Círculo das Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Leila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Cidadania e expressão pessoal

Neste plano de aula voltado para o 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos serão convidados a participar de uma atividade prática focada no reconhecimento e na valorização das chamadas 'palavras mágicas' em nossa vida cotidiana, como 'por favor', 'obrigado', 'com licença', entre outras. A atividade será iniciada com uma roda de debate, na qual o professor incentivará os alunos a compartilharem palavras mágicas que conheçam ou utilizem rotineiramente. Este momento será crucial para estimular a comunicação e interação entre os alunos. Posteriormente, cada aluno terá a oportunidade de escolher uma dessas palavras, a qual escreverá em um cartão, com a opção de fazê-lo espontaneamente ou através de ditado ao professor, e a ilustrará de forma criativa. Ao final, haverá uma apresentação coletiva, onde cada aluno terá a chance de mostrar seu cartão e explicar o significado e a importância da palavra mágica escolhida, enfatizando a ideia de respeito e gentileza nas relações sociais. Esta atividade promove a prática da escrita autônoma e compartilhada, além de contribuir para o desenvolvimento da expressão oral e da criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar a valorização de palavras positivas e corteses no contexto social e escolar, promovendo assim uma maior consciência sobre a importância da gentileza e respeito nas interações cotidianas. Visa também o desenvolvimento da habilidade de escrita autônoma e da capacidade de expressão oral dos alunos, ao incentivá-los a pensar sobre o significado das palavras e sua aplicação prática no dia a dia. Adicionalmente, a atividade tem como objetivo aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de respeitar as ideias e opiniões diversas, fundamentais para o convívio social harmonioso.

  • Fomentar a valorização das 'palavras mágicas' e seu impacto nas relações sociais.
  • Desenvolver habilidades de escrita autônoma e compartilhada.
  • Estimular a expressão oral e a criatividade na ilustração das palavras.
  • Promover a interação e o respeito mútuo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a importância das interações sociais positivas, enfatizando o uso de palavras mágicas como fundamentais para o convívio harmonioso. A atividade visa desenvolver nos alunos o reconhecimento dessas palavras, não só na teoria, mas na prática cotidiana, através da escrita e da expressão oral. Desta forma, contribui para o letramento inicial, ao mesmo tempo em que trabalha habilidades sociais essenciais.

  • Importância da cortesia e do respeito nas relações sociais
  • Prática da escrita autônoma e compartilhada
  • Expressão oral e ilustração das palavras mágicas

Metodologia

A metodologia utilizada neste plano de aula será a Roda de Debate, visando incentivar a participação ativa dos alunos na discussão sobre as palavras mágicas. Esta abordagem facilita a expressão individual e promove uma atmosfera inclusiva e colaborativa para o aprendizado. Ao longo do processo, o docente atuará como mediador, orientando a discussão e oferecendo suporte na atividade de escrita e ilustração. O uso de materiais coloridos e a liberdade de criação são peças-chave para engajar e motivar os alunos.

  • Roda de Debate
  • Escrita espontânea com suporte do professor
  • Ilustração e apresentação dos cartões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma aula única de 210 minutos, divididos entre a roda de debate inicial, a fase de escrita e ilustração dos cartões e, por fim, as apresentações dos alunos sobre suas palavras escolhidas.

  • Aula 1: Roda de Debate, escrita e ilustração dos cartões, apresentações dos alunos.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade. A ênfase estará no engajamento individual e no esforço aplicado na escrita, ilustração e apresentação dos cartões. Observar-se-á também a habilidade de expressão oral durante a apresentação, assim como a capacidade de escuta ativa e respeito pelas contribuições dos colegas. Será considerado o esforço individual em compreender a importância das palavras mágicas e seu impacto nas relações sociais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel cartão ou cartolina para a confecção dos cartões, lápis de escrever, giz de cera ou canetinhas coloridas para a ilustração, e espaço adequado para a realização da roda de debate. Estes recursos são fundamentais para garantir uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente.

  • Papel cartão ou cartolina
  • Lápis, giz de cera, canetinhas coloridas
  • Espaço para roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo