A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma metodologia ativa, envolvente e lúdica, destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta aventura pedagógica, os alunos serão imersos em uma jornada de leitura pela sala de aula, onde pequenas placas com palavras simples e instruções serão espalhadas, seguindo a ordem lógica de leitura e escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo. Essas 'placas-tesouro' contêm palavras e ações simples como 'pule três vezes' ou 'gire na cadeira', integrando movimento e interatividade ao processo de aprendizagem. O objetivo final da atividade é levar os alunos a montar uma frase com as palavras coletadas ao longo da busca, promovendo assim o entendimento e a prática da sequência correta na escrita e na leitura. Esta atividade estimula não apenas a leitura e escrita, mas também o trabalho em equipe, a atenção, a coordenação motora e a capacidade de seguir instruções.
O principal objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com a orientação da leitura e escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo, essencial para o desenvolvimento da alfabetização inicial. Além disso, busca-se promover a compreensão de texto através de instruções simples, incentivar a coordenação motora por meio de ações integradas na busca dos tesouros e estimular o trabalho em equipe. Através dessa metodologia ativa, os alunos serão capazes de relacionar a sequência de palavras para formar frases, compreendendo a estrutura da língua de maneira divertida e engajadora.
A atividade está alinhada à BNCC e foca no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Por meio da gamificação da aprendizagem, os estudantes praticam a orientação de leitura, a identificação de palavras e a formação de frases, habilidades fundamentais nesta fase. Além disso, a inclusão de movimento e elementos lúdicos visa aprimorar a motricidade e o engajamento dos alunos durante o processo.
Esta atividade utiliza a metodologia ativa, onde o aluno é o protagonista de seu aprendizado. Através da exploração da sala e da descoberta de pistas, os participantes aprendem de forma lúdica e interativa. A montagem de uma frase com as palavras encontradas promove a compreensão da sequencialidade na escrita, enquanto as ações físicas envolvidas estimulam o envolvimento e a diversão. A colaboração entre alunos para decifrar as pistas e completar a tarefa reforça o trabalho em equipe e habilidades sociais.
A atividade será desenvolvida ao longo de 20 aulas, com duração de 60 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução aos objetivos e regras da caça ao tesouro. As sessões seguintes serão dedicadas à busca ativa dos tesouros, leitura e execução das instruções. As últimas aulas focarão na composição de frases com as palavras coletadas e na reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, o engajamento e a colaboração dos alunos durante a atividade. A capacidade de seguir instruções, a habilidade de trabalhar em equipe e a competência em formar frases com as palavras coletadas serão consideradas. Será dada atenção especial à evolução da habilidade de leitura e escrita de cada aluno, assim como sua habilidade de se movimentar conforme as instruções. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como placas ou cartões coloridos para as pistas, fita adesiva para fixá-los em pontos estratégicos da sala e marcadores para escrita. A preparação das placas-tesouro, contendo palavras e instruções claras, é crucial para o sucesso da atividade. Adicionalmente, espaço adequado na sala de aula para permitir a livre movimentação dos alunos é necessário, garantindo a segurança durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula