Caça-Palavras no Parque

Desenvolvida por: Lucine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Alfabetização
Temática: Exploração do Alfabeto na Natureza

Esta aula envolve levar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a um passeio no parque, onde realizarão uma atividade de busca de palavras. Os alunos procurarão por objetos e itens que tenham como inicial as letras do alfabeto, por exemplo, 'A' para 'árvore'. Após a atividade, os alunos discutirão e compararão suas listas, utilizando palavras escritas de forma convencional. O propósito desta atividade é aumentar a capacidade de observação das crianças em relação às escritas e sons de letras iniciais, promovendo também o reconhecimento do sistema alfabético e a análise crítica de suas próprias produções. Esta aula prática tem como objetivo não apenas ensinar o alfabeto, mas também instigar o pensamento crítico e fomentar a descoberta do interesse pelas palavras em seu ambiente natural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são múltiplos e visam proporcionar uma interação rica com o sistema alfabético. Os alunos irão expandir suas habilidades em reconhecer letras e associá-las com elementos do mundo real, potencializando sua capacidade de leitura e escrita. Além de reforçar o reconhecimento das letras, a atividade busca desenvolver a compreensão do sistema alfabético como representação dos sons da fala e estimular a capacidade de planejar e produzir listas, colaborando com os colegas e o professor.

  • Reconhecer a inicial das palavras no alfabeto.
  • Associar letras a objetos visíveis no ambiente natural.
  • Colaborar com colegas para criar uma lista de palavras com escritores convencionais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na introdução prática ao alfabeto e suas diversas aplicações. Ao associar cada letra à observação de elementos visíveis no parque, os alunos fortalecem o reconhecimento e a utilização de letras em contextos cotidianos. A criação de listas escritas permite que os estudantes explorem a transcrição de palavras de forma crítica, comparando com suas próprias escritas e aumentando seu vocabulário ativo.

  • Introdução às letras do alfabeto.
  • Associação de letras a objetos.
  • Criação e comparação de listas escritas.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade combina a aprendizagem experiencial com técnicas de ensino colaborativo. Proporcionar um ambiente de aprendizado externo e lúdico, como um parque, encoraja a participação ativa dos estudantes. Ao trabalhar em pequenos grupos, as crianças podem discutir e trocar ideias, promovendo um aprendizado baseado na interação. As discussões pós-atividade visam consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos verbalizem e compartilhem suas descobertas.

  • Aprendizagem experiencial e externa.
  • Trabalho em grupo.
  • Discussões pós-atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, introduziremos o conceito de identificar palavras iniciadas por diferentes letras e exploraremos o parque com essa finalidade. Na segunda aula, focaremos na discussão das listas criadas e em atividades de escrita convencional, analisando semelhanças e diferenças com as produções dos alunos.

  • Aula 1: Introdução e exploração do parque para identificar objetos que começam com cada letra do alfabeto.
  • Aula 2: Discussão das listas criadas, comparação com escritas convencionais e atividades colaborativas de escrita.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e observará a participação, o engajamento e o desenvolvimento das habilidades ao longo da atividade. Os alunos serão avaliados com base em sua capacidade de identificar corretamente objetos que iniciam com diferentes letras e sua colaboração efetiva na criação de listas. Exemplos de critérios de sucesso incluem a capacidade de listar pelo menos três objetos para cada três letras diferentes, participação ativa nas discussões de grupo e a capacidade de identificar as diferenças entre suas listas e escritas convencionais apresentadas pelo professor.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados diversos recursos que promovam um ambiente lúdico e eficiente. Estes incluem materiais de suporte para a escrita e manipulação de palavras e ferramentas visuais que facilitam a associação do objeto com a letra. Utilizar estes recursos auxilia no interesse dos alunos e no engajamento com o conteúdo.

  • Listas de letras do alfabeto impressas.
  • Cadernos para anotação.
  • Materiais de escrita (lápis, borrachas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo