Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Descoberta e leitura de palavras novas

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' visa envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma experiência interativa de descoberta e aprendizado. Os estudantes receberão pistas e mapas que os guiarão a palavras escondidas pela sala de aula, cada uma representando um elemento de uma história previamente discutida em sala. Esta abordagem lúdica incentiva a curiosidade e a colaboração, promovendo o aprendizado de novas palavras através de um processo de memorização e repetição. Ao final da caça, os alunos se reunirão para ler a história completa, revisitando as palavras encontradas e consolidando seu entendimento. Este exercício não apenas estimula a capacidade de decodificação e memorização de palavras frequentemente usadas, mas também desenvolve habilidades de leitura em um contexto comunicativo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados no fortalecimento das habilidades de leitura e compreensão de palavras novas, integrando um contexto de colaboração e engajamento. Pretende-se que os alunos não apenas memorizem palavras de uso frequente, mas também desenvolvam a capacidade de ler novos vocábulos com precisão. Através da atividade, busca-se criar um ambiente em que cada aluno se sinta motivado a participar ativamente, utilizando das pistas e mapas para entender a sensibilidade comunicativa por trás de cada instrução. Assim, incentivamos uma conexão significativa entre o conteúdo aprendido e a prática real.

  • Desenvolver a capacidade de leitura com precisão.
  • Estimular a memorização de palavras de uso frequente.
  • Incentivar a colaboração entre os alunos durante a atividade.
  • Promover a compreensão através de contextos comunicativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP10: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é cuidadosamente estruturado para alinhar os objetivos de leitura e compreensão com a capacidade de interpretar e seguir instruções. As aulas são projetadas para introduzir, praticar e consolidar o reconhecimento e leitura de palavras novas. A colheita das palavras encontradas na atividade interativa será usada como base para atividades subsequentes de leitura e interpretação, ampliando a compreensão dos alunos sobre a aplicação prática do vocabulário aprendido em diferentes contextos de comunicação e colaboração.

  • Reconhecimento de palavras de uso frequente.
  • Prática de decodificação de palavras novas.
  • Atividades de colaboração em pequenos grupos.
  • Leitura e interpretação de histórias curtas.

Metodologia

As metodologias empregadas nesta atividade incluem abordagens lúdicas e interativas que visam engajar os alunos em um processo de descobrimento e aprendizado. A utilização de pistas e mapas como ferramentas pedagógicas promove o envolvimento ativo dos estudantes, que são incentivados a colaborar e compartilhar suas descobertas. A atividade culmina em uma leitura conjunta, reforçando o reconhecimento e compreensão de palavras dentro de um contexto significativo. Esta abordagem não apenas capta o interesse dos alunos, mas também instiga a prática de leitura autônoma.

  • Atividade lúdica de busca por palavras.
  • Uso de pistas e mapas para orientar o aprendizado.
  • Discussões em grupo para compartilhamento de descobertas.
  • Sessão de leitura coletiva para fechamento da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade de 20 horas é distribuído em sessões de 60 minutos cada, permitindo aos alunos tempo suficiente para explorar, descobrir e consolidar o conhecimento adquirido. Desde a introdução da história e das palavras associadas, passando pela atividade interativa de busca, até a sessão de leitura conjunta, cada etapa é cuidadosamente planejada para proporcionar um equilíbrio entre ensino dirigido e aprendizagem ativa e colaborativa.

  • Aula 1: Introdução à história e ao vocabulário.
  • Aula 2: Orientação sobre o uso de pistas e mapas.
  • Aula 3: Primeira sessão de busca por palavras.
  • Aula 4: Discussão em grupo sobre as palavras encontradas.
  • Aula 5: Segunda sessão de busca por palavras.
  • Aula 6: Atividades de memorização de palavras.
  • Aula 7: Avaliação de progresso.
  • Aula 8: Terceira sessão de busca por palavras.
  • Aula 9: Leitura e interpretação das palavras.
  • Aula 10: Discussão sobre o contexto da história.
  • Aula 11: Quarta sessão de busca por palavras.
  • Aula 12: Jogos de palavras relacionadas ao tema.
  • Aula 13: Revisão das palavras encontradas.
  • Aula 14: Exploração de palavras novas.
  • Aula 15: Leitura coletiva da história.
  • Aula 16: Discussão sobre a história lida.
  • Aula 17: Consolidação do vocabulário aprendido.
  • Aula 18: Atividades de leitura autônoma.
  • Aula 19: Preparação para a apresentação final.
  • Aula 20: Sessão de avaliação final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será composta por observação contínua durante a atividade, registros do progresso em decodificação e memorização de palavras, e participação nas leituras coletivas. Os critérios incluirão a habilidade de ler palavras novas com precisão, a colaboração entre colegas durante a busca, e a capacidade de compreender e articular o contexto da história lida. Exemplos incluem: avaliação das interações durante a atividade de busca, como os alunos compartilham suas descobertas e superam juntos os desafios apresentados pelas pistas. Além disso, o professor observará como cada aluno contribui para a leitura coletiva e discute as palavras no contexto da história.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos disponibilizados nesta atividade são cuidadosamente selecionados para apoiar tanto o aprendizado individual quanto em grupo. Mapas, pistas, cartões de palavras e recursos visuais são utilizados para orientar e estruturar a atividade interativa, promovendo um ambiente de engajamento e exploração. Além disso, livros ilustrados e materiais de leitura apropriados para o 1º ano são integrados à atividade para facilitar o fechamento e consolidar o aprendizado adquirido.

  • Mapas e pistas impressos para orientar a busca.
  • Cartões de palavras para prática e memorização.
  • Livros ilustrados da história alvo.
  • Materiais visuais e audiovisuais de apoio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo