Caça-Palavras Divertido

Desenvolvida por: Alicia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Escrita

A atividade 'Caça-Palavras Divertido' é planejada para estimular a leitura, compreensão e escrita entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando cartões que combinam palavras simples e suas correspondentes imagens, esta atividade propõe uma experiência lúdica de aprendizado. Os professores espalharão cartões pela sala, e os alunos, trabalhando em duplas, deverão procurá-los. Ao encontrar um cartão, a dupla deve ler a palavra em voz alta e associá-la à respectiva imagem, promovendo a conexão entre a forma escrita e o objeto/conceito representado. Após reunir todos os cartões, cada dupla tenta escrever as palavras coletadas por conta própria, encorajando os estudantes a exercitar a escrita autônoma e espontânea. Esse jogo foi concebido para observar as formas convencionais de escrita e estimular a prática de escrever, comparando suas produções escritas com as palavras nos cartões, fomentando habilidades críticas de leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O 'Caça-Palavras Divertido' tem como objetivo principal promover a aquisição de habilidades fundamentais de leitura e escrita entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se, com essa atividade, desenvolver a capacidade dos estudantes de associar palavras à suas imagens correspondentes, fortalecendo a compreensão leitora e a ortografia. Além disso, incentiva-se a escrita autônoma e espontânea, permitindo que os alunos exercitem a forma alfabética de escrever palavras e frases simples. O jogo pretende, igualmente, favorecer a observação das escritas convencionais e o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre os próprios escritos e as palavras-modelo.

  • Desenvolver habilidades de leitura, facilitando a compreensão de palavras simples.
  • Estimular a escrita autônoma e espontânea através da prática.
  • Promover a associação entre palavras e suas referentes imagens.
  • Encorajar a observação e comparação entre a forma convencional de escrever e as produções dos alunos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado aos princípios pedagógicos que enfatizam a leitura e a escrita no 1º ano do Ensino Fundamental. Através de um jogo dinâmico, os alunos são motivados a explorar palavras e imagens, uma abordagem que consolida conhecimentos básicos de linguagem. A atividade une habilidades de identificação, associação e reprodução escrita, essenciais para o desenvolvimento linguístico inicial. A realização de tarefas em dupla estimula, além disso, o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os pares.

  • Leitura de palavras simples
  • Associação palavra-imagem
  • Escrita espontânea
  • Comparação de escritas

Metodologia

Na realização do Caça-Palavras Divertido, será adotada a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a qual privilegia a participação ativa dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Os alunos, em duplas, atuarão de forma autônoma na procura de cartões, na leitura e na associação palavra-imagem, além de praticarem a escrita das palavras encontradas. Esta abordagem promove não apenas a aprendizagem baseada na experiência direta, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e de colaboração.

  • Distribuição aleatória dos cartões pela sala
  • Busca e coleta de cartões em duplas
  • Leitura em voz alta e associação das palavras às imagens
  • Reescrita espontânea das palavras coletadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totaliza 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a apresentação da atividade e a busca dos cartões. Na segunda aula, os alunos tentarão escrever as palavras por conta própria, com posterior discussão e correção.

  • Aula 1: Apresentação e busca de cartões (50 minutos)
  • Aula 2: Escrita das palavras e discussão (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando o envolvimento dos alunos durante toda a atividade. Será dada especial atenção às habilidades de leitura e compreensão demonstradas na associação das palavras às imagens, bem como à capacidade de escrita espontânea e à qualidade das produções textuais dos estudantes. Comentários construtivos serão utilizados para motivar os alunos e orientar melhorias. A participação, colaboração e o esforço para escrever as palavras autônoma e corretamente serão igualmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para conduzir a atividade 'Caça-Palavras Divertido', será necessário preparar materiais simples, mas essenciais para o sucesso do jogo. Cartões ou pequenos pedaços de papel serão utilizados para escrever as palavras e para colar as imagens correspondentes. Prioriza-se materiais reutilizáveis ou recicláveis, fomentando também a conscientização ambiental.

  • Cartões ou pequenos pedaços de papel
  • Imagens correspondentes às palavras
  • Cola
  • Canetas ou lápis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo