Caça-Palavras no Jardim das Letras

Desenvolvida por: Raquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade Caça-Palavras no Jardim das Letras tem como cenário um espaço repleto de letras, transformando-se em um jardim encantado onde o mundo ganha cores através da formação de palavras. Inicialmente, os alunos são introduzidos à história de um jardim mágico, contada pelo professor, onde letras brotam e devem ser combinadas para dar vida a palavras. Munidos de cestinhas, os alunos são divididos em pequenos grupos e incitados a 'colher' letras disseminadas por um espaço amplo da escola ou ao ar livre. Cada grupo recebe a tarefa de formar palavras específicas, alinhadas ao conteúdo programático abordado em sala de aula. Ao final da atividade, os grupos apresentam as palavras formadas e realiza-se uma análise comparativa entre as grafias convencionais e as produções dos discentes, enfatizando o papel de cada letra na construção da escrita e na comunicação efetiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade pedagógica é propiciar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência palpável e interativa de aprendizado que abraça os conceitos iniciais de leitura e escrita. Pretende-se, por meio desta aventura ao ar livre, estimular o conhecimento sobre as letras do alfabeto, bem como desenvolver habilidades de decodificação que são fundamentais para a composição de palavras. Além disso, a análise conjunta das palavras formadas frente às escritas convencionais visa promover um entendimento mais claro sobre a ortografia e a estrutura das palavras, ressaltando a importância da representação correta dos fonemas através das letras.

  • Reconhecer as letras do alfabeto e seus fonemas.
  • Associar as letras aos sons que representam para formar palavras.
  • Comparar as produções próprias com as escritas convencionais.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

A integração entre a prática de coleta de letras e a formação de palavras proporciona um mergulho profundo nos princípios da leitura e da escrita dentro da abordagem da Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Fundamental. Este método prático permite aos alunos explorar fisicamente a composição das palavras, enfatizando o reconhecimento de letras, a diferenciação entre caracteres e símbolos não alfabéticos, e o desenvolvimento da habilidade de escrita alfabética.

  • Letras do alfabeto: reconhecimento e diferenciação.
  • Fonemas: associação fonema-grafema.
  • Formação de palavras simples.
  • Comparação de escritas: convencionais x produções próprias.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, a presente atividade estimula os alunos a se envolverem ativamente na construção do seu próprio conhecimento. Por meio da exploração e seleção de letras em um espaço dinâmico e interativo, os alunos são conduzidos a formar palavras de maneira lúdica e significativa. Esta abordagem favorece a aprendizagem colaborativa, incentivando a construção conjunta do conhecimento em pequenos grupos, onde cada integrante contribui com a sua parcela de entendimento e habilidade na resolução da tarefa proposta.

  • Contação de história para contextualização.
  • Exploração do 'Jardim das Letras'.
  • Atividade prática de formação de palavras em grupos.
  • Discussão coletiva sobre as palavras formadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será contada a história e apresentada a dinâmica do jogo, seguida da primeira fase da busca por letras. Na segunda aula, os alunos continuarão a recolha de letras, formação de palavras e, posteriormente, realizarão a apresentação dos resultados e discussão.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da 'colheita' de letras.
  • Aula 2: Formação de palavras, apresentação e discussão.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da observação contínua do professor, que levará em conta o envolvimento da equipe, a capacidade de trabalho em conjunto, a participação na formação das palavras e na discussão subsequente. Também será avaliada a aproximação das palavras formadas pelas crianças em relação às convenções ortográficas da Língua Portuguesa, valorizando-se o processo de aprendizagem e as tentativas de escrita alfabética. Serão fornecidos feedbacks construtivos e motivadores, procurando sempre encorajar os estudantes na progressão de suas habilidades de leitura e escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários os seguintes recursos: letras de alfabeto em material resistente (papelão, plástico ou tecido) espalhadas pelo espaço designado, cestinhas ou sacolas para 'colher' as letras, espaço amplo como um pátio ou jardim e cartazes com as palavras-chave relacionadas ao conteúdo abordado. Estes materiais e o espaço serão preparados e adaptados com antecedência para garantir o sucesso da atividade.

  • Letras do alfabeto em material resistente.
  • Cestas ou sacolas pequenas.
  • Espaço amplo (pátio ou jardim).
  • Cartazes com palavras-chave.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo