Cantando e Escrevendo

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cantigas populares, parlendas e trava-línguas

A atividade 'Cantando e Escrevendo' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar cantigas populares, parlendas e trava-línguas, estimulando não somente suas habilidades de leitura e escrita, mas também a oralidade. Iniciando com a preparação, os alunos terão acesso a uma seleção de vídeos contendo os conteúdos mencionados, a serem visualizados em casa, seguindo a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Posteriormente, em sala de aula, serão organizados em grupos para escolherem uma das canções apresentadas nos vídeos. Com o auxílio do professor, escreverão coletivamente a letra da canção escolhida em um grande cartaz. Esta fase da atividade é crucial para que os alunos pratiquem a escrita à mão alfabética, utilizando letras que representem os fonemas aprendidos. Concluída a escrita, cada grupo terá a oportunidade de apresentar a cantiga escolhida, podendo optar por cantá-la ou recitá-la, permitindo assim a prática da oralidade. A atividade 'Cantando e Escrevendo' busca integrar diversas competências lingüísticas por meio de uma abordagem colaborativa e lúdica.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o propósito de estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a capacidade de relacionar letras aos seus respectivos sons, a compreensão das convenções da língua escrita, a colaboração em trabalhos de grupo e a expressão oral. Deseja-se que, por meio desta experiência, os alunos desenvolvam habilidades de escrita espontânea e ditada de palavras e frases, reconheçam a importância da escrita convencional comparando-a às suas próprias produções e sejam capazes de valorizar e registrar formas de expressão popular integrando oralidade, leitura e escrita.

  • Reconhecer as relações entre fonemas e grafias
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita
  • Comparar a escrita convencional com produções próprias
  • Praticar a oralidade por meio da apresentação de cantigas
  • Trabalhar em equipe para produzir um texto coletivo

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo de cantigas populares, parlendas e trava-línguas, de modo a familiarizar os alunos com estas formas tradicionais de expressão cultural. Além disso, a prática de escrita alfabética e a comparação de produções textuais próprias com o padrão convencional da língua escrita são aspectos cruciais que serão explorados. Este plano de aula busca engajar os alunos tanto na cultura popular quanto na prática reflexiva sobre a língua que falam e escrevem.

  • Cantigas populares
  • Parlendas
  • Trava-línguas
  • Escrita alfabética
  • Comparação de escritas

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será adotada nesta atividade, onde os alunos inicialmente terão acesso ao material em casa, através de vídeos selecionados de cantigas, parlendas e trava-línguas. Esta etapa preparatória exterior ao espaço escolar propicia um primeiro contato com o conteúdo. Posteriormente, em sala, a colaboração e o engajamento ativo dos alunos serão incentivados por meio da formação de grupos para a escolha, escrita colaborativa e apresentação das cantigas. Essa abordagem busca maximizar o tempo em sala de aula para atividades práticas e interativas, fortalecendo o aprendizado ativo.

  • Visualização de vídeos em casa
  • Escolha de uma cantiga em grupo
  • Escrita coletiva da cantiga em cartaz
  • Apresentação da cantiga para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

Ao longo de 19 horas totais, distribuídas em 22.8 aulas de 50 minutos, os alunos participarão tanto da fase preparatória, visualizando os vídeos em casa, quanto das etapas de escrita e apresentação em sala. O cronograma detalhado facilitará a organização do conteúdo e a interação entre as fases de aprendizado.

  • Visualização dos vídeos em casa (3 horas)
  • Formação dos grupos e escolha das cantigas (2 aulas)
  • Elaboração dos cartazes em grupos (6 aulas)
  • Ensaio das apresentações em grupos (5 aulas)
  • Apresentações dos grupos e discussão (4.8 aulas)

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e em grupo dos alunos durante todas as fases da atividade. Será dada ênfase à habilidade de colaboração, ao empenho na escrita alfabética e na expressão oral durante as apresentações. Observações qualitativas sobre o progresso na compreensão da escrita convencional em relação às produções próprias dos alunos também serão consideradas. Essa abordagem de avaliação busca valorizar o processo de aprendizado em todas as suas dimensões, fornecendo feedbacks construtivos que incentivem a continuidade do desenvolvimento das habilidades lingüísticas dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como vídeos de cantigas, parlendas e trava-línguas disponíveis online, papel kraft ou cartolina para a confecção dos cartazes, marcadores de texto de diferentes cores, sistema de som para a apresentação e visualização dos vídeos e, opcionalmente, instrumentos musicais simples, como flautas ou pequenos tambores, para acompanhar as apresentações das cantigas.

  • Vídeos de cantigas, parlendas e trava-línguas
  • Papel kraft ou cartolina
  • Marcadores de texto
  • Sistema de som
  • Instrumentos musicais simples (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo