Carta ao Personagem Favorito

Desenvolvida por: Leandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual

Esta atividade pedagógica convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a mergulharem no universo literário e audiovisual, escolhendo um personagem de livro ou desenho animado de sua preferência para escreverem uma carta. Ao longo deste processo, eles vão refletir sobre o propósito da escrita, considerando aspectos como a organização textual e a escolha de uma linguagem apropriada para o destinatário. Inicialmente, cada aluno criará um rascunho da sua carta, seguindo para um momento colaborativo de releitura e revisão em grupo, com foco na melhoria da clareza, ortografia e coesão, conforme previsto na habilidade EF15LP06 da BNCC. Após a revisão, os alunos terão a oportunidade de ilustrar suas cartas, adicionando um elemento visual à comunicação, atividade alinhada à habilidade EF15LP07. Por fim, as cartas serão compartilhadas em uma roda de leitura, permitindo que todos conheçam os personagens escolhidos pelos colegas e as mensagens a eles destinadas. Esta abordagem não só estimula a prática da escrita criativa e reflexiva, mas também fortalece habilidades de leitura e interação social entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade de planejamento textual e a habilidade de revisão e edição de textos nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Alinhado às habilidades de produção textual da BNCC, pretende-se estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de expressão escrita dos alunos, incentivando-os a considerar diferentes aspectos da comunicação escrita, como o propósito, o público-alvo, a coerência e coesão textual, e adequação vocabular. Ao revisarem suas cartas e as dos colegas, espera-se que os alunos desenvolvam um olhar crítico sobre a escrita, identificando oportunidades de melhoria e aprendendo a valorizar o processo de revisão como parte essencial da produção textual de qualidade.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e reflexiva.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de expressão.
  • Praticar a revisão e edição de textos em um contexto colaborativo.
  • Promover o entendimento da estrutura e organização textual.
  • Incentivar a comunicação efetiva considerando propósito e público-alvo.

Conteúdo Programático

A atividade Carta ao Personagem Favorito engloba a prática da escrita, leitura e revisão textual, contemplando habilidades como o planejamento do texto, revisão colaborativa e ilustração das cartas. Estas práticas permitem aos alunos explorar e aprimorar suas habilidades de comunicação, observando a importância da estrutura, coerência, e coesão textual. Além disso, promove-se a interação social por meio da discussão e compartilhamento de ideias, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

  • Escrita de cartas como gênero textual.
  • Revisão textual colaborativa.
  • Ilustração como recurso de complemento à escrita.
  • Planejamento textual e organização de ideias.
  • Uso de linguagem adequada ao propósito e ao destinatário.

Metodologia

Para a execução desta atividade, será adotada a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', incentivando os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado por meio da prática direta. Iniciará com a escolha de um personagem e o planejamento da carta, seguido pela escrita do rascunho. Posteriormente, os alunos trabalharão em grupos pequenos para a revisão colaborativa das cartas, oferecendo e recebendo feedback construtivo. Finalizará com a ilustração das cartas e sua partilha em uma roda de leitura, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.

  • Escolha do personagem e planejamento da carta.
  • Escrita do rascunho da carta.
  • Revisão colaborativa em grupos pequenos.
  • Ilustração das cartas.
  • Compartilhamento das cartas em roda de leitura.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, ocorrerão a escolha do personagem, o planejamento e a escrita do rascunho da carta. A segunda sessão será destinada à revisão colaborativa, ilustração das cartas e à roda de leitura para compartilhamento.

  • Aula 1: Escolha do personagem, planejamento e escrita do rascunho da carta.
  • Aula 2: Revisão colaborativa, ilustração das cartas e roda de leitura.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, considerando a participação do aluno, a criatividade, o cumprimento das etapas da atividade, desde o planejamento inicial até a versão final da carta. Observar-se-á o desenvolvimento das habilidades de escrita, revisão e ilustração, além da capacidade de trabalhar colaborativamente. Feedbacks serão fornecidos ao longo da atividade para orientar os alunos na melhoria de suas cartas, valorizando o processo de aprendizagem e o progresso individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários papéis A4 para a escrita das cartas, lápis, borrachas, canetas coloridas, lápis de cor e marcadores para a ilustração, além de livros e acesso a conteúdos digitais para pesquisa sobre os personagens. A sala será organizada em grupos pequenos para facilitar a interação e colaboração entre os alunos durante a revisão das cartas.

  • Papel A4
  • Lápis e borracha
  • Canetas coloridas e lápis de cor
  • Marcadores
  • Livros e conteúdos digitais sobre personagens

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo