Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma metodologia ativa, envolvente e lúdica, destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta aventura pedagógica, os alunos serão imersos em uma jornada de leitura pela sala de aula, onde pequenas placas com palavras simples e instruções serão espalhadas, seguindo a ordem lógica de leitura e escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo. Essas 'placas-tesouro' contêm palavras e ações simples como 'pule três vezes' ou 'gire na cadeira', integrando movimento e interatividade ao processo de aprendizagem. O objetivo final da atividade é levar os alunos a montar uma frase com as palavras coletadas ao longo da busca, promovendo assim o entendimento e a prática da sequência correta na escrita e na leitura. Esta atividade estimula não apenas a leitura e escrita, mas também o trabalho em equipe, a atenção, a coordenação motora e a capacidade de seguir instruções.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com a orientação da leitura e escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo, essencial para o desenvolvimento da alfabetização inicial. Além disso, busca-se promover a compreensão de texto através de instruções simples, incentivar a coordenação motora por meio de ações integradas na busca dos tesouros e estimular o trabalho em equipe. Através dessa metodologia ativa, os alunos serão capazes de relacionar a sequência de palavras para formar frases, compreendendo a estrutura da língua de maneira divertida e engajadora.

  • Familiarizar os alunos com a orientação padrão de leitura e escrita.
  • Desenvolver habilidades de leitura através da identificação de palavras simples.
  • Incentivar a coordenação motora com atividades físicas leves.
  • Estimular o trabalho em equipe e a interação social.
  • Promover a compreensão da sequência e estrutura da língua.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada à BNCC e foca no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Por meio da gamificação da aprendizagem, os estudantes praticam a orientação de leitura, a identificação de palavras e a formação de frases, habilidades fundamentais nesta fase. Além disso, a inclusão de movimento e elementos lúdicos visa aprimorar a motricidade e o engajamento dos alunos durante o processo.

  • Orientação da leitura e escrita
  • Identificação de palavras simples
  • Compreensão de instruções simples
  • Formação de frases
  • Coordenação motora e movimento

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa, onde o aluno é o protagonista de seu aprendizado. Através da exploração da sala e da descoberta de pistas, os participantes aprendem de forma lúdica e interativa. A montagem de uma frase com as palavras encontradas promove a compreensão da sequencialidade na escrita, enquanto as ações físicas envolvidas estimulam o envolvimento e a diversão. A colaboração entre alunos para decifrar as pistas e completar a tarefa reforça o trabalho em equipe e habilidades sociais.

  • Uso de placas-tesouro com palavras e instruções
  • Movimentação pela sala em busca dos tesouros
  • Leitura e interpretação de instruções
  • Formação de frases com as palavras encontradas
  • Ações físicas simples como parte da caça

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 20 aulas, com duração de 60 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução aos objetivos e regras da caça ao tesouro. As sessões seguintes serão dedicadas à busca ativa dos tesouros, leitura e execução das instruções. As últimas aulas focarão na composição de frases com as palavras coletadas e na reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação das regras.
  • Aulas 2-18: Caça ao tesouro ativa, com recolha de palavras e realização de ações.
  • Aulas 19-20: Montagem das frases e discussão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, o engajamento e a colaboração dos alunos durante a atividade. A capacidade de seguir instruções, a habilidade de trabalhar em equipe e a competência em formar frases com as palavras coletadas serão consideradas. Será dada atenção especial à evolução da habilidade de leitura e escrita de cada aluno, assim como sua habilidade de se movimentar conforme as instruções. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como placas ou cartões coloridos para as pistas, fita adesiva para fixá-los em pontos estratégicos da sala e marcadores para escrita. A preparação das placas-tesouro, contendo palavras e instruções claras, é crucial para o sucesso da atividade. Adicionalmente, espaço adequado na sala de aula para permitir a livre movimentação dos alunos é necessário, garantindo a segurança durante a atividade.

  • Placas ou cartões coloridos
  • Fita adesiva
  • Marcadores
  • Espaço livre na sala

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo