Caça ao Tesouro Literário no Dia das Crianças

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Dia das Crianças

A atividade Caça ao Tesouro Literário no Dia das Crianças oferece uma abordagem lúdica e educativa para incentivar a leitura e a apreciação de textos poéticos entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante a atividade, os alunos participarão de uma emocionante caça ao tesouro na sala de aula. Estarão distribuídas pistas que os guiarão até livros infantis contendo poemas e textos que exploram rimas e jogos de palavras. Cada aluno terá a oportunidade de encontrar um tesouro e compartilhar um trecho do texto encontrado com a turma, desenvolvendo, assim, suas habilidades de leitura e interpretação. Além de estimular o gosto pela leitura, a atividade é projetada para promover o trabalho colaborativo, já que os alunos terão que se ajudar mutuamente para decifrarem as pistas. A temática do Dia das Crianças torna o evento especial e envolvente, celebrando as conquistas e descobertas das crianças de uma forma que estimule também o seu engajamento social e emocional.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa, principalmente, promover o desenvolvimento das competências de leitura e compreensão textual, habilidades fundamentais na formação inicial dos alunos. Ao explorar poemas e textos infantis, os alunos têm a oportunidade de ampliar o vocabulário, exercitar a criatividade e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que desenvolvem a habilidade de trabalhar em equipe e respeitar as contribuições dos colegas. A atividade também está alinhada com a BNCC, incentivando o reconhecimento do sistema de escrita alfabética e a apreciação de rimas e jogos de palavras, fundamentais para o aprimoramento de suas capacidades de leitura e escrita. Além disso, a prática de localizar informações explícitas em textos, a partir das pistas, prepara os alunos para desafios cognitivos mais complexos, promovendo uma base sólida para o aprendizado contínuo e prazeroso da Língua Portuguesa.

  • Estimular a leitura e a apreciação de textos poéticos através de uma atividade lúdica.
  • Promover o reconhecimento do sistema de escrita alfabética e suas sonoridades.
  • Desenvolver habilidades sociais como respeito, cooperação e comunicação efetiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está baseado no desenvolvimento das primeiras habilidades de leitura e escrita dos alunos, enfatizando o uso de poemas e textos infantis como ferramentas principais. A exploração de rimas e jogos de palavras é essencial para o entendimento da língua e suas sonoridades, crucial para a etapa inicial do Ensino Fundamental. Além da leitura, a atividade também propõe o trabalho em equipe como um elemento central do aprendizado, estimulando a sociabilidade e a colaboração. Este plano visa não apenas ensinar habilidades acadêmicas, mas integrar componentes sociais para preparar os alunos para o convívio em sociedade, ressaltando o desenvolvimento socioemocional enquanto parte do currículo. O aprendizado é enriquecido ao relacionar conteúdos literários a eventos e datas comemorativas, promovendo um vínculo entre o conhecimento acadêmico e o mundo real dos alunos.

  • Reconhecimento de letras e sons.
  • Leitura e interpretação de textos poéticos infantis.
  • Trabalho em equipe e cooperação.
  • Desenvolvimento do vocabulário e expressão oral.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade combina práticas pedagógicas tradicionais com metodologias ativas, como a caça ao tesouro, que engajam os alunos em um processo de descoberta orientado por pistas, incentivando a participação e a interação entre pares. Apesar de não haver uma metodologia ativa específica para a primeira aula, a exploração lúdica dos textos e o trabalho interativo favorecem a aprendizagem por meio do enigma, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. O jogo e a competição saudável impulsionam o interesse pela leitura e desenvolvem a habilidade de localização e interpretação de informações. Os alunos são agentes ativos em suas descobertas, colaborando para solucionar problemas e alcançar os objetivos da atividade. A prática docente aqui se torna uma facilitadora do aprendizado, guiando e apoiando os alunos em suas investigações e conclusões.

  • Caça ao tesouro como técnica lúdica de aprendizado.
  • Leitura compartilhada de textos poéticos.
  • Rodas de conversa para reflexão conjunta.
  • Interação e colaboração entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi estruturado em uma única aula de 60 minutos, permitindo que os alunos vivenciem a atividade de forma integral e contínua, sem interrupções que possam quebrar o ritmo da motivação e do trabalho colaborativo. A tarefa é planejada para envolver todas as etapas, desde a introdução das regras da caça ao tesouro, passando pela busca e leitura dos textos, até as discussões finais. Este formato garante que os alunos usufruam do tempo necessário para se engajarem completamente com o conteúdo programático, facilitando uma experiência de aprendizado imersiva. A estrutura única permite uma adaptação flexível do tempo à medida que a turma avança em seu próprio ritmo, fazendo ajustes conforme necessário para atender às necessidades específicas dos alunos sem comprometer o objetivo de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade, caça ao tesouro e leitura de poemas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando a atividade Caça ao Tesouro Literário no Dia das Crianças. Explique que será uma experiência divertida e colaborativa, onde cada aluno poderá encontrar diferentes 'tesouros' literários. É importante que destaque a importância da colaboração e do respeito durante a atividade. Pergunte aos alunos o que eles esperam encontrar e ouça suas respostas, incentivando a curiosidade.

    Momento 2: Preparação para a Caça ao Tesouro (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua as pistas preparadas anteriormente para os grupos de alunos. Instrua sobre como funcionará a busca pelos tesouros na sala, estabelecendo regras simples de comportamento. Permita que cada grupo leia sua primeira pista em voz alta e repasse as orientações do que devem procurar. Observe se os alunos estão claros sobre suas tarefas, intervindo para esclarecer dúvidas se necessário.

    Momento 3: Caça ao Tesouro Literário (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a caça ao tesouro pela sala. Os alunos devem seguir as pistas para encontrar os livros escolhidos previamente. Incentive o trabalho em equipe e observe como se comunicam. Ajude os grupos que tenham dificuldades a decifrarem suas pistas. Quando um grupo encontrar seu 'tesouro', oriente-os a lerem um trecho em silêncio enquanto esperam os demais terminarem. Avalie a participação e interação entre os alunos durante essa etapa.

    Momento 4: Leitura e Compartilhamento dos Poemas (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma em círculo para a leitura dos trechos de poemas encontrados. Permita que cada grupo apresente seu 'tesouro', lendo em voz alta uma parte do texto. Estimule a apreciação de cada leitura, perguntando aos alunos o que sentiram ou pensaram sobre o que ouviram. Orientações sobre uma boa postura e volume de voz podem ser dadas. Avalie a participação individual de forma observacional, anotando quem se sentiu mais à vontade ou teve dificuldade.

    Momento 5: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Abra uma breve roda de conversa para refletir sobre a atividade. Pergunte como foi a experiência de trabalhar em grupo e o que aprenderam sobre poemas. Conduza essa troca de ideias de forma a promover o respeito às opiniões alheias e a valorização das conquistas feitas. Dê feedback positivo e construtivo sobre suas leituras e participação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que as pistas e mapas desenhados à mão são visualmente claros e podem ser compreendidos por todos, ajustando o contraste das cores se necessário. Durante a roda de conversa, crie um ambiente seguro e incentive a participação de todos, incluindo alunos mais tímidos. Para incluir alunos que possam ter dificuldades na leitura, permita que eles colaborem com a interpretação ou a apresentação dos poemas por meio de outras formas, como desenhos ou encenações simples.

Avaliação

A avaliação nesta atividade é multifacetada, contemplando aspectos de aprendizado acadêmico e desenvolvimento socioemocional. Os métodos incluem a observação do comportamento dos alunos durante a atividade, buscando identificar iniciativas de cooperação e comunicação eficaz entre os pares. Um critério de avaliação específico é a capacidade do aluno de localizar informações e interpretar corretamente os trechos dos textos encontrados. Além disso, um feedback formativo será utilizado ao final da atividade por meio de uma roda de conversa, onde os alunos terão a oportunidade de expressar o que aprenderam e como se sentiram durante a caça. Esta avaliação qualitativa ajudará o professor a compreender os pontos fortes e áreas de desenvolvimento de cada aluno, ajustando estratégias pedagógicas futuras para atender às necessidades identificadas. Esta abordagem garante um processo avaliativo inclusivo, que considera a totalidade do desenvolvimento dos alunos.

  • Avaliação da cooperação e participação dos alunos.
  • Interpretação e leitura dos textos encontrados.
  • Feedback formativo em roda de conversa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade visam aumentar o envolvimento dos alunos e proporcionar um ambiente de aprendizado diversificado. Os materiais incluem uma variedade de livros infantis, que serão utilizados tanto como parte dos tesouros a ser encontrados quanto como ferramenta de enriquecimento da atividade. Pistas cuidadosamente elaboradas guiarão as crianças de uma etapa para outra, incentivando a curiosidade e a busca ativa por conhecimento. O ambiente da sala de aula será preparado para criar um cenário adequado à caça ao tesouro, propício à exploração e interação. Essa preparação inclui o uso de mapas simples ou ilustrações, que não apenas encantam as crianças, mas também oferecem uma introdução à interpretação de representações abstratas. O respeito à segurança e ao conforto dos alunos é garantido, utilizando apenas materiais seguros e adaptados à faixa etária, para que possam se dedicar plenamente à experiência sem preocupações externas.

  • Livros infantis com poemas e textos breves.
  • Pistas e mapas desenhados à mão.
  • Materiais de suporte como papel, lápis e colas coloridas.
  • Espaço da sala de aula adaptado para a atividade.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, sabemos o quanto sua jornada pode ser intensa e cheia de desafios diários. Muito embora esta turma não apresente condições ou deficiências específicas, é essencial assegurar a equidade e o acesso pleno às atividades propostas para todos os alunos. Algumas estratégias simples, que não demandam recursos significativos, podem garantir uma experiência inclusiva e enriquecedora. Flexibilize as instruções verbais ou escritas, utilizando linguagens e suportes visuais acessíveis que possam ajudar os alunos a compreender claramente o que se espera de cada etapa da atividade. Promova, também, momentos de discussão em que as crianças possam expressar o que sentiram convivendo com as diferentes perspectivas de seus colegas. Isso pode estimular a compreensão mútua e a construção coletiva de soluções. Ao incentivar que os alunos trabalhem em pares ou pequenos grupos, promovemos a inclusão de todos, dando suporte e oportunidades para que pratiquem a comunicação, aprendam a ouvir, valorizem as diferenças, e construam significados colaborativos provenientes de um ambiente heterogêneo.

  • Flexibilização de instruções e uso de suportes visuais.
  • Formação de grupos heterogêneos para atividades conjuntas.
  • Promoção de discussões para compartilhamento de diferentes perspectivas.
  • Adaptações no ritmo da atividade para respeitar o tempo de cada aluno.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo