Leitura Interativa: Explorando o Mundo Digital

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Práticas de leitura e novas tecnologias

Nesta atividade de língua inglesa, alunos do terceiro ano do Ensino Médio serão imersos em uma experiência de leitura interativa em um ambiente digital. Através de plataformas online, eles explorarão textos variados em inglês, como blogs, artigos e histórias de ficção, representando uma gama de gêneros digitais. O principal propósito é ajudar os alunos a compreenderem e analisarem criticamente como as informações são apresentadas online e adaptadas aos diferentes gêneros digitais. Por meio de discussões em grupo, os alunos compartilharão suas descobertas, destacando os propósitos específicos dos diferentes textos e as variações na linguagem usada. Essa atividade é crucial num mundo onde a comunicação digital é predominante, pois foca em desenvolver habilidades críticas de leitura e interpretação, incentivando a responsabilidade ao acessar e compartilhar informações na internet.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa integrar a leitura crítica digital com habilidades de interpretação e análise de textos em língua inglesa, fomentando também competências socioemocionais como empatia e colaboração. Os alunos irão se engajar no uso de recursos tecnológicos, desenvolvendo assim habilidades essenciais para o século XXI. O processo é cuidadosamente estruturado para garantir que os estudantes não apenas compreendam o conteúdo, mas também sejam capazes de aplicá-lo a contextos reais e práticos, aumentando sua proficiência na leitura e escrita em inglês.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos em ambientes digitais.
  • Fomentar a análise de diferentes gêneros textuais em inglês.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe através de discussões e compartilhamento de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Analisar criticamente e avaliar valores, discursos, relações de poder, identidades e culturas presentes nos contextos das práticas de linguagem.
  • EM13LGG601: Explorar práticas de estudo e pesquisa de forma articulada aos contextos digital e escolar.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula engloba a análise crítica de textos em língua inglesa encontrados em plataformas digitais. Enfatiza-se a desmistificação de como a linguagem e o formato dos textos variam dependendo do gênero e do propósito comunicativo. O conhecimento adquirido permitirá que os alunos sejam consumidores críticos de informações, capazes de interpretar e avaliar a qualidade e a integridade dos conteúdos digitais. Essa abordagem é essencial não apenas para exames como o ENEM, mas para se tornarem cidadãos informados e críticos no mundo contemporâneo.

  • Análise de textos em plataformas digitais.
  • Diferenças entre gêneros textuais e suas características.
  • Compreensão crítica e responsável da informação digital.

Metodologia

Nesta aula, metodologias ativas serão utilizadas para engajar os alunos em debates e colaborações significativas. Eles terão acesso a uma variedade de textos em inglês através de plataformas digitais, ressaltando a interdisciplinaridade com o uso de tecnologia de informação. As discussões em grupo permitirão que os alunos articulem seus pensamentos e pratiquem habilidades de comunicação, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e a construtividade do aprendizado. A ênfase está em aprender fazendo, explorando, discutindo e refletindo, promovendo assim um aprendizado significativo e duradouro.

  • Uso de plataformas digitais para explorar textos.
  • Discussões em grupos para compartilhar descobertas.
  • Análise de linguagem e propósito nos textos discutidos.

Aulas e Sequências Didáticas

Planejada para ser realizada em um espaço de 100 minutos, a aula contempla uma abertura introduzindo o tópico, seguida por uma exploração prática individual (30 minutos), debates em grupos pequenos (40 minutos) e uma discussão guiada para fechamento das atividades, destacando as principais descobertas dos alunos. Ao longo desse tempo, os alunos deverão ser incentivados a questionar criticamente a variabilidade linguística e de conteúdo nos gêneros textuais digitais que encontraram.

  • Aula 1: Introdução ao tema, leitura individual interativa e discussões em grupo.
  • Momento 1: Introdução ao Mundo Digital (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula discutindo a importância da leitura crítica em ambientes digitais. Explique como a atividade será realizada e os objetivos de aprendizagem. É importante que você envolva os alunos em uma breve interação, pedindo exemplos de textos digitais que eles acessam regularmente. Permita que os alunos compartilhem suas experiencias. Observe se todos estão compreendendo o propósito da atividade.

    Momento 2: Leitura Interativa (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os alunos a acessar a plataforma digital escolhida para explorar os diferentes textos em inglês. Durante este momento, os alunos devem ler individualmente, anotando pontos importantes e identificando o gênero textual de cada material. É fundamental que você esteja disponível para esclarecer dúvidas sobre vocabulário e contexto dos textos. Incentive a autonomia, mas fique atento para prestar auxílio quando necessário. O sucesso deste momento será avaliado pela capacidade dos alunos de identificar características dos textos lidos.

    Momento 3: Discussões em Grupo (Estimativa: 40 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e oriente-os a discutir suas descobertas sobre os textos lidos, abordando os propósitos específicos e as variações na linguagem. Estimule os alunos a trocarem ideias e compararem análises. Circule entre os grupos para garantir que a discussão se mantenha produtiva e focada nos objetivos. Procure intervir apenas para ressaltar pontos importantes ou redirecionar a conversa. Avalie a participação e engajamento dos alunos nesta atividade em grupo.

    Momento 4: Síntese e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma novamente e solicite que cada grupo compartilhe de forma breve as principais conclusões da sua discussão. Resuma os pontos chave da aula e destaque a importância da leitura crítica em ambientes digitais. Encoraje os alunos a levarem essas práticas para seu dia a dia. Realize uma avaliação formativa com feedback do que foi discutido, perguntando aos alunos sobre suas percepções e aprendizagens.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos, considere usar ferramentas de leitura acessíveis, como softwares de leitura em voz alta para alunos com dificuldades visuais. Certifique-se de que todas as plataformas digitais usadas estejam em conformidade com padrões de acessibilidade. Crie um ambiente acolhedor para discussões, onde todos os alunos sintam-se à vontade para expressar suas ideias. Se necessário, ofereça materiais impressos ou recursos visuais adicionais para facilitar o acompanhamento do conteúdo por todos os alunos. Incentive as colaborações em grupos variados, promovendo a inclusão de diferentes perspectivas e habilidades.

Avaliação

O processo avaliativo será diversificado e incluirá tanto avaliações formativas quanto somativas. A avaliação formativa se dará através da observação do envolvimento dos alunos nas discussões em grupo, fomentando feedback contínuo para apoia-los na melhoria de suas habilidades analíticas e de comunicação. Uma rubrica será utilizada para avaliar o entendimento e análise crítica de um texto à escolha de cada aluno, aplicável no contexto da aula, garantindo que eles não apenas sintetizem informações, mas também expressem suas reflexões acerca do que leram. Feedbacks construtivos enfocarão o fortalecimento das competências identificadas na BNCC, permitindo a personalização do aprendizado e a consideração de necessidades individuais.

  • Participação e engajamento nas discussões.
  • Análise crítica e síntese de um texto em inglês.
  • Reflexão pessoal e feedback formativo.

Materiais e ferramentas:

A atividade vai demandar acesso a computadores, tablets ou qualquer dispositivo móvel com conexão à internet, necessários para explorar os diversos tipos de textos digitais. Plataformas online, como blogs educativos e repositórios de artigos, servirão de base de pesquisa. Além disso, prover ambientes virtuais dinamizados, como salas de aula online, irá facilitar um ambiente seguro e controlado para discussões. Os recursos devem ser estrategicamente escolhidos para ampliar a interação e o acesso à informação, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo.

  • Dispositivos eletrônicos com acesso à internet.
  • Plataformas de blogs e artigos em inglês.
  • Ambientes virtuais de interação para debates.

Inclusão e acessibilidade

Considerando a carga horária e o escopo da aula, incentivamos ao professor a utilizar estratégias acessíveis e inclusivas que não se tornem uma sobrecarga adicional. A acessibilidade digital pode ser ampliada através de ferramentas nativas dos dispositivos, como audiodescrições ou leitores de tela, que serão adequadas a todos os alunos, incluindo aqueles que possam ter dificuldades temporárias ou permanentes. Para garantir inclusão cultural e linguística, encorage os alunos a trazerem exemplos de textos que lhes são familiares em suas culturas, o que ajudará a respeitar as diversidades presentes na turma.

  • Utilização de leitores de tela e audiodescrições.
  • Incentivo à diversidade cultural nos exemplos de textos.
  • Criação de um ambiente respeitador das diversidades linguísticas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo