Construtores de Histórias

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação Textual

A atividade 'Construtores de Histórias' incorpora a imaginação e criatividade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental através de uma oficina de criação textual lúdica e participativa. Iniciará com a distribuição de diversas imagens que retratam objetos, animais ou personagens sortidos para cada estudante. A partir desses estímulos visuais, os alunos serão encorajados a tecer pequenas narrativas que integrem os elementos fornecidos. Este exercício tem por objetivo não apenas fomentar a prática da escrita espontânea entre os pequenos mas também incentivá-los a observar e refletir sobre as convenções da escrita de maneira autônoma. Ao compartilharem suas histórias com os colegas, os alunos terão a oportunidade de exercitar a leitura e a oralidade. Este momento também será propício para que observem as diversas maneiras de registrar um texto, identificando semelhanças e diferenças entre suas produções e promovendo, assim, uma rica troca de experiências literárias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade residem em estimular a criatividade, imaginação e habilidade narrativa dos alunos, bem como familiarizá-los com a prática da escrita e da leitura de forma prazerosa e significativa. Visa também desenvolver competências relacionadas à observação, análise e comparação entre diferentes textos produzidos pelos pares, fomentando assim o respeito pelas variadas formas de expressão. Além disso, a atividade pretende encorajar a comunicação e colaboração entre os estudantes, contribuindo para o fortalecimento de suas habilidades sociais e de oralidade.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Praticar a escrita espontânea.
  • Desenvolver habilidades de leitura e oralidade.
  • Promover a análise e a comparação textual.
  • Incentivar a colaboração e o respeito mútuo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Esta oficina aborda a criação textual a partir de imagens, focando no desenvolvimento da escrita criativa e espontânea, observação das convenções da escrita e prática de leitura e oralidade. A articulação desses conteúdos promove um ambiente dinâmico de aprendizado, onde os alunos têm a liberdade de expressar a própria interpretação dos elementos visuais em forma de narrativas, ao mesmo tempo em que praticam e aprimoram sua competência linguística em consonância com os objetivos do currículo escolar.

  • Criação textual através de estímulos visuais
  • Práticas de escrita espontânea
  • Leitura e oralidade
  • Análise e comparação de textos
  • Interação e colaboração em sala de aula

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-Massa, em que os alunos serão protagonistas de seu processo de aprendizado. Após a distribuição de imagens, os pequenos serão incentivados a criar histórias, praticando a escrita mediante um exercício que mistura imaginação e realidade. A socialização das histórias será o ponto alto, pois permitirá aos alunos não apenas praticar a oralidade, mas também observar como diferentes interpretações podem surgir de imagens semelhantes, promovendo um rico diálogo entre teoria e prática.

  • Distribuição de imagens variadas
  • Criação de histórias baseadas nas imagens
  • Compartilhamento e leitura das histórias em sala
  • Discusão coletiva sobre as diferenças e semelhanças entre os textos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 30 minutos cada, distribuídas ao longo de duas horas no total. Nas duas primeiras aulas, os alunos criarão suas histórias. Na terceira aula, eles compartilharão suas narrativas, e na última aula, dedicaremos um momento para discussões, análises comparativas e reflexões sobre o processo.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e distribuição de imagens
  • Aula 2: Criação das histórias pelos alunos
  • Aula 3: Compartilhamento e leitura das histórias
  • Aula 4: Discussão, análise comparativa e reflexões finais

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no envolvimento, criatividade e esforço dos alunos durante o processo de criação e compartilhamento de suas histórias. Encorajaremos a autoavaliação e a avaliação pelos pares, discutindo os aspectos positivos de cada produção e os pontos de melhoria de forma construtiva. Dessa maneira, a avaliação transcende o aspecto quantitativo para abraçar uma dimensão qualitativa, identificando avanços no uso da língua, capacidade criativa e habilidades sociais dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, serão necessários materiais simples e acessíveis. Os recursos incluirão imagens variadas de objetos, animais e personagens, além de papéis, lápis e borrachas para a execução das atividades de escrita. A escolha de recursos visuais atrativos e diversificados é fundamental para estimular a imaginação dos alunos, enquanto os materiais básicos de escritório possibilitam a transcrição das ideias criativas em textos.

  • Imagens variadas (objetos, animais, personagens)
  • Papel sulfite
  • Lápis e borrachas
  • Quadro-negro ou digital para exposição dos trabalhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo