Caça ao Tesouro dos Sons

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Caça ao Tesouro dos Sons' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma maneira divertida e dinâmica de associar letras aos sons correspondentes da fala. Utilizando um mapa simples da sala de aula, cartões com letras serão escondidos como 'tesouros'. Cada aluno terá a missão de localizar esses cartões e, ao encontrá-los, deverá identificar o som da letra e procurar objetos na sala que comecem com esse som. Esta atividade pedagógica não apenas reforça a habilidade de leitura inicial, mas também estimula a exploração do ambiente, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. A presença e o acompanhamento do professor serão essenciais para facilitar o reconhecimento dos sons, ligá-los às letras correspondentes e garantir a participação ativa de todos os alunos. Este é um exercício fundamental na alfabetização, promovendo uma compreensão clara da relação entre letras e sons na língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é reforçar a compreensão dos alunos sobre o sistema de escrita alfabética, fazendo a ponte entre os fonemas, os sons da fala, e seus grafemas correspondentes, as letras. Visa desenvolver habilidades essenciais de leitura e escrita em estágios iniciais, estimulando o reconhecimento de letras e a associação com os sons que representam. Além disso, busca fomentar a exploração do ambiente e utilizar recursos concretos (objetos da sala) para uma aprendizagem mais significativa, incentivando a curiosidade, a colaboração entre colegas e a capacidade de dedução e associação.

  • Identificar os sons das letras do alfabeto.
  • Associar letras a seus respectivos sons.
  • Explorar o ambiente em busca de objetos que comecem com sons específicos.
  • Fortalecer o entendimento do sistema de escrita alfabética.
  • Promover o trabalho em equipe e a solução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

A atividade insere-se no campo da alfabetização, focando-se no reconhecimento e na associação entre sons e letras, componente essencial para o domínio da língua escrita. Envolvendo a busca ativa e a identificação de objetos cujos nomes iniciam com determinados fonemas, este trabalho prático reforça a compreensão do sistema alfabético de maneira interativa. Destaca-se aqui a importância do papel ativo do aluno no seu próprio processo de aprendizagem, valorizando experiências que estimulam a observação, a escuta atenta e o pensamento crítico.

  • Sistema de escrita alfabética.
  • Relação fonema-grafema.
  • Reconhecimento de letras do alfabeto.
  • Associação de sons a objetos.

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será empregada, incentivando os alunos a aprenderem por meio de experiências práticas e interativas. Embasada na exploração e na descoberta, permitirá aos estudantes engajarem-se ativamente na busca dos 'tesouros', na identificação dos sons representados pelas letras e na escolha de objetos correspondentes. Este enfoque promove uma aprendizagem significativa, na qual conceitos são internalizados através da experiência direta e da resolução de problemas reais, sob orientação constante e suporte do educador.

  • Atividade Mão-na-massa.
  • Exploração do ambiente escolar.
  • Identificação e associação de letras e sons.
  • Trabalho em equipe.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução aos objetivos e regras da atividade, seguida pela distribuição dos mapas e início da 'caça'. A segunda aula será dedicada à continuação da busca pelos 'tesouros', discussão sobre as descobertas feitas pelos alunos e um fechamento reflexivo sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça, discussão e conclusão.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, observando a participação, engajamento e contribuição de cada aluno durante a atividade. Será dada atenção à habilidade de identificar as letras e seus sons correspondentes, além da capacidade de associar estes sons aos objetos corretos. Discussões em grupo ao final da atividade ajudarão a refletir sobre o processo de aprendizado, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências e descobertas. O feedback será individual e coletivo, destacando avanços e áreas que ainda necessitam de reforço.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários mapas simples da sala de aula, cartões contendo letras do alfabeto e etiquetas. Outros recursos incluem caneta ou marcador para anotações, e os próprios objetos presentes na sala que serão utilizados na associação de sons a letras. A preparação do ambiente e dos materiais deve ser cuidadosa para garantir o sucesso da atividade e a segurança dos participantes.

  • Mapas da sala de aula.
  • Cartões com letras.
  • Etiquetas adesivas.
  • Canetas ou marcadores.
  • Objetos variados na sala.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo