Caça ao Tesouro das Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Geize … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Parlendas e Cultura Popular

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras Mágicas' permite aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental mergulharem no universo das parlendas, uma expressão cultural repleta de ritmo, rimas e jogos de palavras, através de uma abordagem prática, lúdica e colaborativa. Inicia-se com uma discussão sobre o conceito de parlendas e sua relevância para a cultura brasileira. Em seguida, a parlenda 'O Jacaré de Catapora' será apresentada e lida em conjunto, preparando o terreno para a principal atividade: uma caça ao tesouro dinâmica em sala de aula. Durante essa busca, os alunos, organizados em duplas, explorarão diferentes locais para encontrar palavras ou frases relacionadas à parlenda previamente escondidas pelo educador. Ao encontrar as palavras, deverão trabalhar em equipe para ordená-las corretamente e reconstruir a parlenda. Tal abordagem não apenas enriquece a capacidade de leitura e interpretação de textos, mas também fomenta a cooperação, a comunicação e o desenvolvimento motor dos pequenos. A ação promete um aprendizado dinâmico, engajante e profundamente enraizado no contexto cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de textos, com ênfase na compreensão e valorização das expressões culturais brasileiras como as parlendas. Busca-se, adicionalmente, estimular a capacidade de trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a colaboração entre os alunos, bem como promover a motricidade por meio das movimentações necessárias durante a caça ao tesouro. Destaca-se, ainda, o objetivo de fortalecer o raciocínio lógico ao desafiar as crianças a ordenarem as palavras e frases encontradas de maneira coerente para reconstrução do texto.

  • Compreender a estrutura e os elementos característicos das parlendas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Estimular a colaboração, comunicação e o trabalho em equipe.
  • Fortalecer o raciocínio lógico e a capacidade de organização de informações.
  • Promover a motricidade e a interação lúdica com o ambiente.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo do 1º ano do Ensino Fundamental, destacando elementos da cultura popular brasileira, em especial as parlendas, como veículo para o desenvolvimento de competências linguísticas, cognitivas e sociais. Através da exploração lúdica e colaborativa, procuramos incentivar nos alunos a curiosidade, a investigação e o gosto pela leitura, além de promover práticas de interação que são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.

  • Parlendas e elementos da cultura popular brasileira.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Trabalho em equipe e comunicação.
  • Organização de informações e raciocínio lógico.
  • Atividades lúdicas e desenvolvimento motor.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade utiliza a abordagem da aprendizagem baseada em jogos e trabalho colaborativo. Iniciando com uma discussão orientada e exploratória sobre parlendas, seguida pela leitura compartilhada da 'O Jacaré de Catapora'. A etapa principal é a caça ao tesouro, favorecendo a exploração do ambiente, o exercício da curiosidade e o desenvolvimento de estratégias colaborativas entre pares. A reconstrução colaborativa da parlenda possibilita a reflexão sobre a ordenação das palavras e frases, assim como o exercício da memória e da compreensão leitora.

  • Discussão orientada sobre parlendas.
  • Leitura conjunta da 'O Jacaré de Catapora'.
  • Caça ao tesouro em sala de aula.
  • Organização e reconstrução colaborativa da parlenda.
  • Reflexão e discussão sobre a atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, abordaremos o conceito de parlendas e realizaremos a leitura conjunta da 'O Jacaré de Catapora', preparando os alunos para a caça ao tesouro. Na segunda aula, realizaremos efetivamente a caça ao tesouro, seguida da reconstrução da parlenda e discussão final sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Discussão sobre parlendas e leitura conjunta da 'O Jacaré de Catapora'.
  • Aula 2: Caça ao tesouro e reconstrução colaborativa da parlenda.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada de forma formativa, observando o envolvimento e participação dos alunos durante todas as etapas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e a eficácia na comunicação. Observar-se-á também a habilidade em ordenar as palavras e frases encontradas, demonstrando compreensão textual e lógica de sequenciamento. Feedback personalizado será oferecido, destacando pontos fortes e áreas para aprimoramento, enfatizando o crescimento individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como cópias da parlenda 'O Jacaré de Catapora', papel para esconder as palavras e frases pela sala de aula, fita adesiva para fixação e lápis ou canetas para anotações. A disposição flexível da sala de aula para facilitar a movimentação dos alunos é recomendada.

  • Cópias da parlenda 'O Jacaré de Catapora'.
  • Papel para as pistas.
  • Fita adesiva.
  • Lápis ou canetas.
  • Arranjo flexível da sala.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo