Apagando Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Jucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconhecimento e Leitura de Palavras

 Nesta atividade, os alunos do Se Liga participarão de uma dinâmica voltada ao reconhecimento visual de palavras e prática de leitura em voz alta. O professor escreverá no quadro uma lista de palavras, previamente selecionadas adequadas ao nível de leitura da turma com as famílias silábicas estudadas. Os alunos, serão chamados um a um para ouvir a palavra dita pelo professor, identificar essa palavra no quadro e apagá-la. Essa atividade não apenas favorece o desenvolvimento das habilidades de leitura e reconhecimento de palavras, mas também incentiva a coordenação em equipe e respeito às vezes de participação. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades sociais, como a espera pela sua vez e a prática do trabalho coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Apagando Palavras Mágicas' é aprimorar o reconhecimento visual das palavras, uma habilidade fundamental no processo de alfabetização. Além disso, busca-se desenvolver a prática da leitura em voz alta, auxiliando no alinhamento som-letra, importante para o desenvolvimento da fluência leitora nas crianças dessa faixa etária. Outros aspectos visados pela atividade incluem a promoção do espírito de equipe e o respeito à vez do colega, habilidades essenciais para o ambiente escolar e para a vida social das crianças.

  • Aprimorar o reconhecimento visual de palavras
  • Desenvolver a prática da leitura em voz alta
  • Incentivar a coordenação em equipe
  • Promover o respeito à vez de participação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP13: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o reconhecimento de palavras escritas, uma habilidade essencial no processo de alfabetização, onde se busca a associação entre o som das palavras e suas representações gráficas. A prática da leitura em voz alta também faz parte deste planejamento, visando o aprimoramento da fluência leitora e a confiança ao se expressar verbalmente em público. A atividade também incluiu aspectos de desenvolvimento pessoal e social dos alunos, promovendo a cooperação, a ordem e o respeito mútuo, elementos fundamentais dentro do ambiente escolar para a formação cidadã dos estudantes.

  • Reconhecimento de palavras escritas
  • Alfabetização e associação gráfico-fonológica
  • Desenvolvimento da fluência leitora
  • Cooperação e respeito mútuo

Metodologia

A metodologia da atividade 'Apagando Palavras Mágicas' está centrada em práticas de ensino dinâmicas e interativas, que incentivam uma aprendizagem ativa e participativa. Ao envolver os alunos em uma atividade prática e simplificada, o plano promove uma experiência concreta de reconhecimento de palavras, onde o aluno pode verificar, de forma imediata, a correta associação entre som e símbolo gráfico. Além disso, a metodologia empregada prioriza a aprendizagem colaborativa, através do trabalho em equipe e do respeito à vez do colega. Ao mesmo tempo, a atividade desencadeia reflexão pessoal sobre o próprio processo de aprendizado ao permitir que as crianças expressem o que aprenderam durante a prática.

  • Aprendizagem ativa e participativa
  • Experiência concreta de reconhecimento de palavras
  • Aprendizagem colaborativa

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi projetado para ser realizado em uma única aula de 50 minutos, permitindo aos alunos concentrar-se na tarefa sem interrupções prolongadas. Este tempo é suficiente para que cada aluno tenha a oportunidade de participar diretamente da atividade, garantindo a prática efetiva de aprendizagem. A aula se inicia com uma breve introdução sobre o que será feito, seguida pela execução da atividade principal de reconhecimento e leitura. Assim, o tempo da sessão é utilizado de forma eficaz para alcançar os objetivos de aprendizado propostos, ao mesmo tempo que mantém o envolvimento dos estudantes.

  • Aula 1: Introdução à atividade, explicação das regras, prática de leitura em voz alta e reconhecimento de palavras, fechamento com feedback coletivo
  • Momento 1: Introdução e explicação da atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Iniciar a aula cumprimentando os alunos e capturando a atenção deles. Explicar brevemente a atividade do dia: cada aluno identificará e apagará palavras no quadro, reforçando habilidades de leitura. Estimular o interesse. Explicar as regras de forma clara e pausada, assegurando que todos compreendam o que se espera deles. Permitir que os alunos façam perguntas e esclareça quaisquer dúvidas.

    Momento 2: Prática de leitura em voz alta e reconhecimento de palavras (Estimativa: 25 minutos)
    Após prepara o quadro com as palavras chamar os alunos de um a um de firma aleatória para apagar a palavra dita pelo professor e escritas no quadro. 

    Momento 3: Feedback coletivo e encerramento (Estimativa: 15 minutos)
    Conduzir um momento de reflexão sobre a atividade. Perguntar aos alunos o que acharam e o que aprenderam, incentivando-os a compartilhar suas experiências. Fazer de forma oral um resumo das conquistas do grupo, ressaltando o trabalho em equipe e o respeito à vez do outro. Reforçar o aprendizado como um lembrete de sua importância.


Avaliação

A avaliação da atividade 'Ditado Apagado' será baseada em diferentes métodos para garantir um entendimento abrangente das habilidades dos alunos. observação do aluno quanto ao interesse participação, colaboração e iniciativa.

  • Avaliação observacional durante a atividade
  • Autoavaliação dos alunos
  • Feedback oral imediato

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão utilizados materiais comuns encontrados em sala de aula, evitando custos adicionais. O principal recurso será um quadro branco e marcadores da cor azul, preto e vermelho.

  • Quadro branco
  • Marcadores
  • Apagador comum

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os desafios diários enfrentados pelos professores são significativos. No entanto, garantindo um ambiente inclusivo e acessível, podemos proporcionar benefícios para todos os alunos. Na atividade proposta, algumas estratégias simples podem ser implementadas para assegurar inclusão e acessibilidade, como oferecer comandos verbais claros e repetir instruções se necessário, permitindo que todos os estudantes sigam o ritmo da atividade. Ajustes na metodologia - como oferecer tempo adicional para reconhecimento de palavras e intervenções pontuais para ajudar no encaminhamento de dificuldades - promovem a equidade e o sucesso de todos na sala de aula. Embora a turma não possua alunos com necessidades específicas identificadas, sempre podemos manter um ambiente acolhedor e respeitoso, incentivando os alunos a expressarem suas necessidades e dúvidas.

  • Comandos verbais claros
  • Tempo adicional para reconhecimento de palavras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo