Construindo Nossa História

Desenvolvida por: Lilian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa visual

A atividade 'Construindo Nossa História' tem como propósito incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão diferentes sequências de imagens. Eles serão desafiados a construir narrativas coletivas com base nessas imagens, determinando a ordem mais lógica e atraente para elas. A interação com as imagens objetiva promover a reflexão sobre a estrutura narrativa, incluindo definição de personagens, enredo, tempo e espaço. A atividade estimula não apenas a prática da oralidade e do trabalho em equipe, mas também introduz os alunos aos conceitos fundamentais de produção de narrativas. O professor atuará como mediador e escriba durante a recontagem das histórias criadas, auxiliando os alunos a consolidarem o seu entendimento sobre composição e elementos de textos narrativos, em um ambiente lúdico e participativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade se propõe a desenvolver nos alunos a habilidade de criar e participar de narrativas coletivas, a partir de estímulos visuais, promovendo a compreensão e aplicação dos elementos básicos de uma história, tais como personagens, enredo, tempo e espaço. Além disso, visa estimular a oralidade, a capacidade de argumentação, a escuta ativa e o respeito pelas ideias dos colegas, fortalecendo a aprendizagem colaborativa. Através da prática de narrar histórias em conjunto, os alunos também terão a oportunidade de observar as convenções da escrita, sob a orientação do professor, contribuindo para a construção de uma base sólida para futuras habilidades de leitura e escrita.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Praticar a oralidade e a escuta ativa.
  • Familiarizar os alunos com os elementos da narrativa.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Observar e discutir escritas convencionais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF01LP25: Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

Conteúdo Programático

Esta atividade está centrada no estudo dos elementos fundamentais das narrativas, utilizando imagens sequenciais como estímulo para a criação de histórias. O conteúdo abordará a estrutura narrativa básica, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço, e como estes elementos são integrados para formar uma história coesiva e interessante. O objetivo é proporcionar aos alunos um entendimento intuitivo e aplicável desses conceitos, preparando-os para futuras atividades de leitura e escrita, bem como para a compreensão e criação de narrativas mais complexas.

  • Elementos da narrativa: personagens, enredo, tempo e espaço.
  • Narrativa visual através de imagens sequenciais.
  • Discernimento da sequência lógica e criativa das imagens.
  • Prática da oralidade e construção coletiva de conhecimentos.
  • Observação de escritas convencionais e discussão sobre elas.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade é fundamentada nas metodologias ativas, especificamente na Atividade Mão-na-massa e na Roda de Debate. As imagens sequenciais funcionarão como ponto de partida para que os alunos, trabalhando em grupo, mergulhem na tarefa de criar histórias, aplicando conceitos aprendidos em sala de aula de uma maneira prática e colaborativa. A roda de debate servirá como momento de reflexão coletiva, onde os grupos compartilharão suas histórias e discutirão as escolhas narrativas feitas, sempre com o auxílio do professor, que facilitará o diálogo e fornecerá feedback construtivo.

  • Divisão da classe em pequenos grupos e distribuição das imagens sequenciais.
  • Discussão em grupo para definir a sequência das imagens e elaborar a história.
  • Recontagem coletiva da história com o professor atuando como escriba.
  • Roda de debate para compartilhamento e discussão das histórias criadas.
  • Reflexão sobre os elementos da narrativa e observações sobre a escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é projetada para ser concluída em duas sessões de 50 minutos. A primeira aula é dedicada à introdução dos conceitos, formação dos grupos, definição e criação das histórias. A segunda aula foca na recontagem das histórias, discussão grupal, reflexão sobre os elementos narrativos observados e considerações finais.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos, criação das histórias.
  • Aula 2: Recontagem das histórias, roda de debate e reflexão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo. Serão considerados tanto o envolvimento individual quanto a contribuição para o trabalho em grupo. A capacidade de argumentação, a criatividade nas narrativas e a compreensão dos elementos da narrativa serão aspectos avaliados. Observações sobre a evolução da oralidade e a participação na roda de debate também serão levadas em conta. Exemplos de contribuições significativas e melhorias observadas ao longo da atividade poderão ser destacados para reforçar aspectos positivos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias imagens sequenciais que servirão de base para a criação das histórias pelos alunos. Outros recursos incluem papel e canetas para anotações e a elaboração de rascunhos das histórias. A sala de aula deverá ser organizada de forma a facilitar o trabalho em grupo e a roda de debate. A utilização de um quadro ou de uma área visível para todos, para anotação das histórias pelo professor-escriba, também se faz necessária.

  • Imagens sequenciais para inspiração das histórias.
  • Papel e canetas para anotações e rascunhos.
  • Configuração da sala de aula para trabalho em grupo e debate.
  • Quadro ou área visível para anotação das histórias recontadas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo