressões idiomáticas em contextos comunicativos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste curso se concentra no domínio de expressões coloquiais em inglês, essenciais para uma comunicação eficaz e autêntica. Durante as aulas, os alunos serão guiados na identificação e utilização dessas expressões em vários cenários, ampliando assim suas habilidades linguísticas e sua compreensão das nuances culturais. A atividade de criação das cartelas de bingo permite que os alunos consolidem esse conhecimento de maneira prática e envolvente, facilitando a conexão intuitiva entre as palavras e seus significados.

  • Expressões coloquiais comuns em inglês
  • Prática auditiva focada em expressões idiomáticas
  • Criação de materiais personalizados em inglês

Metodologia

Este plano integra metodologias ativas que promovem o engajamento dos alunos. Inicia-se com uma abordagem expositiva para introduzir as expressões idiomáticas, seguida por uma atividade prática em que os alunos criam seu próprio material de aprendizado. Esta prática mão-na-massa possibilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos de forma significativa. A culminação se dá com a utilização de jogos como ferramenta de aprendizado, onde o bingo atua como um método lúdico que reforça a compreensão auditiva e a prática oral. Tal abordagem metodológica estimula o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de forma divertida e interativa.

  • Aula expositiva para introdução de expressões
  • Atividade prática de criação de cartões de bingo
  • Aprendizagem baseada em jogos com a dinâmica de bingo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade se desdobra em três aulas, cada uma com duração de 50 minutos. A primeira aula é dedicada à apresentação de expressões coloquiais comuns, utilizando material audiovisual para contextualização. A segunda aula envolve os alunos na criação dos cartões de bingo, o que não só reforça o aprendizado, mas também desperta a criatividade dos estudantes. Finalmente, a terceira aula é reservada para a realização do jogo de bingo, onde os alunos terão a oportunidade de praticar a escuta ativa e a aplicação das expressões aprendidas em um contexto interativo.

  • Aula 1: Introdução às expressões coloquiais comuns em inglês
  • Momento 1: Introdução às Expressões Coloquiais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e explique que eles aprenderão sobre expressões coloquiais em inglês. Apresente algumas expressões populares, contextualizando-as em situações do dia a dia. Aproveite materiais audiovisuais, como clipes de filmes ou séries, para ilustrar o uso dessas expressões.

    Momento 2: Apresentação Interativa (Estimativa: 15 minutos)
    Projete uma lista de expressões no quadro e discuta seu significado com a turma. Faça perguntas para estimular a participação, como 'Alguém já ouviu essa expressão antes?' ou 'Como vocês acham que essa expressão pode ser usada?'. Permita que os alunos participem ativamente, oferecendo suas interpretações. Acompanhe se todos estão acompanhando as explicações e incentive a interação.

    Momento 3: Atividade em Duplas - Prática de Exemplos (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para os alunos formarem duplas e criarem pequenos diálogos usando as expressões discutidas. Circule pela sala, oferecendo suporte e corrigindo possíveis erros. É importante que cada dupla apresente seu diálogo para a turma, incentivando o uso das expressões de maneira natural. Avalie o entendimento a partir da criatividade e correção dos exemplos criados pelos alunos.

    Momento 4: Revisão e Consolidação (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula revisando as expressões apresentadas. Pergunte aos alunos o que eles acharam mais interessante ou desafiador sobre o uso das expressões. Aborde possíveis dúvidas e assegure-se de que todos compreendam o conteúdo. Dê feedback sobre a participação da turma durante a aula e destaque bons exemplos de interação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que têm baixa participação devido a fatores socioeconômicos, procure criar um ambiente acolhedor e seguro onde eles possam expressar suas ideias sem medo de julgamento. Considere fornecer acesso a materiais visuais antecipadamente ou permitir que utilizem dispositivos móveis durante a aula para buscar vídeos ou exemplos adicionais, caso não tenham recurso em casa. Permita maior flexibilidade nas formas de apresentação do diálogo em duplas, como roteiros escritos ou performances simplificadas, incentivando a participação de acordo com o conforto dos alunos.

  • Aula 2: Criação dos cartões de bingo
  • Momento 1: Revisão das Expressões (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando as expressões coloquiais aprendidas na aula anterior. Utilize um breve jogo de perguntas e respostas para relembrar o significado e uso das expressões. Projete no quadro as expressões e peça para que os alunos expliquem a forma de uso em contexto. Observe se todos estão participando e incentive aqueles que estão mais retraídos a contribuírem.

    Momento 2: Introdução à Criação dos Cartões de Bingo (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão criar cartões de bingo personalizados utilizando as expressões coloquiais. Mostre um exemplo de cartão de bingo já preenchido para ilustrar o objetivo final. Permita perguntas e esclarecimentos sobre a atividade, garantindo que todos compreendam o que é esperado.

    Momento 3: Criação dos Cartões de Bingo (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua materiais, como folhas e canetas coloridas, para que os alunos possam desenhar e personalizar seus cartões de bingo. Permita que escolham as expressões a incluir nos cartões, motivando a diversidade na escolha. Circule pela sala para oferecer suporte, responder perguntas e garantir que os alunos estejam utilizando corretamente as expressões. Avalie o engajamento e a criatividade ao observar os cartões conforme vão sendo criados.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os alunos compartilhem seus cartões de bingo com a turma ou em pequenos grupos. Incentive os alunos a explicarem suas escolhas de expressões e a lógica por trás da personalização do cartão. Dê feedback positivo à turma, elogiando a criatividade e habilidade de comunicação. Finalize a aula dando uma breve avaliação sobre a qualidade do trabalho e participação dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere oferecer materiais impressos antecipadamente para alunos que possam enfrentar dificuldades em acompanhar a atividade no ritmo proposto. Permita que alunos com dificuldade na escrita possam desenhar ou digitalizar seus cartões utilizando aplicativos de design em dispositivos móveis, se disponível. Crie um ambiente acolhedor para discussões e compartilhamentos, reforçando que não há 'respostas erradas' e incentivando a participação de todos. Seja flexível na apresentação dos cartões, permitindo formas alternativas para alunos que possam precisar, como gravações de voz explicativas ou desenhos simplificados. Incentive a parceria entre os alunos, para que aqueles que possuem mais facilidade apoiem os colegas que enfrentam desafios econômicos ou sociais.

  • Aula 3: Jogo de bingo e prática auditiva
  • Momento 1: Revisão Final das Expressões (15 minutos)
    Inicie a aula revisando as expressões coloquiais que irão aparecer no jogo de bingo. Utilize um breve quiz oral para envolver os alunos e garantir que todos relembrem o significado e o uso das expressões abordadas. Incentive a participação ativa, fazendo perguntas como “Quem pode dar um exemplo de frase usando esta expressão?”. Observe se os alunos estão engajados e dê dicas ou revele significados conforme necessário.

    Momento 2: Explicação do Jogo de Bingo (10 minutos)
    Explique detalhadamente como funcionará o bingo. Informe aos alunos que as expressões serão ditas em frases e eles deverão identificar e marcar no cartão o que ouvirem. Deixe claro as regras, como quantidade de expressões marcadas para ganhar, e reforço de habilidades auditivas ao ouvir atentamente cada expressão no contexto. Permita perguntas para garantir que todos entendam as regras do jogo.

    Momento 3: Jogo de Bingo - Prática Auditiva (20 minutos)
    Inicie o jogo de bingo lendo as frases que contêm as expressões coloquiais. Peça atenção aos alunos para que identifiquem as expressões corretamente. Caso necessário, repita algumas frases para maior compreensão. Durante o jogo, ande pela sala para monitorar o progresso dos alunos e oferecer ajuda se necessário. Incentive um ambiente amigável e divertido, lembrando aos alunos que o principal objetivo é a prática auditiva e não apenas ganhar o jogo.

    Momento 4: Discussão e Reflexão (5 minutos)
    Finalize a aula com uma rápida discussão sobre quais expressões foram mais fáceis e mais difíceis de identificar. Pergunte o que aprenderam com o jogo e como se sentiram durante a atividade auditiva. Avalie informalmente a compreensão auditiva e o engajamento observando a participação dos alunos e as respostas durante a discussão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com baixa participação por fatores socioeconômicos, incentive a colaboração em pares durante o bingo, permitindo que eles se apoiem na identificação das expressões. Considere repetir frases mais de uma vez e em um ritmo claro, para aqueles que possam ter distrações ou deficiências auditivas. Forneça cartões de bingo impressos antecipadamente e sugestões de frases já conhecidas para se conectarem com o jogo, promovendo confiança. Lembre-se de que a diversão e a prática são os maiores objetivos, então mantenha sempre um tom encorajador e positivo, elogiando o esforço individual e coletivo dos alunos para promover um ambiente inclusivo.

Avaliação

Para avaliar o aprendizado, usaremos uma metodologia diversificada, abrangendo tanto avaliação formativa quanto somativa. Na forma formativa, durante as duas primeiras aulas, o feedback será contínuo através de observações enquanto os alunos criam seus cartões e praticam as expressões. Este feedback visa melhorar a apreensão e uso das expressões em contexto. Já a avaliação somativa será realizada ao final do jogo de bingo, considerando a capacidade dos alunos de reconhecer e marcar as expressões corretas. Exemplos práticos incluem a observação de participação no jogo e pontuação alcançada nas cartelas de bingo, ajustada para refletir a compreensão correta.

  • Feedback formativo durante atividades de criação
  • Avaliação somativa através do desempenho no jogo de bingo

Materiais e ferramentas:

Os recursos a serem utilizados são cuidadosamente selecionados para garantir que todos os alunos tenham acesso não apenas aos materiais fundamentais, mas também a ferramentas que enriqueçam a experiência de aprendizagem. Entre os recursos estão materiais audiovisuais para a introdução de expressões e fichas básicas para confecção das cartelas de bingo. Aproveitar tecnologias como aplicativos de aprendizado de idiomas pode ser um diferencial, proporcionando maior envolvimento e prática além da sala de aula tradicional.

  • Materiais audiovisuais para contextualização de expressões
  • Fichas para elaboração de cartões de bingo
  • Aplicativos de aprendizado de inglês

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que as demandas diárias do ensino são complexas e desafiadoras, mas é essencial garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado. Para os alunos que enfrentam barreiras socioeconômicas, estratégias como o uso de recursos gratuitos disponíveis online podem ser uma excelente alternativa. Se necessário, os professores podem apoiar alguns alunos na criação dos materiais ou fornecer exemplos prontos para aqueles que têm menos tempo ou recursos. Para garantir a participação plena, sugere-se também realizar atividades em grupos, promovendo um ambiente colaborativo e integrador.

  • Utilizar recursos gratuitos e online para acesso a todos
  • Atividades em grupo para promover integração e suporte
  • Adaptações na carga de atividades para alunos com limites de tempo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo