A atividade Caça-Palavras no Jardim das Letras tem como cenário um espaço repleto de letras, transformando-se em um jardim encantado onde o mundo ganha cores através da formação de palavras. Inicialmente, os alunos são introduzidos à história de um jardim mágico, contada pelo professor, onde letras brotam e devem ser combinadas para dar vida a palavras. Munidos de cestinhas, os alunos são divididos em pequenos grupos e incitados a 'colher' letras disseminadas por um espaço amplo da escola ou ao ar livre. Cada grupo recebe a tarefa de formar palavras específicas, alinhadas ao conteúdo programático abordado em sala de aula. Ao final da atividade, os grupos apresentam as palavras formadas e realiza-se uma análise comparativa entre as grafias convencionais e as produções dos discentes, enfatizando o papel de cada letra na construção da escrita e na comunicação efetiva.
O objetivo principal dessa atividade pedagógica é propiciar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência palpável e interativa de aprendizado que abraça os conceitos iniciais de leitura e escrita. Pretende-se, por meio desta aventura ao ar livre, estimular o conhecimento sobre as letras do alfabeto, bem como desenvolver habilidades de decodificação que são fundamentais para a composição de palavras. Além disso, a análise conjunta das palavras formadas frente às escritas convencionais visa promover um entendimento mais claro sobre a ortografia e a estrutura das palavras, ressaltando a importância da representação correta dos fonemas através das letras.
A integração entre a prática de coleta de letras e a formação de palavras proporciona um mergulho profundo nos princípios da leitura e da escrita dentro da abordagem da Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Fundamental. Este método prático permite aos alunos explorar fisicamente a composição das palavras, enfatizando o reconhecimento de letras, a diferenciação entre caracteres e símbolos não alfabéticos, e o desenvolvimento da habilidade de escrita alfabética.
Adotando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, a presente atividade estimula os alunos a se envolverem ativamente na construção do seu próprio conhecimento. Por meio da exploração e seleção de letras em um espaço dinâmico e interativo, os alunos são conduzidos a formar palavras de maneira lúdica e significativa. Esta abordagem favorece a aprendizagem colaborativa, incentivando a construção conjunta do conhecimento em pequenos grupos, onde cada integrante contribui com a sua parcela de entendimento e habilidade na resolução da tarefa proposta.
A atividade será realizada em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será contada a história e apresentada a dinâmica do jogo, seguida da primeira fase da busca por letras. Na segunda aula, os alunos continuarão a recolha de letras, formação de palavras e, posteriormente, realizarão a apresentação dos resultados e discussão.
A avaliação da atividade se dará por meio da observação contínua do professor, que levará em conta o envolvimento da equipe, a capacidade de trabalho em conjunto, a participação na formação das palavras e na discussão subsequente. Também será avaliada a aproximação das palavras formadas pelas crianças em relação às convenções ortográficas da Língua Portuguesa, valorizando-se o processo de aprendizagem e as tentativas de escrita alfabética. Serão fornecidos feedbacks construtivos e motivadores, procurando sempre encorajar os estudantes na progressão de suas habilidades de leitura e escrita.
Para a realização da atividade, serão necessários os seguintes recursos: letras de alfabeto em material resistente (papelão, plástico ou tecido) espalhadas pelo espaço designado, cestinhas ou sacolas para 'colher' as letras, espaço amplo como um pátio ou jardim e cartazes com as palavras-chave relacionadas ao conteúdo abordado. Estes materiais e o espaço serão preparados e adaptados com antecedência para garantir o sucesso da atividade.
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