Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de um jogo interativo no pátio ou em uma sala ampla, criado com o objetivo de desenvolver a familiaridade com os sons específicos das sílabas estudadas, utilizando a metodologia ativa para promover uma aprendizagem engajadora e efetiva. A brincadeira consiste em uma caça a objetos ou imagens que contenham sons de sílabas específicas como 'ca' (casa, cachorro, etc.). O professor esconderá previamente essas imagens pela área designada, e os alunos, em seguida, buscarão esses itens. Ao encontrarem uma imagem, deverão dizer em voz alta a palavra que a imagem representa, segmentando-a claramente em sílabas. Esta abordagem prática visa facilitar a associação entre os sons das sílabas e suas representações gráficas, fortalecendo o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, bem como a habilidade de segmentação oral das palavras em sílabas, e a relação entre os elementos sonoros com sua representação escrita.
O objetivo principal desta atividade é promover o reconhecimento da relação entre sons e suas representações gráficas, através de uma metodologia lúdica e participativa. Pretende-se com isso, estimular o desenvolvimento da habilidade de segmentar palavras oralmente em sílabas, facilitando o entendimento do sistema de escrita alfabética como um método de representação dos sons da fala. Além de contribuir para a habilidade de relacionar elementos sonoros como sílabas e fonemas com sua respectiva representação escrita.
A presente atividade se fundamenta nos princípios da aprendizagem ativa, onde as crianças tornam-se protagonistas do seu processo educativo, interagindo diretamente com o conteúdo de maneira prática e significativa. O trabalho com sons e sílabas, essencial para o desenvolvimento da leitura e da escrita, é abordado de forma lúdica, promovendo a consciência fonológica e a habilidade de decodificação, elementos cruciais na alfabetização inicial.
Utilizaremos para esta atividade uma abordagem lúdica e interativa, por meio da metodologia ativa. As crianças serão incentivadas a explorar o espaço, em busca de imagens que contenham os sons das sílabas estudadas, utilizando a observação, o raciocínio e a colaboração entre pares. Ao encontrar uma imagem, o momento de segmentar a palavra em sílabas funcionará como uma mini sessão de aprendizado prático, estimulando a oralidade e a associação gráfica dos sons.
A atividade terá uma carga horária total de 4 horas, dividida em 4 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula servirá para explicar a atividade e preparar o material. Nas duas aulas seguintes, os alunos participarão ativamente da caça aos sons. A última aula será destinada à revisão dos sons encontrados e feedback coletivo.
A avaliação desta atividade será realizada de maneira formativa e contínua, observando o engajamento e a participação dos alunos durante a caça aos sons, a correção na segmentação das palavras em sílabas e a capacidade de associar os sons a suas representações gráficas. Além da observação direta, poderão ser aplicadas atividades complementares de fixação, como a criação de pequenos textos ou listas de palavras com as sílabas estudadas, permitindo assim uma avaliação mais abrangente do aprendizado.
Para a realização desta atividade, será necessário um espaço amplo, como um pátio ou uma sala ampla, imagens ou objetos que representem palavras com as sílabas foco, fitas adesivas ou cones para demarcar áreas específicas, e materiais para anotação dos alunos. A escolha de objetos e imagens que despertem o interesse das crianças é crucial para o sucesso da atividade.
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