A atividade 'Caça-Palavras Falantes' é uma estratégia lúdica para auxiliar no processo de alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando cartões que contêm palavras simples ao lado de suas imagens correspondentes, as crianças participam de uma dinâmica de descoberta e prática da escrita, em um contexto de colaboração e jogo. Organizados em duplas, eles realizarão um exercício de alternância, onde um aluno verbaliza a palavra vista no cartão enquanto o outro a escreve da maneira que considerar correta, baseando-se na correlação fonética. Após essa tentativa, os alunos terão a oportunidade de confrontar suas anotações com a grafia correta indicada no cartão, discutindo juntos sobre as semelhanças, diferenças e as várias possibilidades de representação fonética na língua portuguesa. Esse processo convida os alunos à reflexão sobre a natureza da escrita, as variadas formas de representar os sons por letras e a importância da escrita convencional, de maneira lúdica e significativa.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma prática reflexiva sobre a correspondência letra-som, crucial para o processo de alfabetização. Espera-se que, ao participarem da 'Caça-Palavras Falantes', os estudantes desenvolvam a habilidade de identificar sons e associá-los às suas representações gráficas, além de ampliarem seu vocabulário e compreensão das estruturas básicas da língua portuguesa. A dinâmica de duplas também visa fortalecer habilidades sociais, como cooperação, escuta ativa e resolução conjunta de problemas, elementos essenciais para o aprendizado e crescimento pessoal.
A atividade enquadra-se nos objetivos de aprendizado do 1º ano fundamental em Língua Portuguesa, enfocando especificamente no desenvolvimento da alfabetização inicial. As dinâmicas propostas têm o propósito de instigar os alunos à prática da leitura e escrita de forma colaborativa, explorando a riqueza da língua em seus sons e formas gráficas.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será central nesta atividade, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através da interação com os cartões e com o parceiro de dupla, eles vivenciarão uma forma dinâmica e interativa de associar som e escrita, otimizando a absorção do conhecimento de forma lúdica e significativa. Este ambiente proporciona uma aprendizagem mais engajadora e efetiva, onde os estudantes podem explorar, errar e aprender em um contexto de jogo.
A atividade será realizada em duas partes, divididas em aulas de 50 minutos cada. Na primeira parte, os alunos serão introduzidos ao jogo e começarão a primeira sessão de interações com os cartões. Na segunda parte, eles continuarão a dinâmica, seguido de uma sessão de reflexão coletiva.
A avaliação será formativa e ocorrerá de maneira contínua ao longo da atividade. Será dada especial atenção ao progresso dos alunos na identificação e escrita das palavras, bem como na sua capacidade de refletir sobre suas tentativas em relação à escrita convencional. A participação, o engajamento e a interação com o parceiro de aprendizado também serão considerados como indicadores de sucesso. Exemplos de atividades de escrita, discussões em duplas e reflexões coletivas servirão como base para o feedback do professor, que orientará os estudantes no desenvolvimento contínuo de suas habilidades.
Para a realização dessa atividade, serão necessários cartões que contenham palavras de uso frequente e suas imagens correspondentes. Além disso, será importante disponibilizar lápis ou canetas e folhas de papel, possibilitando que os alunos anotem suas tentativas de escrita. Um ambiente confortável e que favoreça a interação entre as duplas também é essencial para o sucesso da dinâmica.
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