Caça às Letras Mágicas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade Caça às Letras Mágicas transforma a sala de aula em um emocionante cenário de exploração e descoberta, primando pelo dinamismo e interação entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Com o auxílio de um mapa cheio de pistas, os pequenos aventureiros serão encaminhados a explorar diferentes partes da sala de aula na busca por letras do alfabeto habilmente escondidas. Ao encontrar cada letra, os alunos terão o desafio de pensar em uma palavra que inicie com a letra encontrada, incentivando não apenas o reconhecimento das letras, mas também a fala, a escuta ativa e o vocabulário. Essa jornada promete não apenas o fortalecimento da familiarização com o alfabeto, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de trabalho em equipe, em um ambiente que favorece a aprendizagem ativa e participativa através da metodologia da Aprendizagem Baseada em Jogos. Dessa forma, objetiva-se criar uma experiência de aprendizado significativa e divertida, encorajando a curiosidade e a autoconfiança dos estudantes no processo de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a experiência de reconhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica e interativa, utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologia principal. Deseja-se encorajar os alunos a compreender a funcionalidade das letras no contexto da formação de palavras, estimulando o pensamento crítico, a memória e a criatividade. Além disso, ao participarem da Caça às Letras Mágicas, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades comunicativas, praticando a fala e a escuta ativa, assim como habilidades de socialização, trabalhando em equipe e respeitando a vez de cada colega. Esta atividade visa também fomentar a autoestima e a confiança na aprendizagem, mostrando aos alunos que a jornada de conhecer o alfabeto pode ser um processo prazeroso e empolgante.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto de maneira lúdica.
  • Estímulo ao vocabulário através da busca de palavras que iniciem com as letras encontradas.
  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas e de socialização.
  • Fortalecimento da autopercepção positiva em relação à aprendizagem.
  • Incentivo à curiosidade, criatividade e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03 - Reconhecer letras do alfabeto, associando-as a seus respectivos nomes e sons.
  • EF01LP04 - Ler palavras conhecidas, de diferentes campos semânticos.
  • EF01LP21 - Participar de interações orais em sala de aula, escutando com atenção, formulando e respondendo perguntas, apresentando opiniões sobre o que foi ouvido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é direcionado para a alfabetização inicial, enfatizando o reconhecimento visual e auditivo das letras do alfabeto e a formação de palavras simples. Essa abordagem permite aos estudantes estabelecer conexões entre os sons, os nomes e as formas das letras, além de relacioná-las ao significado das palavras no seu cotidiano. Ao mesmo tempo, estimula habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de ouvir e se expressar, colaborar com os colegas e desenvolver resiliência diante de desafios.

  • Identificação das letras do alfabeto.
  • Formação de palavras simples a partir das letras encontradas.
  • Práticas de escuta ativa e expressão oral.
  • Trabalho em equipe e respeito mútuo.
  • Associação de letras a sons e significados.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada nesta atividade, através da qual os alunos participarão ativamente na busca e descoberta das letras, promovendo uma experiência de aprendizagem imersiva e interativa. Esse enfoque metodológico pretende tirar os alunos do papel passivo de receptores de informação, incentivando-os a tornarem-se protagonistas do próprio processo de aprendizagem, onde o erro se transforma em uma oportunidade de descoberta e crescimento. As pistas fornecidas no mapa irão desafiar os alunos a pensar de forma crítica e solucionar problemas de forma colaborativa, enquanto a necessidade de encontrar palavras que comecem com as letras encontradas aguçará sua inventividade e memória.

  • Distribuição de mapas com pistas para a localização das letras.
  • Busca ativa pelas letras escondidas na sala de aula.
  • Demonstração oral de palavras iniciadas pelas letras encontradas.
  • Discussão em grupo para compartilhar descobertas e aprender com os pares.
  • Utilização de materiais visuais e manipuláveis para facilitar o reconhecimento das letras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas etapas, totalizando uma hora de duração. Na primeira aula de 40 minutos, será realizada a apresentação da atividade e a distribuição dos materiais, seguida pela busca das letras. Na segunda aula, também de 40 minutos, os alunos terão a oportunidade de compartilhar as palavras encontradas e participarão de uma roda de conversa sobre a experiência.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da busca pelas letras.
  • Aula 2: Compartilhamento das palavras e discussão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação da atividade Caça às Letras Mágicas será de natureza formativa, focando no processo de aprendizagem e na participação dos alunos ao longo da atividade. Será observada a capacidade dos alunos em encontrar as letras e articular palavras que comecem com as mesmas, assim como sua habilidade de trabalhar em equipe, respeitando a vez e ouvindo os colegas. A participação, o empenho e a criatividade no processo serão mais valorizados do que simplesmente a quantidade de letras encontradas ou de palavras ditas. Feedbacks construtivos serão fornecidos, realçando pontos positivos e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização da Caça às Letras Mágicas incluem letras do alfabeto previamente preparadas e escondidas pela sala, mapas com as pistas para cada aluno, e um quadro para registro das palavras encontradas. Esses recursos são essenciais para garantir que a atividade seja engajante e produtiva, fornecendo aos alunos os meios para explorar, descobrir e aprender ativamente.

  • Letras do alfabeto em papel ou cartolina.
  • Mapas com pistas individuais para cada aluno.
  • Quadro branco ou flip chart para registro das palavras.
  • Canetas, lápis e cadernos para anotações dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo