Caça ao Tesouro dos Bilhetes

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Caça ao Tesouro dos Bilhetes' consiste em promover uma experiência lúdica e educativa com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual serão divididos em pequenos grupos para escreverem e decifrarem bilhetes que os levarão a um tesouro escondido na sala ou na escola. Cada grupo receberá a missão de escrever bilhetes com pistas, utilizando a estrutura convencional do gênero textual, e esconder um objeto que será o 'tesouro'. Os bilhetes devem ser elaborados de maneira clara, promovendo a pratica da escrita alfabética e respeitando as características do gênero. Após a escrita, os grupos trocam os bilhetes entre si e iniciam a busca pelos tesouros seguindo as pistas. Esta atividade é projetada não apenas para estimular as habilidades de escrita e leitura, mas também para fomentar o trabalho em equipe, a interpretação de texto e a criatividade dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

A 'Caça ao Tesouro dos Bilhetes' tem como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, enfatizando a produção textual dentro das normas convencionais de escrita e a pratica de leitura para interpretação de textos. Pretende-se que os alunos possam expressar-se por meio da escrita de forma clara e objetiva, utilizando o conhecimento das letras e das palavras. Simultaneamente, o desafio de decifrar pistas visa melhorar a capacidade de interpretação e compreensão de instruções escritas, elementares para sua formação leitora. Por outro lado, espera-se que a dinâmica colaborativa da atividade promova o desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, respeito mútuo e a habilidade de trabalhar em equipe.

  • Desenvolver habilidades de escrita alfabética.
  • Estimular a leitura e interpretação de bilhetes.
  • Incentivar a produção de textos com estrutura convencional do gênero bilhete.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e cooperação.
  • Aprimorar a criatividade na criação de pistas.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica integra aspectos importantes do primeiro ano do Ensino Fundamental ao focar em habilidades fundamentais da língua portuguesa: a leitura e a escrita. Por meio da escrita de bilhetes com pistas, os alunos praticam a composição textual seguindo estruturas convencionais e aplicam seus conhecimentos de fonemas e grafemas para a formatação de palavras e frases. A atividade promove também a leitura atenta e interpretativa, essencial para a compreensão das pistas e para a colaboração efetiva com os colegas na busca do tesouro escondido.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Escrita alfabética e composição textual
  • Convenções do gênero textual (bilhete)
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Resolução de problemas por meio dicas e pistas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, essa atividade permite que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem. Inicialmente, cada grupo será responsável por compor bilhetes com pistas, promovendo a escrita colaborativa e a reflexão sobre as melhores maneiras de expressar as instruções de forma clara e objetiva. Posteriormente, na fase de descoberta, os alunos precisarão empregar habilidades de leitura e interpretação para seguir as pistas até o tesouro. Esta abordagem prática estimula a criatividade, o pensamento crítico e a solução de problemas de maneira dinâmica e engajadora.

  • Composição de bilhetes em grupos
  • Troca de bilhetes entre os grupos
  • Leitura e interpretação de pistas
  • Busca do tesouro seguindo as pistas
  • Discussão e reflexão sobre o processo após a atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão organizados em grupos e introduzidos ao conceito da atividade, incluindo a escrita de bilhetes. Na segunda aula, será a vez de trocar os bilhetes e iniciar a busca pelos tesouros. A última aula será dedicada à conclusão da caça e à reflexão coletiva sobre as aprendizagens realizadas.

  • Aula 1: Introdução e escrita dos bilhetes.
  • Aula 2: Troca de bilhetes e início da caça.
  • Aula 3: Conclusão da caça e reflexão.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será realizada considerando a participação ativa dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na produção dos bilhetes e a habilidade de leitura e interpretação das pistas. Será dada uma atenção especial à evolução da escrita dos alunos, observando a clareza das mensagens e o respeito às convenções do gênero textual. A contribuição individual e coletiva para o alcance do objetivo comum - encontrar o tesouro - será igualmente valorizada. Exemplos práticos de uso da avaliação incluem a observação direta durante as atividades, diálogos reflexivos após a conclusão e análise dos bilhetes produzidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais simples, como papel, lápis, borracha e marcadores coloridos para a escrita dos bilhetes. Tesouros simbólicos - que podem ser pequenos brinquedos ou lápis decorados - serão escondidos conforme o jogo. O espaço da sala de aula e, se possível, áreas comuns da escola, serão usados para a caça ao tesouro, promovendo assim um ambiente dinâmico e interativo.

  • Papel para a escrita dos bilhetes
  • Lápis, borrachas e marcadores coloridos
  • Tesouros simbólicos para serem escondidos
  • Espaços da sala de aula e da escola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo