A atividade 'Aventuras Autorais: Criando Nossa História' propicia aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar a criatividade e desenvolver habilidades de escrita e leitura de maneira lúdica e colaborativa. Nessa atividade, os alunos serão agrupados e cada grupo criará uma narrativa única, utilizando elementos de histórias tais como personagens, cenários e eventos, dispostos aleatoriamente em cartões coloridos. O processo criativo será dividido em fases: seleção de elementos, planejamento da história, escrita, revisão e ilustração. Cada fase incentivará a colaboração entre os alunos e a interação produtiva com o professor, além de promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula. Ao final, os alunos terão a chance de apresentar suas histórias, praticando também habilidades orais. Esta atividade aborda não apenas a escrita criativa, mas também aspectos importantes como coesão textual, coerência e a importância do trabalho em equipe.
Esta atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura, escrita, escuta ativa e fala nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, focando na produção textual colaborativa e criativa. Pretende-se incentivar a autonomia dos alunos no processo de criação, melhorar a capacidade de trabalhar em equipe, estimular a criatividade e a imaginação ao criar histórias originais, além de praticar a revisão e edição textual como parte essencial da escrita. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de compreender melhor os elementos constitutivos de uma narrativa e aplicar conceitos de coesão e coerência textual, apreciando o valor da colaboração e do feedback construtivo.
O conteúdo programático engloba o processo de criação de narrativas, explorando elementos como personagens, cenários e eventos, e abordando etapas como seleção, planejamento, escrita, revisão e apresentação. A atividade também enfatiza habilidades linguísticas relacionadas à coesão e coerência, revisão textual e aspectos da gramática aplicada à escrita criativa. Além disso, o trabalho colaborativo e as estratégias de feedback construtivo são componentes importantes deste plano de aula, fomentando um ambiente de aprendizado participativo e ativo.
A metodologia ativa aplicada nesta atividade enfatiza a aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos, divididos em grupos, serão guiados em um processo de escrita criativa que começa com a seleção aleatória de elementos narrativos. O planejamento da história incentivará o debate e a negociação de ideias dentro dos grupos, enquanto a fase de escrita será um momento de aplicação das habilidades linguísticas. A revisão incentivará a reflexão crítica e a edição coletiva do texto. Finalmente, as apresentações orais das histórias ilustradas promoverão a valorização do trabalho em equipe e a prática da fala em público.
A atividade será realizada em 6 aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de duas semanas. A primeira fase, de introdução e planejamento, ocupará as duas primeiras aulas. A escrita será realizada na terceira e quarta aulas. Revisão, edição e ilustração serão feitas na quinta aula. Na sexta e última aula, ocorrerão as apresentações orais das histórias.
A avaliação considerará o engajamento dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade e originalidade das histórias, o uso adequado dos elementos narrativos, a coesão e coerência do texto, assim como a qualidade da revisão e das ilustrações. Além disso, avaliar-se-á a competência comunicativa nas apresentações orais. Utilizando uma rubrica, cada aspecto será pontuado, permitindo uma avaliação formativa e somativa. Serão fornecidos feedbacks construtivos para incentivar a melhoria contínua dos alunos na arte da escrita e apresentação.
Os recursos necessários incluem cartões coloridos com elementos da narrativa, papel e material de escrita para a composição das histórias, materiais de arte para as ilustrações (como lápis de cor, canetas hidrográficas, cola, tesoura e papel cartão) e acesso a dispositivos digitais para pesquisa, caso necessário. Também será preciso um espaço adequado para as apresentações orais das histórias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula