Aventuras Autorais: Criando Nossa História

Desenvolvida por: Gleice… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual colaborativa

A atividade 'Aventuras Autorais: Criando Nossa História' propicia aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar a criatividade e desenvolver habilidades de escrita e leitura de maneira lúdica e colaborativa. Nessa atividade, os alunos serão agrupados e cada grupo criará uma narrativa única, utilizando elementos de histórias tais como personagens, cenários e eventos, dispostos aleatoriamente em cartões coloridos. O processo criativo será dividido em fases: seleção de elementos, planejamento da história, escrita, revisão e ilustração. Cada fase incentivará a colaboração entre os alunos e a interação produtiva com o professor, além de promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula. Ao final, os alunos terão a chance de apresentar suas histórias, praticando também habilidades orais. Esta atividade aborda não apenas a escrita criativa, mas também aspectos importantes como coesão textual, coerência e a importância do trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura, escrita, escuta ativa e fala nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, focando na produção textual colaborativa e criativa. Pretende-se incentivar a autonomia dos alunos no processo de criação, melhorar a capacidade de trabalhar em equipe, estimular a criatividade e a imaginação ao criar histórias originais, além de praticar a revisão e edição textual como parte essencial da escrita. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de compreender melhor os elementos constitutivos de uma narrativa e aplicar conceitos de coesão e coerência textual, apreciando o valor da colaboração e do feedback construtivo.

  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de histórias.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita, focando na coesão e coerência textual.
  • Promover a colaboração entre os alunos durante o processo criativo.
  • Praticar a revisão e edição de textos de forma cooperativa.
  • Melhorar habilidades de apresentação oral através do compartilhamento das histórias criadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o processo de criação de narrativas, explorando elementos como personagens, cenários e eventos, e abordando etapas como seleção, planejamento, escrita, revisão e apresentação. A atividade também enfatiza habilidades linguísticas relacionadas à coesão e coerência, revisão textual e aspectos da gramática aplicada à escrita criativa. Além disso, o trabalho colaborativo e as estratégias de feedback construtivo são componentes importantes deste plano de aula, fomentando um ambiente de aprendizado participativo e ativo.

  • Elementos de uma narrativa: personagens, cenários, eventos.
  • Estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Etapas da escrita: planejamento, redação, revisão e edição.
  • Técnicas de ilustração para a complementação da narrativa.
  • Práticas de apresentação oral para compartilhar as histórias.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade enfatiza a aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos, divididos em grupos, serão guiados em um processo de escrita criativa que começa com a seleção aleatória de elementos narrativos. O planejamento da história incentivará o debate e a negociação de ideias dentro dos grupos, enquanto a fase de escrita será um momento de aplicação das habilidades linguísticas. A revisão incentivará a reflexão crítica e a edição coletiva do texto. Finalmente, as apresentações orais das histórias ilustradas promoverão a valorização do trabalho em equipe e a prática da fala em público.

  • Atividade introdutória com seleção aleatória de elementos para a história.
  • Debate em grupo para o planejamento da trama.
  • Escrita colaborativa da história, orientada pelo professor.
  • Sessões de revisão e edição do texto em grupo.
  • Ilustração das histórias como reforço da narrativa.
  • Apresentação oral das histórias produzidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 6 aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de duas semanas. A primeira fase, de introdução e planejamento, ocupará as duas primeiras aulas. A escrita será realizada na terceira e quarta aulas. Revisão, edição e ilustração serão feitas na quinta aula. Na sexta e última aula, ocorrerão as apresentações orais das histórias.

  • Aula 1 - Introdução à atividade e formação dos grupos. Seleção dos elementos da história.
  • Aula 2 - Planejamento da história pelos grupos.
  • Aula 3 - Início da escrita da narrativa.
  • Aula 4 - Continuação e finalização da escrita da narrativa.
  • Aula 5 - Revisão, edição e início das ilustrações.
  • Aula 6 - Finalização das ilustrações e apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação considerará o engajamento dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade e originalidade das histórias, o uso adequado dos elementos narrativos, a coesão e coerência do texto, assim como a qualidade da revisão e das ilustrações. Além disso, avaliar-se-á a competência comunicativa nas apresentações orais. Utilizando uma rubrica, cada aspecto será pontuado, permitindo uma avaliação formativa e somativa. Serão fornecidos feedbacks construtivos para incentivar a melhoria contínua dos alunos na arte da escrita e apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cartões coloridos com elementos da narrativa, papel e material de escrita para a composição das histórias, materiais de arte para as ilustrações (como lápis de cor, canetas hidrográficas, cola, tesoura e papel cartão) e acesso a dispositivos digitais para pesquisa, caso necessário. Também será preciso um espaço adequado para as apresentações orais das histórias.

  • Cartões coloridos com elementos narrativos.
  • Material de escrita (lápis, canetas, borracha).
  • Materiais de arte para ilustração (lápis de cor, canetas hidrocor, papel cartão).
  • Dispositivos digitais para pesquisa (opcional).
  • Espaço adequado para apresentações orais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo