Alfabeto Móvel Musical

Desenvolvida por: Fabiol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Alfabeto Móvel Musical' é uma proposta dinâmica e divertida para ajudar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a reconhecerem o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. Consiste em espalhar letras do alfabeto em formatos grandes pelo chão da sala de aula, formando um grande círculo com os alunos ao redor. Durante a atividade, músicas serão tocadas e, ao parar, os alunos deverão se dirigir rapidamente a uma letra. Posteriormente, o professor anunciará um som e o aluno que estiver sobre a letra que representa esse som será premiado com um ponto. Esta dinâmica não apenas facilita a aprendizagem da relação entre som e letra, mas também promove a coordenação motora, a atenção auditiva e o trabalho em equipe num ambiente lúdico e interativo. É uma excelente forma de estimular o interesse e a participação ativa dos alunos no processo de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é facilitar o reconhecimento pelo aluno do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, essencial para o processo de alfabetização. Procura-se, assim, associar de forma lúdica e interativa, as letras aos seus respectivos sons, reforçando o aprendizado por meio da associação auditiva e visual. Além disso, objetiva-se desenvolver habilidades motoras, a atenção concentrada e o trabalho em equipe, fortalecendo a compreensão a cerca do ambiente colaborativo e estimulando a participação ativa e saudável entre os alunos. Esta atividade incorpora métodos de aprendizado ativo, onde os estudantes são protagonistas de sua própria aprendizagem, fomentando a autonomia e a confiança nas suas capacidades cognitivas e sociais.

  • Facilitar o reconhecimento das letras do alfabeto e seus respectivos sons.
  • Promover desenvolvimento da coordenação motora e atenção auditiva através de atividades dinâmicas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a participação ativa.
  • Assimilar o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

Neste planejamento, aborda-se o reconhecimento das letras e dos sons que representam no sistema de escrita alfabética, um componente fundamental para a alfabetização. Através de um método que integra música, movimento e competição saudável, busca-se oferecer aos alunos uma experiência imersiva que une aprendizado e diversão. Essa estratégia didática, ancorada em teorias de aprendizagem ativa, serve para solidificar o conhecimento de forma lúdica, ajudando os alunos a estabelecerem relações claras entre fonemas e grafemas de forma memorável.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Relação som-letra
  • Coordenação motora e atenção auditiva
  • Trabalho em equipe

Metodologia

O método utilizado na 'Alfabeto Móvel Musical' baseia-se na metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos são colocados como protagonistas do processo educativo. Através da música e movimento, estimula-se uma aprendizagem imersiva e corporal, permitindo que os alunos vivenciem fisicamente a conexão entre os sons e as letras. Ao incorporar a competição saudável e o trabalho em equipe, fomenta-se não apenas o engajamento e a motivação, mas também a cooperação e a socialização entre os alunos. Esta abordagem pede uma participação ativa, onde cada aluno tem a oportunidade de explorar, experimentar e aprender de forma significativa.

  • Aprendizagem ativa
  • Música e movimento
  • Competição saudável
  • Trabalho em equipe

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 horas, dividida em uma sessão de 40 minutos, com 20 minutos destinados à explicação e preparação, e outros 20 minutos para a realização efetiva da atividade. Será considerado também um período de 20 minutos em uma segunda aula para revisão da atividade, discussão sobre as aprendizagens e feedback dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação.
  • Aula 1: Realização da 'Alfabeto Móvel Musical'.
  • Aula 2: Revisão e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, focando na participação, no envolvimento e na capacidade de identificação correta dos sons das letras. Pontos serão atribuídos aos alunos que correrem para a letra correta após o som ser anunciado, mas o aspecto mais importante será o engajamento e o esforço individual e coletivo. Além disso, serão feitas observações quanto ao desenvolvimento da coordenação motora, atenção, escuta ativa e trabalho em equipe. É essencial que o ambiente seja de suporte e que cada participação seja valorizada, fornecendo feedback positivo para incentivar a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade são necessários alguns materiais básicos e acessíveis: letras do alfabeto em tamanho grande, que podem ser confeccionadas em cartolina ou feltro; um aparelho de som ou smartphone com seleção de músicas animadas e adequadas para crianças; espaço amplo para acomodar todas as letras e permitir a livre movimentação dos alunos. Esse conjunto de recursos proporciona uma infraestrutura adequada para uma experiência de aprendizado dinâmica e engajadora.

  • Letras do alfabeto em tamanho grande (cartolina ou feltro)
  • Aparelho de som ou smartphone
  • Seleção de músicas adequadas para crianças
  • Espaço físico adequado

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo