Caça aos Sons

Desenvolvida por: Katia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Nesta atividade pedagógica intitulada 'Caça aos Sons', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da alfabetização de uma maneira lúdica e envolvente. Com a utilização de cartões contendo letras do alfabeto, as crianças serão desafiadas a explorar o ambiente da sala de aula em busca de objetos cujos nomes comecem com o som correspondente à letra que possuem em mãos. Ao encontrarem tais objetos, deverão escolher entre várias figuras aquela que representa o objeto encontrado e colá-la em um mural ao lado da letra correspondente. Esta atividade não só promove a associação entre o som e o grafema, mas também estimula a observação, a análise fonêmica e contribui para o entendimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento da leitura e da escrita, alinhando-se perfeitamente aos objetivos de aprendizagem definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em estimular a associação entre sons e suas correspondentes representações gráficas, desenvolver a habilidade de distinção entre os diferentes fonemas e suas respectivas letras, além de consolidar a compreensão do sistema de escrita alfabética. Ao participar da 'Caça aos Sons', os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos prévios de forma prática, o que facilita a memorização e compreensão das letras e sons da língua portuguesa. Este método ativo de aprendizagem visa também promover a autonomia dos alunos ao incentivá-los a explorar a sala de aula e colaborar com os colegas, preparando-os não apenas para o desenvolvimento da leitura e escrita, mas também para a construção de habilidades socioemocionais importantes.

  • Associar sons a seus respectivos grafemas.
  • Desenvolver a habilidade de análise fonêmica.
  • Compreender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Estimular a observação e a pesquisa ativa no ambiente de aprendizagem.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a introdução às letras do alfabeto e a sua relação com os sons da fala, análise fonêmica inicial, reconhecimento de palavras simples e a associação entre grafemas e fonemas. Tais tópicos são essenciais para a alfabetização inicial e servirão como base para as habilidades de leitura e escrita. A metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será aplicada para envolver os alunos em um processo ativo de descoberta, análise e aplicação dos conceitos aprendidos de maneira divertida e significativa.

  • Letras do alfabeto e seus sons correspondentes.
  • Análise fonêmica inicial e reconhecimento de palavras simples.
  • Associação de grafemas e fonemas.
  • Importância da observação e exploração do ambiente.

Metodologia

A metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será o eixo central desta atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e motivador. Após uma breve explanação sobre o objetivo da atividade e demonstração dos procedimentos, os alunos receberão cartões com letras e serão incentivados a explorar a sala em busca de objetos correspondentes. A escolha de figuras que representam os objetos encontrados e a posterior colagem no mural ao lado das letras correspondentes garantirão a participação ativa de todos, estimulando a observação, o raciocínio lógico, a colaboração e a capacidade de associar sons a grafemas de forma lúdica e significativa.

  • Breve explanação sobre o objetivo da atividade.
  • Distribuição de cartões com letras aos alunos.
  • Exploração da sala em busca de objetos cujos nomes iniciem com o som da letra.
  • Seleção e colagem de figuras dos objetos encontrados no mural.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, distribuição dos materiais e início da 'Caça aos Sons'. Na segunda aula, os alunos continuarão a atividade, finalizando com uma discussão em grupo sobre os objetos encontrados e a associação com as letras. Esse momento será crucial para consolidar os conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Introdução ao tema, explicação da atividade e início da caça.
  • Aula 2: Continuação da caça, finalização da atividade e discussão de resultados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, considerando a participação do aluno, a cooperação com os colegas e a capacidade de associação entre os sons e as letras. Será dada atenção à habilidade do aluno em seguir as instruções, sua participação ativa na busca dos objetos, bem como na escolha correta das figuras para cada letra. Exemplos específicos de avaliação incluem observar se o aluno conseguiu encontrar objetos cujo nome inicia com o som da letra fornecida e se conseguiu selecionar a figura correspondente correta para colar no mural. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar o progresso contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões contendo letras do alfabeto, diversas figuras de objetos (adesivos ou recortes de revistas), um grande mural ou painel para a colagem das figuras ao lado das letras, além de cola e materiais de apoio como tesouras e fita adesiva. É fundamental que haja a disponibilidade de um amplo repertório de figuras para garantir a riqueza do processo de associação e que o espaço da sala de aula esteja organizado de maneira a facilitar a movimentação das crianças durante a busca dos objetos.

  • Cartões com letras do alfabeto.
  • Figuras de objetos variados (adesivos ou recortes de revistas).
  • Grande mural ou painel para colagem das figuras.
  • Cola, tesouras e fita adesiva.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo