Esta atividade pedagógica convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a mergulharem no universo literário e audiovisual, escolhendo um personagem de livro ou desenho animado de sua preferência para escreverem uma carta. Ao longo deste processo, eles vão refletir sobre o propósito da escrita, considerando aspectos como a organização textual e a escolha de uma linguagem apropriada para o destinatário. Inicialmente, cada aluno criará um rascunho da sua carta, seguindo para um momento colaborativo de releitura e revisão em grupo, com foco na melhoria da clareza, ortografia e coesão, conforme previsto na habilidade EF15LP06 da BNCC. Após a revisão, os alunos terão a oportunidade de ilustrar suas cartas, adicionando um elemento visual à comunicação, atividade alinhada à habilidade EF15LP07. Por fim, as cartas serão compartilhadas em uma roda de leitura, permitindo que todos conheçam os personagens escolhidos pelos colegas e as mensagens a eles destinadas. Esta abordagem não só estimula a prática da escrita criativa e reflexiva, mas também fortalece habilidades de leitura e interação social entre os alunos.
O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade de planejamento textual e a habilidade de revisão e edição de textos nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Alinhado às habilidades de produção textual da BNCC, pretende-se estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de expressão escrita dos alunos, incentivando-os a considerar diferentes aspectos da comunicação escrita, como o propósito, o público-alvo, a coerência e coesão textual, e adequação vocabular. Ao revisarem suas cartas e as dos colegas, espera-se que os alunos desenvolvam um olhar crítico sobre a escrita, identificando oportunidades de melhoria e aprendendo a valorizar o processo de revisão como parte essencial da produção textual de qualidade.
A atividade Carta ao Personagem Favorito engloba a prática da escrita, leitura e revisão textual, contemplando habilidades como o planejamento do texto, revisão colaborativa e ilustração das cartas. Estas práticas permitem aos alunos explorar e aprimorar suas habilidades de comunicação, observando a importância da estrutura, coerência, e coesão textual. Além disso, promove-se a interação social por meio da discussão e compartilhamento de ideias, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Para a execução desta atividade, será adotada a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', incentivando os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado por meio da prática direta. Iniciará com a escolha de um personagem e o planejamento da carta, seguido pela escrita do rascunho. Posteriormente, os alunos trabalharão em grupos pequenos para a revisão colaborativa das cartas, oferecendo e recebendo feedback construtivo. Finalizará com a ilustração das cartas e sua partilha em uma roda de leitura, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, ocorrerão a escolha do personagem, o planejamento e a escrita do rascunho da carta. A segunda sessão será destinada à revisão colaborativa, ilustração das cartas e à roda de leitura para compartilhamento.
A avaliação desta atividade será processual e formativa, considerando a participação do aluno, a criatividade, o cumprimento das etapas da atividade, desde o planejamento inicial até a versão final da carta. Observar-se-á o desenvolvimento das habilidades de escrita, revisão e ilustração, além da capacidade de trabalhar colaborativamente. Feedbacks serão fornecidos ao longo da atividade para orientar os alunos na melhoria de suas cartas, valorizando o processo de aprendizagem e o progresso individual e coletivo.
Para a realização desta atividade, serão necessários papéis A4 para a escrita das cartas, lápis, borrachas, canetas coloridas, lápis de cor e marcadores para a ilustração, além de livros e acesso a conteúdos digitais para pesquisa sobre os personagens. A sala será organizada em grupos pequenos para facilitar a interação e colaboração entre os alunos durante a revisão das cartas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula