Esta atividade tem como propósito incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades relacionadas à leitura e escrita por meio de uma abordagem lúdica e colaborativa. Antes da aula, será enviado aos alunos um vídeo explicativo sobre a formação de palavras utilizando letras, para que eles possam vir preparados para a aula. Na sala, eles serão divididos em grupos e receberão cartas com letras. O desafio será formar o maior número possível de palavras dentro de um tema pré-determinado, como animais ou frutas, incentivando o trabalho em equipe e a criatividade. Ao concluir a tarefa, cada grupo discutirá com a turma as estratégias usadas para formar as palavras, com enfoque na relação entre os sons e as letras e, consequentemente, na melhoria da habilidade de escrita espontânea alfabética. O encerramento da atividade se dará com uma reflexão comparativa entre as palavras criadas pelos alunos e a escrita convencional das mesmas, reforçando o aprendizado de ortografia e a aquisição de vocabulário.
O objetivo principal desta atividade é fomentar o desenvolvimento da habilidade de escrita espontânea alfabética e a compreensão da relação entre sons e letras, elementos fundamentais para a alfabetização inicial. Além disso, pretende-se promover a habilidade de trabalho em equipe, criatividade e raciocínio rápido, enquanto os alunos se envolvem na tarefa de formar palavras dentro de um tema específico. A discussão em grupo após a atividade se destina a incentivar a reflexão sobre as estratégias utilizadas e a consolidar o aprendizado de forma coletiva, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de argumentação e comparação entre diferentes formas de escrita.
Este plano de aula está alinhado com a proposta pedagógica da BNCC que enfatiza a importância da alfabetização inicial na base da educação fundamental. Ao explorar a relação entre sons e letras e encorajar a prática de escrita espontânea, esta atividade oferece uma oportunidade única para os alunos desenvolverem as habilidades essenciais de leitura e escrita. A discussão e reflexão grupais servem como um meio de aprofundar a compreensão dos alunos sobre a língua escrita, fomentando o pensamento crítico e a capacidade de análise.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida junto com a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade permite que os alunos tenham seu primeiro contato com o conteúdo fora da sala, por meio do vídeo explicativo, preparando-se para a aula. Durante a aula, a aprendizagem se torna mais significativa através da prática colaborativa e da experimentação direta. A divisão dos alunos em grupos para a realização da tarefa fomenta habilidades socioemocionais, enquanto a fase de discussão incentiva a reflexão coletiva e a comparação de resultados, alinhando-se às práticas modernas de ensino participativo.
A carga horária total desta atividade é de 4 horas, estruturada em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve revisão do vídeo explicativo, os alunos serão introduzidos ao jogo e divididos em grupos. Nas aulas subsequentes, os grupos trabalharão na formação de palavras e na elaboração de estratégias. Na última aula, as discussões sobre as palavras formadas e suas comparações com a escrita convencional serão realizadas, finalizando com uma reflexão coletiva.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando o envolvimento dos alunos, a capacidade de trabalho em equipe e a criatividade na formação de palavras. Além disso, será avaliada a participação na discussão coletiva, principalmente em relação às estratégias usadas e à reflexão sobre as escritas convencionais comparadas às produções dos alunos. Serão considerados os aspectos da colaboração, comunicação, respeito mútuo entre os participantes e a habilidade de argumentação demonstrada durante as reflexões. A qualidade das palavras formadas, incluindo sua complexidade e relevância dentro do tema proposto, também fará parte dos critérios de avaliação.
Para a realização desta atividade são necessários alguns materiais e recursos básicos: um vídeo explicativo sobre a formação de palavras, que será enviado aos alunos previamente; cartas com letras disponibilizadas para cada grupo; um quadro para anotações gerais e registro das palavras criadas pelos alunos; e materiais de apoio como dicionários ou listas de palavras, para que os alunos possam verificar a escrita convencional das palavras formadas.
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