Caça às Frutas e Verduras no Jardim das Letras

Desenvolvida por: Zélia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências
Temática: Alimentação Saudável e Reconhecimento de Palavras

A atividade 'Caça às Frutas e Verduras no Jardim das Letras' é elaborada para incentivar o reconhecimento de palavras através de uma abordagem lúdica, fomentando também a conscientização sobre a importância da alimentação saudável. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenas equipes e receberão cartões que contêm os nomes de diversas frutas e verduras. Com esses cartões em mãos, eles deverão explorar o 'Jardim das Letras', um espaço especialmente preparado com letras espalhadas, para encontrar as letras correspondentes aos nomes escritos em seus cartões. Depois de coletarem as letras necessárias, cada equipe trabalhará em conjunto para montar os nomes das frutas e verduras. A atividade culminará com as apresentações das palavras formadas por cada equipe e uma discussão sobre o valor nutricional de cada alimento. Esta abordagem não só promove o aprendizado de novos vocabulários e o reconhecimento de palavras, mas também introduz conceitos básicos de uma alimentação balanceada e saudável, utilizando uma metodologia ativa e interativa que envolve os alunos diretamente no processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de maneira interativa e divertida, promovendo o reconhecimento de palavras e incentivando o interesse por uma alimentação saudável. Espera-se que, ao término da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e nomear diversas frutas e verduras, além de associar cada alimento a seus respectivos benefícios nutricionais. Além disso, essa atividade visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, atenção aos detalhes na busca pelas letras corretas e a capacidade de comunicação e apresentação, ao compartilhar os resultados obtidos com os colegas.

  • Reconhecer e nomear diferentes frutas e verduras.
  • Compreender o valor nutricional dos alimentos.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Promover a atenção e concentração durante a busca por letras.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF01LP04
  • description": "Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala." }, { "code": EF01LP26
  • description": "Escrever palavras e textos sob dictação de forma alfabética, mesmo que com erros ortográficos." }, { "code": EF01CI04
  • description": Comparar observações cotidianas e/ou experimentos, para encontrar semelhanças e diferenças entre o modo como diferentes plantas e animais crescem.

Conteúdo Programático

Essa atividade introduz conceitos interdisciplinares, abrangendo tanto alfabética e leitura, quanto noções fundamentais sobre alimentação e ciências. Através da prática de reconhecer e montar palavras, o aluno avança em sua aprendizagem sobre a escrita alfabética e desenvolve habilidades de leitura. Adicionalmente, ao discutir sobre o valor nutricional das frutas e verduras, os estudantes começam a construir uma base sobre ciências naturais e a importância de uma dieta balanceada. Tal abordagem assegura que a atividade contribua para uma educação integral, tocando em pontos essenciais do desenvolvimento infantil.

  • Reconhecimento de palavras
  • Montagem de palavras com letras
  • Discussão sobre alimentação saudável
  • Trabalho em equipe e apresentação
  • Valor nutricional de frutas e verduras

Metodologia

A atividade será realizada por meio de uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de aprender fazendo. A divisão em equipes e a busca pelas letras que formam os nomes de frutas e verduras no 'Jardim das Letras' estimula a colaboração entre os alunos e os incentiva a participar ativamente do processo de aprendizagem. Após montarem os nomes, as discussões em equipe sobre o valor nutricional dos alimentos permitirão que os alunos compartilhem conhecimentos, promovendo uma aprendizagem coletiva.

  • Exploração do 'Jardim das Letras'
  • Montagem dos nomes das frutas e verduras
  • Discussão em equipe sobre o valor nutricional
  • Apresentação das palavras formadas
  • Reflexão coletiva sobre alimentação saudável

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e começarão a busca e montagem dos nomes das frutas e verduras. No segundo encontro, as equipes finalizarão a montagem e realizarão as apresentações, seguidas pela discussão sobre alimentação saudável.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação das equipes, início da busca pelas letras e montagem dos nomes.
  • Aula 2: Finalização da montagem dos nomes, apresentações das equipes e discussão sobre o valor nutricional.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação individual e em equipe durante todo o processo da atividade. Serão levados em consideração o engajamento na busca e montagem das letras, a contribuição para o trabalho em equipe e a participação nas discussões sobre alimentação saudável. A apresentação das palavras formadas será uma oportunidade para avaliar tanto a aprendizagem individual sobre o vocabulário relacionado às frutas e verduras quanto a capacidade de comunicação em grupo. Além disso, a reflexão final coletiva servirá como autoavaliação, onde os alunos poderão expressar o que aprenderam sobre a importância de uma alimentação balanceada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: letras em papel cartão ou plástico para a montagem das palavras, cartões com os nomes das frutas e verduras para cada equipe, um espaço físico que possa ser decorado e transformado no 'Jardim das Letras', e materiais de pesquisa sobre o valor nutricional dos alimentos para subsidiar as discussões. Além disso, pode ser utilizado material visual, como imagens ou desenhos das frutas e verduras, para auxiliar no reconhecimento pelos alunos.

  • Letras em papel cartão ou plástico
  • Cartões com nomes de frutas e verduras
  • Espaço físico para o 'Jardim das Letras'
  • Materiais de pesquisa sobre valor nutricional
  • Imagens ou desenhos de frutas e verduras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo